Aline no país das oportunidades

Os concursos se renovam a cada ano, mas muitas receitas de sucesso não fogem à regra.

Tão logo foi divulgada a lista final do INSS tomamos conhecimento do desfecho feliz que uma vida disciplinada proporciona a uma concurseira assumida. Ela se chama Aline Zocchio, tem 35 anos de idade e, antes de tudo, é uma forte mulher. O nome certamente você vai esquecer nos próximos dias, mas o testemunho não.

Aprovada

A história de Aline é paradoxal e maravilhosa: dá um banho de água fria nos candidatos preguiçosos e proteladores e incrementa ainda mais a rotina de muitos concursandos e concurseiros de todo o país, que neste exato momento estão com visão de águia investindo recursos materiais, "temporais" e intelectuais para ingressar na carreira pública. Vale a pena extrairmos um pouco daquilo que se sobressai no breve depoimento de Aline, pós-aprovação.

1.    Você está disposto a pagar o preço?

Uma das constatações mais interessantes de início foi que, já sabendo da aprovação e ainda emocionadíssima, Aline Zocchio resumiu bem a diferença entre o preço pregresso já pago até ali (continuará pagando, claro) e o "preço" de ter visto seu nome na lista. Simplesmente, ela disse que sentiu uma sensação que não teve preço. Afinal de contas, como você se sentiria sendo uma das duas pessoas habilitadas para o cargo de Técnico do Seguro Social da agência de sua preferência, desbancando mais de 4.700 concorrentes? No mínimo, diria: "valeu a pena esperar, valeu a pena confiar e parte da minha vida dedicar a isso".

2.    As receitas do sucesso não fogem à regra.

A aprovação de Aline não fugiu à regra: foi resultado de uma combinação saudável de fatores, entre os quais:

- As horas de estudo: no caso da Aline, as cerca de seis horas de estudo por dia, aliás, por noite!

- A separação de "um tempo para chamar de seu": não abnegar o lazer, o prazer, a convivência familiar, o relacionamento amoroso/afetivo, a mãe, o pai, os irmãos, aquele seu amigo ou amiga, a reflexão religiosa, etc. Porque é fato que ninguém precisa se alhear do mundo para ser aprovado em um concurso.

Apostilas com conteúdos específicos para todos os concursos públicos:

- A busca por estímulos e a renovação do ânimo: Aline teve um querido animal de estimação ao seu lado naquelas horas de preparação. Qual o seu aliado - ou "companheiro de estudos" - nessas horas? Não me diga que foi somente uma grande xícara de café forte porque não vou acreditar...

3.    Você foi aprovadíssimo, está muito feliz, mas isso nem sempre quer dizer que sua meta foi atingida.

A concurseira foi bastante realista ao ressaltar que seu objetivo primordial não é ser Técnica do Seguro Social, nem necessariamente continuar a ser uma servidora da Caixa. Ela não pretende descansar enquanto não for integrada ao quadro dos auditores da Receita Federal do Brasil, por meio de uma boa classificação. Para tanto, vem estudando desde 2007, já tendo participado de certames do órgão nesse ínterim, mas ainda sem lograr a tão sonhada aprovação.

Você não leu outro número, eu disse "desde 2007"! Se uns estudam por somente seis meses, dedicando oito a dez horas por dia e conseguem ser aprovados para um Banco do Brasil, uma Polícia Federal ou uma Petrobras, alguém duvida de que essa jovem de 35 anos obterá o sucesso esperado?

Um abraço e feliz concurso novo!

Comentários

  1. Lúcia De Fatima Gomes Lins disse:

    Valeu Aline ! voçê é um exemplo de pessoa perseverante e que acredita no seu potencial , eu também alimento este desejo dentro de mim de fazer parte do corpo de funcionários públicos , tenho 43 anos e uma força enorme para que a qualquer momento isso também possa acontecer na minha vida e na de muitos brasileiros que sonham com esta possibilidade, parabéns !

    Responder
    • Valdenice disse:

      Concordo com você Lúcia e fico feliz em ver alguém com minha idade e também muita determinação, disciplina e força de vontade...Não me sinto mais sozinha nessa jornada. Valeu!

      Responder
  2. Anderson Amorim disse:

    PARABÉNS ALINE!!!!

    TAMBÉM PASSEI A UM TEMPO ATRÁS PARA JUIZ.
    PARA VARIAR, TINHA QUE TRABALHAR DE SEGUNDA A SÁBADO E DEDICAR O MÁXIMO DE ESTUDO NAS HORAS VAGAS.
    NUNCA FUI UM NERD E MUITO MENOS SORTUDO COM CHUTES, MAS QUEM QUER CHEGA!!!!

    FELIDADES E SORTE NESTA LINDA CAMINHADA!!!!

    Responder
    • Luc disse:

      Nossa, você passou para juiz? Só se não teve prova de português! Doutor, escreva corretamente, por gentileza. Ou revise seus textos antes de publicá-los, ok? Abraço.

      Responder
  3. Luiza disse:

    PARABENSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    Responder
  4. Denise disse:

    É, entrei nesta vida em maio do ano passado, ainda não consegui o que tanto almejo, mas me classifiquei em alguns e já estou trabalhando em um. Não é lá aquelas coisas, mas é alguma coisa. Para os cargos melhores e com melhores salários, o melhor que consegui foi me classificar apenas, a maioria nem isto ainda consegui, mas não vou desistir.

