A combinação ideal para a aprovação

Se pudéssemos formular uma lista contendo itens importantes que podem nos levar à aprovação, quais os que não poderiam ficar de fora?

Para muitos, o fator essencial que pode garantir uma aprovação é o tempo de estudo. Para outros, a disciplina, a bagagem intelectual, o relaxamento, o domínio dos "macetes", o equilíbrio emocional, o investimento, ou a visão de longo prazo, entre outros. Se fôssemos dar espaço aqui para cada leitor considerar o fator que mais o ajudou a passar (e daremos este espaço, sim!) perceberíamos que muitos deles percorreram caminhos que, talvez aos nossos olhos, poderão parecer estranhos. Mas são igualmente válidos todos os recursos que utilizamos, desde que produzam os efeitos esperados, claro.

Cursos para concursos com valores entre R$ 20 e R$ 89? Acesse a nossa plataforma!

Para Alex Viégas e Fabrício Bittencourt, por exemplo, o tempo e a busca de ajuda (principalmente no início da caminhada) são fatores importantes, mas é preciso também deixar claro que não existe uma escala de valores pré-definida a respeito desse assunto. Assim, independente de qual seja a sua lista pessoal de itens que contribuíram ou vêm contribuindo para a aprovação, reforcemos o valor das seguintes estratégias:

- A compreensão do funcionamento da mente humana, no que se refira ao aprendizado. Por exemplo, saber dar o tempo necessário para o crescimento da nossa rede de neurônios, é algo bastante benéfico, ajudando inclusive a exercitarmos a paciência;

- A aplicação de um método de estudo, pois isso pode criar atalhos mentais. Além do mais, um bom método estudo (seja ele famoso ou anônimo) funciona também como uma motivação a mais para prosseguirmos na maratona;

- A disciplina, que, por sinal, é fundamental em qualquer coisa que se queira nessa vida. O preparo prévio para muita gente não chega a ser tão importante, se não houver disciplina durante a sua realização;

- A visão de longo prazo. A grande vitória não vem tão rápido, é preciso compreender que estudar sério é um processo de transformação interior e exterior, tudo muda ao nosso redor e dentro de nós também.

- O investimento é necessário. Comprar livros e frequentar cursinhos na medida de suas possibilidades, é uma boa estratégia, que se coaduna com as estratégias já mencionadas; hoje em dia, com a internet, em parte ficou mais fácil adotar essa estratégia, pela possibilidade que temos de estudar diretamente pelos sites especializados, e com a farta troca de informações entre os concurseiros. Entre outros benefícios, esse intercâmbio alivia a tensão e/ou o relativo "medo" de enfrentar provas de concursos/vestibulares extremamente concorridos.

- O equilíbrio emocional é fundamental. Embora seja difícil atingi-lo, por parte de quem está nessa guerra, esse equilíbrio precisa ser buscado com afinco. É fundamental buscar na família um apoio tanto logístico quanto sentimental. Muitas vezes um simples abraço pode significar um voto de confiança, somos humanos, não máquinas. Ter um dia de descanso para compartilhar a vida com as pessoas próximas alimenta a mente e o espírito, precisamos de quem nos quer bem, assim como estas pessoas também precisam de nós, é um círculo virtuoso.

E você, concurseiro, quais as estratégias que adotou no seu percurso?

[email protected]

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas