Concurso Caixa 2012: ainda é hora de preparação

Não estranhe, pois muitos concurseiros começarão a estudar a partir de agora para este certame. Então, ganhe tempo e aproveite essas dicas.

Como você tem acompanhando no site Concursos no Brasil, enfim saiu o tão esperado edital para concurso público nacional da Caixa Econômica Federal, destinado à formação de reservas no cargo de Técnico Bancário Novo (nível médio) e em algumas áreas da carreira profissional (nível superior). Por ser um concurso para formação de cadastro de reservas, infelizmente, muitos concurseiros ainda não o reconhecem como deveria, supondo que por se tratar de formação de quadro reserva as chances de uma convocação são mínimas.

Ledo engano. Basta acompanhar dados recentes dos próprios concursos do banco estatal: de fato, são concursos públicos que costumam ser para formação de cadastro de reserva, tendo a vigência de um ano, prorrogável por mais um. Entretanto, diante do anúncio recente de que em 2012 serão abertas 500 novas agências e credenciados outros 1.000 agentes lotéricos, alguém duvida de que não sejam reais as chances de os bem classificados serem convocados logo?

Antes das dicas de hoje, que serão dedicadas aos que pretendam concorrer a uma das vagas do cargo de Técnico Bancário Novo, vejamos alguns detalhes das provas deste concurso:

Primeiramente, é preciso lembrar que os "retardatários" terão efetivamente pouco tempo, pois as provas objetivas e de redação, com duração de apenas quatro horas, já estão agendadas para o dia 22 de abril de 2012. Portanto, daqui a pouco mais de dois meses, considerando a data deste artigo.
Os conteúdos programáticos disponíveis no Edital são basicamente os mesmos já vislumbrados em concursos similares da Caixa, guardadas, claro, as devidas peculiaridades avaliativas de cada organizadora. Assim, os candidatos terão que responder a questões objetivas relacionadas a conhecimentos básicos (Língua Portuguesa, Matemática, Atualidades, Ética, Atendimento, História e Estatuto da Caixa e Legislação) e conhecimentos específicos (Conhecimentos Bancários I ou II e Noções de Informática ou Tecnologia da Informação, dependendo do polo optado). A nossa segunda dica, inclusive, será simplesmente uma sugestão de organização desses conteúdos, para estudos diários.

Por fim, os candidatos devem ficar atentos também a uma ressalva do próprio edital, que diz respeito ao uso da nova ortografia nas redações: "em atendimento ao que está estabelecido no Decreto nº 6.583, de 29 de setembro de 2008, serão aceitas como corretas, até 31 de dezembro de 2012, ambas as ortografias, isto é, a forma de grafar e de acentuar as palavras vigentes até 31 de dezembro de 2008 e a que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009". De qualquer forma, ainda que exista legalmente essa opção de redação do texto em uma das duas normas ainda vigentes, você não prefere aproveitar a oportunidade para estudar mais sobre o Novo Acordo Ortográfico e elaborar seu texto com base nele?

Dito isto, vamos às dicas de hoje, dedicadas tanto aos poucos que até aqui se mantiveram incrédulos quanto às chances reais de um sucesso neste certame quanto aos demais que acreditam em seu potencial, mesmo tendo pouco tempo para o preparo. Então, o edital está publicado, as inscrições se iniciam no próximo dia 27 e é chegado o momento de despertar, aproveitando bem tempo que temos antes da realização das provas. As duas dicas testadas que se seguem são bem simples, mas muita gente que as utiliza, autodidatas ou não, afirma que funcionam (inclusive este blogueiro que vos escreve!):

  1. Elabore calendários escritos:

marco

abril

Muitas vezes, os concurseiros perdem muito tempo com o que consideram "relevante" em uma seleção (o volume de matérias a dar conta aleatoriamente, a bateria de simulados, o foco apenas no conteúdo dos cursinhos etc), mas desprezam certos detalhes organizacionais mínimos, que favorecem - e muito - a manutenção da nossa disciplina. Por isso, antes de se debruçar sobre os livros, é necessário traçar projetos, metas, ainda que em curto ou médio prazos, como é o caso dos estudos para o concurso da CAIXA 2012 a partir de agora. E não se inventou ainda nada melhor do que escrever esses projetos, seja no papel, no desktop, no tablet ou até no smartphone (isso fica ao critério de cada um). O que é necessário fazer após traçar esses objetivos é cumpri-los, consultando diariamente o que se escreveu e fazendo revisões operacionais. As duas imagens de calendários acima (propositalmente, escolhemos os dos meses de março e abril deste ano) foram extraídas do site http://www.printable2012calendars.com/, mas as opções de calendários desse formato são muitas na internet. A facilidade deste calendário é possuir um espaço em branco, que pode ser ampliado no editor de textos e depois impresso para consulta permanente. Por exemplo: você pode traçar um cronograma de estudos, estabelecendo um horário de cada dia, de segunda a sexta, para estudar determinadas disciplinas (duas por dia, acreditamos que está razoável), reservando o sábado e o domingo para estudos livres ou mesmo para não estudar por completo. Assim, pode-se excluir o domingo e o sábado do calendário e ampliar os espaços dos demais dias, para que possam ser tomadas notas adicionais (lembretes, divisão do tempo, adendos). É humanamente possível que em determinado dia da semana você não tenha encontrado tempo para estudar uma matéria escalonada, mas caberá a você ter o cuidado de "realoca-la" para o dia seguinte e assim por diante.

  1. Elabore o seu cronograma de estudos até o dia das provas

De posse do calendário, antes de começar os estudos, vai ser preciso por no papel a quantidade de disciplinas a serem estudadas por dia e os horários em que você terá disponibilidade para esses estudos metódicos. Outro detalhe importante é estar de posse do material bibliográfico a ser utilizado e aqui, além dos recursos da web, poderíamos indicar a compra de livros, acesso a cursos ou até mesmo uma solução relativamente barata, que é comprar um desses "módulos" de banca de revista. É imprescindível deixar claro que tais "módulos" nunca devem ser usados como "moleta" de estudos, ou seja, eles não podem ser a única fonte de informação, pois, no máximo, poderá lhe dar um "norte" nos estudos, na medida em que proporciona uma certa divisão das áreas de conhecimento exigidas por um concurso.

Você poderia objetar: eu posso sentar no meu computador e ir estudando pela internet, baixando o que necessito, respondendo provas anteriores, pesquisando sites com conteúdo gratuito ou pago, entre outros. Mas será o suficiente? Consideramos que não, pois você estaria incorrendo no mesmo erro de utilizar o conteúdo web como "moleta". No entanto, reconhecemos que existem bons serviços pagos que proporcionam uma boa qualificação para as provas, da mesma forma que existem diversos sites que oferecem livremente bons conteúdos. O importante, ao final, é equilibrar as fontes e nunca partir para os extremos. Alguém disse certa vez uma máxima que merece ficar em nossa memória de concurseiro e de ser humano intelectualmente pensante: "o homem de um livro só deve ser temido"...

Tomando por base os conteúdos das provas do Concurso Caixa 2012 para Técnico Bancário Novo, segue uma sugestão simples de organização dos estudos, levando em conta o final do mês de fevereiro (a partir da segunda 28), março inteiro e parte do mês de abril (até dois dias antes da data prevista para as provas). "Eliminamos" os sábados e domingos do calendário, pois seriam os dias que poderiam ser utilizados para revisões livres, ou o estudo de áreas de "alcance geral", como Atualidades, ou mesmo para algum tipo de lazer (com moderações), já que isso também faz parte da sua preparação.

Assim, o cronograma de estudos modelo seria o seguinte:

  • De segunda a sexta feira, a partir de 28 de fevereiro de 2012, com final previsto para o dia 20 de abril de 2012, que também é uma sexta-feira.
  • Horário dedicado aos estudos, rigorosamente: todos os dias, das 19 à meia noite (00 h), o que equivaleria a um total de 5 horas diárias de estudos. Consideraria um intervalo para "descanso" de 15 a 20 minutos.
  • Conteúdos para cada dia (reservar em todos os dias de 30 minutos a uma hora para resolução de questões da disciplinas estudadas):
  1. Segunda:

Língua Portuguesa (revisões de Gramática, leitura e interpretação de Textos) e Redação (Leituras e desenvolvimento de pelo menos um tema por dia de estudo)

  1. Terça:

Matémática e Ética

  1. Quarta:

Atualidades e Atendimento

  1. Quinta:

História e Estatuto da Caixa e Conhecimentos bancários (I ou II, dependendo da opção do candidato por polo)

  1. Sexta:

Legislação específica e Noções de Informática / Tecnologia da Informação (estas últimas dependem do polo optado, mas o ideal é que sejam estudadas no momento em que o candidato estiver utilizando o computador).