    Responder
  5. Sebastiao Soares De Oliveira disse:

    Estudar sempre é a melhor opçao para quem quer passar em concurso tive o prazer de passar no inss 2012 estou estudando sempre isso sem duvida é o grande diferencial sou servidor do ifma mais assim .como nossa amiga Aline busco sempre melhorar.

    Responder
  6. Socorro disse:

    Parabéns Aline, eu também estou com este objetivo e sei que um dia terei felicidade essa a qual você está vivendo.

    Responder
  7. Domingos Bezerra Filho disse:

    Parabés a você, Aline, pelo esforço e dedicação. Parabés também aos outros que lograram êxito. E força para quem luta por uma vaga ao sol.
    Sou defensor ferrenho do concurso público e acho que deveríamos fazer uma campanha nacional em prol de sua permanente realização.
    Mesmo com 50 e poucos anos pretendo me submeter a um concurso cujo órgão me possibilite segurança trabalhista e financeira e a contribuição para melhorar os serviços públicos do meu País.
    Desesperar, jamais! Aprendemos muito nesses anos, diz o poeta.
    Sucesso a todos e a todas.

    Responder
    • Vera Marques disse:

      É meu amigo....tbm passei da fase juvenil, mas ainda corro atrás, pois vislumbro meu lugar ao sol.

      Responder
  8. Marlete Scamparini disse:

    PARABENS ALINE..........
    ESTOU MUITO EMOCIONDA COM SEU DEPOIMENTO ME IDENTIFIQUEI COM VC EU SOU UMA CONCURSEIRA E NAUM DESISTO NUNCA PARA O INSS E A PRIMEIRA VEZ QUE PRESTO CONCURSO MAS MEU OBJETIVO E CONTINUAR NA BATALHA NO PROXIMO CONCURSO DE TECNICO DO INSS TENHO FE EM DEUS E NO MEUS ESFORÇOS QUE VOU CONSEGUIR

    Responder
  9. Rodolfo Reis Santos disse:

    Parabéns Aline, que DEUS te abençoe e ilumine seu caminho, que você consiga, sempre o que desejar. Também estudo pra concursos, sei como é difícil, pois trabalho em uma empresa de mineração em três horários diferentes, por isso não consigo me dedicar ao máximo nos estudos, mas tenho certeza que com ajuda de Deus nosso senhor eu irei conseguir, assim como você conseguiu.

    Responder
  10. Domingos Bezerra Filho disse:

    Parabés a você, Aline, pelo esforço e dedicação. Parabés também aos outros que lograram êxito. E força para quem luta por uma vaga ao sol.
    Sou defensor ferrenho do concurso público e acho que deveríamos fazer uma campanha nacional em prol de sua permanente realização.
    Mesmo com 50 e poucos anos pretendo me submeter a um concurso cujo órgão me possibilite segurança trabalhista e financeira e a contribuição para melhorar os serviços públicos do meu País.
    Desesperar, jamais! Aprendemos muito nesses anos, diz o poeta.
    Sucesso a todos e a todas.

    Responder
  11. Welber disse:

    Parabéns Aline, todos consegue basta se dedicar, pois o sucesso não cai do céu, mais sim pelos seus esforços.

    Responder
  12. Celeodiva disse:

    Parabéns Aline, pela sua dedicação e que seja de exemplo para muitos Brasileiros.

    Responder
  13. Marilene Tres disse:

    Olá
    Parabéns a todos que se esforçam assim como Aline... Sem sombra de dúvidas, são pessoas assim que fazem a diferença. Também almejo alcançar o meu objetivo, com muita disciplina e dedicação eu chego lá... Parabéns Aline e demais concurseiros..

    Responder
  14. Jackson disse:

    vc esta de parabéns, Aline uma grande mulher e uma grande concurseira.. vai sim chegar onde vc deseja na Receita... vou seguir teu exemplo, lendo sobre a perseverança de aline meu deu animo pra estudar mais, estou mto acomodado.. mais aline como diz no texto me jogou um balde de água fria... e me despertou um gigante adormecido e agora eu vou estudar....!!

    Responder
  15. Maria Borges Machado disse:

    PARABÉNS...VOCÊ REALMENTE É UMA GRANDE BATALHADORA E MERECE UM UNIVERSO DE OPORTUNIDADES E VAI ALCANÇAR "O SEU OBJETIVO".

    Responder
  16. Cristiane disse:

    Parabéns Aline,você merece porque estudou para isso. Que Deus te ilumine nesta nova caminhada.

    Responder
  17. Mauricio Da Silva disse:

    Parabéns Aline.
    Seu esforço e perseverança foram recompensado. Deus te abençoe.

    Responder
  18. Fanoel disse:

    Parabens Aline. Sucesso, progresso e não se esqueça de agradecer ao Senhor teu Deus que ti deu todas qualidades (saude, amparo de amigos, familiares, o próprio ânimo-alma... enfim). Com certeza, em breve verei novos comentários parabernizando-a pelo exito como auditora da RFB. Muita Luz.

    Responder
  19. Valéria disse:

    Obrigada pelo seu testemunho Aline. Não foi fácil para vc conquistar, mas valeu perseverar! Isto serve de exemplo para mim que já prestei mais de 5 concursos e até o momento não passei em nenhum deles. Mas não vou desistir!!

    Responder

Mais Dicas