O "dedo de silicone" e a ética no serviço público

Muita gente ainda pensa e age como se ética fosse uma coisa a ser cobrada para os próximos usarem. O agir ético tem que primeiro partir de nós mesmos.

Toda boa prova de concurso público geralmente levanta questionamentos éticos para reflexão dos candidatos. Atrasos ao serviço, falta de compromisso com o cargo, corrupção passiva, enriquecimento ilítico, uso da máquina pública em benefício próprio, enfim, o rol de assuntos que podem ser explorados pelas bancas é bastante diversificado. Não é para menos: a própria "conjuntura cultural" brasileira dá muito "pano pra manga" nas discussões de cunho ético em qualquer esfera, seja privada ou pública, seja no âmbito pessoal ou no profissional.

Cursos para concursos com valores entre R$ 20 e R$ 89? Acesse a nossa plataforma!

O novo mote que servirá de base para futuras provas de Ética vem desta vez do estado do Paraná, onde o Ministério Público Estadual (MPE) e a Polícia Federal (PF) apreenderam 25 moldes de silicone dos dedos de 14 funcionários da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina. De acordo com a assessoria de comunicação do governo paranaense, os moldes eram usados para bater o ponto de funcionários que não compareciam para trabalhar, para evitar perdas salariais. A prática foi descoberta pela Appa e o MPE foi avisado, culminando numa operação conjunta com a PF, realizada em 21/02/2014 e que gerou as apreensões. 

“Encontramos os moldes no Pátio de Triagem e no setor administrativo operacional. Todos os moldes foram testados e correspondem a 14 funcionários diferentes. No entanto, é possível que haja o envolvimento de mais pessoas”, afirmou o promotor do Ministério Público Estadual, Leonardo Busatto. Além dos 25 “dedos de silicone”, uma moldeira também foi apreendida. O delegado da Polícia Federal disse que vários moldes estavam acondicionados em recipientes próprios e tinham etiquetas, com os nomes dos donos das digitais. 

De acordo com o MPE, há indicativo da prática dos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica e peculato, com penas que vão de 4 a 20 anos, além da possibilidade de responsabilização criminal. No juízo cível, caso se cofirmem os indícios, o MPE ingressará com ação de improbidade administrativa que pode acarretar em multa e perda dos cargos administrativos. 

Esta notícia serve muito bem para ilustrar como é o comportamento distorcido de muitos brasileiros: às vezes certos brasileiros são diligentes até demais quando são convocados para gritar nas ruas ou nas mídias sociais em prol de uma sociedade menos violenta e menos corrupta, que seja profusa de políticos mais compromissados com os reais problemas nacionais, etc,etc. Mas acontece que muitos desses tais simplesmente não dão a mínima quando esta em jogo as suas próprias atitudes imorais.

Ou seja, ainda existe tanto servidor/empregado/funcionário que desconhece por completo quais são as implicações éticas de suas atribuições, que somos levados a concluir que as bancas examinadoras precisam mesmo, e cada vez mais, cobrar Ética na nas provas dos concursos. Infelizmente, a disciplina tem sido cobrada na teoria e muitas vezes vem sendo esquecida na prática.

Precisamos despertar para o fato de que nosso comportamento ético não é uma prova de múltipla escolha, mas sim uma prova bem prática, na qual a escolha precisa ser balizada por valores positivos e - por que não dizer - eternos.

Compartilhe

Comentários

Mais Concursos no Brasil em foco