Lembramos que tais sugestões não estão fechadas, pois cada concurseiro tem um ritmo próprio, com mais ou menos tempo para os estudos. Além disso, embora nos reportemos ao concurso para Técnico Bancário Novo, estas orientações podem ser facilmente adaptáveis para os que irão concorrer aos cargos da carreira profissional da Caixa (nível superior).

Tópico: Caixa Econômica Federal

Comentários

  1. Roseane disse:

    muito boa essa sua idéia de estudos pois tava sem ter como começar a estudar, mas agora com essas dicas ficou maravilhoso!
    obrigada.

    Responder
    • Mauricio Jose disse:

      Muito obrigado pelas dicas, ja vou estudar pelo cronograma!

      Responder
  2. Gláucia disse:

    Muito obrigada pelas dicas, gostei muito, me deu um norte para começar a estudar, valeu!!

    Responder
  3. Neidiane disse:

    Gostei muito das dicas, estava um pouco perdida em relação a que estudar , como estudar . Mas agora com essas dicas complementaraes, consegui me organizar! Obrigada

    Responder
    • Eunice Rosa disse:

      gostei muinto desta dica, faz tempo que não estudo, agora sim vou me didicar como posso okkk...

      Responder
  4. Leonan disse:

    muito bom!

    Responder
  5. Oberdan disse:

    Tracei mu cronograma ontem sem nenhuma ajuda, mais como o blogueiro tem mais experiencia, resolvi segui-lo. Unica pena que eu não tenho 5 horas de estudo por dia somente 3 mais compensei estudando também aos sábados e domingos. Obrigado, Boa sorte a todos.

    Responder
  6. Leonardo disse:

    E quem já faz cursinho, como eu. Faço das 19h as 22:30. Estou chegando em casa por volta de 22:45, as 23:30 eu recomeço a estudar, ou melhor, reviso a matéria dada na aula ate as 01:30, repassando a limpo o conteúdo e relendo novamente, será que é válido? Ou se não, a cada dia da semana, estudo uma matéria diferente. Meus finais de semana, estou tirando para resolução de exercícios e provas. Será que estou no caminho correto.

    Grande abraço!

    Responder
    • Tiago disse:

      Leonardo concorde que você esta no caminho certo, onde você mora, e em que instituição você esta fazendo cursinho? Eu moro em São Paulo Zona Sul! Se você também mora eu São Paulo? Por gentileza indica uma boa instituição de cursinho preparatório para concurso publico. Esta dica postada e ótima só falta conteúdo pra mi estudar.
      Abraços

      Responder
  7. Eliane disse:

    dicas ótimas. me ajudarão bastante. obrigada.

    Responder
  8. Denise disse:

    Excelentes dicas, vou segui-las a risca...Obrigada! Agora é só estudar.

    Responder
  9. Andria disse:

    ÒTIMO!!! OBRIGADA!

    Responder
  10. Marcia disse:

    excelente ideia,estas dicas objetivas,evita perder tempo,obrigado.

    Responder
  11. Jesuína disse:

    Obrigada pela dica, estava pensando em fazer um cursinho, mas devido ao meu trabalho fica complicado, então vou seguir seu cronograma e estudar em casa. Valeu!!

    Responder
  12. Jacimara disse:

    Dicas maravilhosas, obrigada!

    Responder
  13. Alexandra disse:

    Muito boa dica. Seguirei.

    Responder
  14. Carina disse:

    Oie...Adorei a dica,mas não consegui pegar o calendário no site..alugém conseguiu..me manda um dica.
    Abraços
    Boa Sorte !!

    Responder
  15. Carina disse:

    JA CONSEGUI.......OBRIGADAAAA

    Responder
  16. Solange disse:

    Adorei as dicas, estava um pouco perdida, agora me encontrei. Muito Obrigada!

