As falhas do "sistema concurso público" III

O que há de errado com o "sistema concurso público" e o que é possível fazer para contornar parte das falhas? Veja o comentário de William Douglas.

O professor e juiz federal (portanto, servidor público), William Douglas, comentou recentemente o nosso artigo que fala sobre as falhas do "sistema concurso público". Lidando com concursos há 35 anos, Douglas nos diz que não concorda com as conclusões da pesquisa do professor da FGV, Fernando Fontainha. Para ele, tais conclusões são errôneas e "demonstram desconhecimento sobre como funcionam os concursos públicos. Dizer que o concurso atrapalha a inclusao social é desconhecer completamente a história de milhares de negros, de pobres, de mulheres, de pessoas que moram longe e de pessoas de 'aparência ruim', que não conseguiam espaço na iniciativa privada e que agora estão trabalhando no serviço público".

O estudo em questão, que tem por título "Processos Seletivos para a Contratação de Servidores Públicos: Brasil, o País dos Concursos" e, de acordo com William Douglas, pesquisou apenas editais de 2001 a 2010 e também realiza uma espécie de revisão da literatura sobre o tema existente nesse período (vários artigos e trabalhos academicos). "O que pude perceber é que, sem desmerecer o trabalho, o método foi equivocado. Faltou conhecer a realidade dos concursos, daí as conclusões completamente equivocadas.

O juiz e consultor de preparações para concursos diz que uma coisa é criticar o concurso para melhorá-lo, outra é dizer que ele produz injustiças. "O concurso não produz injustiças, a não ser as que já existem em toda a sociedade, as injustiças que rotineiramente ocorrem em desfavor dos pobres. O que faltou ao trabalho conhecer e compreender é que são nos concursos públicos que os pobres encontram sua melhor chance de ascensão social".

Deixamos nossos sinceros agradecimentos a William Douglas por sua breve e importante contribuição ao tema.

Sinta-se à vontade, querido leitor, para comentar os artigos desta série, que podem ser lidos aqui:

As falhas do "sistema concurso público" I

As falhas do "sistema concurso público" II

Compartilhe

Comentários

Mais Concursos no Brasil em foco