    Responder
  17. Thais Andréa disse:

    Muito obrigada!!! Aqui encontrei dicas excelentes e muito valiosas. Espero conseguir segui-las pois estava sem ter por onde começar.
    valeu ..boa sorte a todos

    Responder
  18. Chagas disse:

    MUITO BOA ESSAS DICAS, MUITO OBRIGADO.

    Responder
  19. Eliane disse:

    ADOREI AS DICAS VOU COMEÇAR AGORA MESMO,VALEU,TEMOS QUE QUERER O MELHOR PRA NOS,BOA TARDE!!!ACHEI O NUMERO DE VAGAS,GRATA!!!

    Responder
  20. Indiana disse:

    Gostei muito das dicas. Valeu!

    Responder
    • Elaine Menezes De Jesus Silva disse:

      gostei muito dessas dicas , é tudo que precisamos para conseguir , uma profissão melhor obrigada!!...

      Responder
  21. França disse:

    Gostei muito das dicas, e com certeza vou seguir.

    Responder
  22. Carolyne disse:

    obg pela diga muito boa.^^
    gente gostaria que se alguem se interessar adc no msn pois gostaria de compartilhar algumas duvidas sobre determinados assuntos e fazer novos amigos interessados em prestar concursos
    CAROLYNE.0015@HOTMAIL.COM

    Responder
  23. Adriano disse:

    Muito boa sua dica, vou estudar só pela net mesmo ja consegui bons videos sobre muitas materias, acho que da pra fazer algo, estou em busca de novos materiais, quem puder me ajudar me add ai dodo.loki@hotmail.com, boa sorte a todos . . .

    Responder
  24. Cláudia disse:

    Ótima dica valeu....
    Você tem alguma dica de qual livro posso comprar para estudar, com uma linguagem fácil.
    Obrigada

    Responder
    • Alberto disse:

      Olá Cláudia, no próprio site Concursos no Brasil você encontra indicações de material didático para começar os seus estudos para este concurso. Dê uma conferida, por exemplo, neste link http://www.apostilasopcao.com.br/apostilas/737/caixa-economica-federal/tecnico-bancario-novo.php?afiliado=430, mas há outros tão bons quanto.

      Responder
  25. Isabel Gonçalves disse:

    MUITO boa essas dicas sao fundamentais para quem esta começando a se preparar para concursos miuto obrigada VALEU!!!!

    Responder
  26. Rodolfo disse:

    Muito bom essas dicas, só que trabalho de turno, por isso não poderei estudar das 19:00 às 00:00hs, mas estudarei outro horário, vai ficar muito cansativo, mas com f´em DEUS, conseguirei, obrigado pelas dicas.

    Responder
  27. Márcio Torre disse:

    Muito legal, isso é de grande ajuda,
    o meu cronograma eu fiz um pouco diferente, como meu conhecimento em conhecimento bancário é pouco eu resolvi estuda-lo todo dia juntamente com outra disciplina alternando.

    Responder
  28. Jailson disse:

    São muito boas as dicas, agora tenho um Norte a seguir, já que mim encontrava meio que desorganizado.

    Responder
  29. Marcos Souza disse:

    Muito boa essas dicas, eu já comprei a apostila da caixa pra começar a estudar. Obrigado pelas dicas de como estudar passo a passo.
    valeu!!!

    Responder
  30. Jessica disse:

    essas dicas são ótimas...seguirei todas.

    Responder
  31. Paulo disse:

    PARABÉNS PELAS DICAS.

    PENA QUE FIZ O ÚLTIMO CONCURSO, PASSEI EM UMA BOA CLASSIFICAÇÃO E ATÉ AGORA NADA!!!!
    TODO DIA SAI INFORMAÇÕES NOS JORNAIS QUE VÃO ABRIR VARIAS AGÈNCIAS QUE O BANCO ESTÁ PRECISANDO E NÃO ACONTECE NADA.
    O PIOR É QUE QUANDO VC VISITA UMA AGÈNCIA, VC PERCEBE QUE FALTA FUNCIONÁRIOS.
    UMA PENA...

    Responder
  32. Fiama disse:

    Muito bom ...obrigada ajudou muito mesmo...bjoo

    Responder
  33. Davidson disse:

    Amigo,valeu mesmo as dicas sobre cronogramas,organização de estudos show de bola,muito obrigado;Parabéns.

    Responder
  34. Felipe disse:

    Boa dica, agora posso me organizar para o concurso então pouco tempo. Obrigado!

    Responder
  35. Anizio Neto disse:

    Ótima dica vou procurar seguir!!!

    Responder
  36. Quesia disse:

    Legal as dicas!

    Responder
  37. Elis Regina disse:

    Maravilha!! Este entrosamento com a mídia, estas dicas tem uma grande importancia para quem está antenado com a informação.

    Responder
  38. Mariana Rodrigues disse:

    Nossa... muito obrigada pelas dicas, estava perdida qto à divisão das matérias para estudo. Muito bom este artigo!

    Responder
  39. Bastos disse:

    boa a ideia de dar dicas de como estudar para concursos que nao so é concursos da caixa mas o geral.

    Responder
  40. Eliene disse:

    Adorei as suas dicas, continuarei me esforçando do meu jeito e também utilizando as suas dicas. Valeu!!

    Responder
  41. Veracruz Ramalho Saldanha disse:

    Gostei muito das dicas. Bem elaborado esse cronograma, assim fica mais fácil estudar. Obrigada pela dica!

    Responder
  42. Ana Lúcia disse:

    Ótimas dicas, ficará mais fácil estudar para essa prova. Obrigado!

    Responder
  43. Beatriz Cardoso disse:

    Amei as dicas,vou seguir-lás.Obrigada!

    Responder
  44. Altamir Thomaz disse:

    Valeu!!! Estava precisando muito de uma dica como esta esclarece muitas maneiras de estudo nos colocando entre os concurseiros e elevando ainda mais o nosso nivel.obrigado

    Responder
  45. Alba C. Santos disse:

    Puxa! Vocês são demais. Objetivos e realitas.

    Sou uma "retardatária", mas vou para o páreo.

    Muito obrigada.

    Alba

    Responder
  46. Gabriele disse:

    Nossaa dicas otimas,ja estou me preparando a um tempo, com essas dicas fica melhor ainda. vamos em frente.
    eu passo nesso concurso ou nao me chamo GABRIELE :)

    Responder
  47. Sirlei Almeida disse:

    muito obrigada pelas dicas vou me organizar

    Responder
  48. Clenia Porcinio disse:

    parabens. amei a dica pra estudos assim fica bem mas facil. com fe em JESUS e MARIA, consigo passar no concurso. um grande abraço.

    Responder
  49. Dionice disse:

    eu estava sem saber como começar,mas essas dicas são d+... adorei..valeu

    Responder
  50. Luis Antonio disse:

    No Instituto Federal de Educação e Tecnologia coordenadores de cursos dão a mesma dica , e tomando como lei o horário certo para estudar, conseguir passar em vários vestibulares, e alguns concursos,....a DICA É VALIOSA.

    Responder
  51. Martinho disse:

    MUITO boa essas dicas sao fundamentais para quem esta começando a se preparar para concursos miuto obrigada VALEU!!!!

    Responder
  52. Leandro disse:

    É PRECISO TER CURSO TECNICO PRA FAZER A PROVA, DA CAIXA ?

    Responder
  53. Leidyane disse:

    EXCELENTES DICAS, VOU SEGUI-LAS COM CERTEZA.vALEU MUITO.

    Responder
  54. Célio disse:

    valeu as dicas...agora so estudar pra valer..abraços

    Responder
  55. Diego Alves disse:

    Muito boas as dicas agora vou correr contra o tempo para estudar..

    Responder
  56. Maria Jose Alves disse:

    Gostei dessa dica achei interessante,acho que teremos bons resultados!!! muito obrigado!

    Responder
  57. Leila disse:

    ADOREI ESSA IDEIA, ACHO UMA BOA...
    FUI!!!

    Responder
  58. Steffany Brunes disse:

    como eu posso participar desse concurso da caixa?tennho q fazer alguma inscriçao ?ou coisa do tipo?por favor me ajude!!!

    Responder
  59. Sabrina disse:

    precisa ter algum curso complementar ou apenas ensino médio???para a vaga de técnico bancário

    Responder
    • Steffany disse:

      É PRECISO TER CURSO TECNICO PRA FAZER A PROVA, DA CAIXA ?

      Responder
  60. Carlos disse:

    não consigo mim escrever no concurso da caixa mim uma dica um inrtução para si escrevar

    Responder
  61. Francirene disse:

    ótimo!!

    Responder
  62. Isabella disse:

    Não to conseguindo me escrever no sistema!..me mandem o Site poor favor!

    Responder
  63. Gleice disse:

    Adorei a dica.
    Estou estudando dois dias um capítulo do meu livro de Tecnico Bancario, q é ótimo !!!

    Responder
  64. Roselaine disse:

    NÃO CONSIGO ME ESCREVER ME AJUDA COMO EU FAÇO

    Responder
  65. Marlucia disse:

    gostaria de saber o numero de vagas.

    Responder
  66. Nina disse:

    graças a sua dica vou saber como começar estudar. OBRIGADO

    Responder
  67. Shirley Farias disse:

    muito obrigada,não sabia como começa a estudar,esse esclarecimento foi otimo.

    Responder
  68. Mariana disse:

    acho que estou um pouco atrasada para começar a estudar, mas acho que não custa nada tentar, vou me dedicar o maximo.... Boa sorte pesssoal!

    Responder
    • Alberto disse:

      Obrigado, Mariana.

      Como você mesma disse, não custa muito tentar. Dependendo de sua classificação, pode lhe servir também como experiência para os próximos certames.

      Responder
  69. Alisson S. De Oliveira disse:

    muito boa essa dicas o tava meio pedido mas agora ta blz

    Responder
  70. Luany Helen disse:

    essas dicas foram muito benéfica,pois é sempre complicado saber por onde começar a estudar,gostei muito mesmo.

    Boa sorte a todos....

    Responder
    • Alberto disse:

      Obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!

      Responder
  71. Paula disse:

    As dicas são ótimas para a programação do estudos.
    Vocês estão de Parabéns.
    Qualquer novidade de concurso por gentileza encaminhar para o e-mail informado acima.

    Responder
  72. Rodrigo disse:

    Valeu parcero, ñ tava sabendo nem por onde comerçar, mais agora ja tenho uma noção mais certa do que fazer!

    Responder
  73. Yuri Lopes Gomes disse:

    por quanto tempo vale esse concurso

    Responder
  74. Bruna disse:

    Estou atrasada,mas vou me esforçar o máximo e vou conseguir!

    Responder
  75. Aline disse:

    Ola...
    Aonde eu faço a minha inscrição?

    Responder
  76. Claudia disse:

    Excelente dicas!! já iniciando os estudos agora ficou muito mais pratico com essas dicas obrigada

    Responder
  77. Maiko disse:

    Muito obrigado pela dica,agora ficou mais facil organiza os conteudos para estuda.

    Responder
  78. Thaisa disse:

    Amei as dicas...

    Responder
  79. Josilene disse:

    valeu agora eu sei por onde vou comerça.qualquer novidade envia para meu e-mail,vai,vai...

    Responder
  80. Broken Heart disse:

    o moderador do site é muito preconceituoso, não aprovou meu comentario. ah valew muito, assim vamos muito bem, no tipo fala que NÃO te escuto. passar bem. faz um texto ruim e não se garante com as criticas ne? só tem coisa obvia nesse texto! dificil é ter uma vida regrada sem sobressaltos e problemas e infernos. ai passa facil. agora vai ter um monte de atribulições. quanta obviedade. ou então o mundo está cheio de mauricete e praticilda mesmo e eu que estou com muitos problemas mesmo. devo ser um caso de nós laranjice. good night.

    Responder
    • Moderador disse:

      Olá broken heart,

      Você tem um nome muito legal... Eu gostaria muito de saber qual o comentário que você pede eu publique, quando diz que "o moderador do site é muito preconceituoso". Vou transcrever o seu texto de novo para depois respondê-lo:

      "ah valew muito, assim vamos muito bem, no tipo fala que NÃO te escuto. passar bem. faz um texto ruim e não se garante com as criticas ne? só tem coisa obvia nesse texto! dificil é ter uma vida regrada sem sobressaltos e problemas e infernos. ai passa facil. agora vai ter um monte de atribulições. quanta obviedade. ou então o mundo está cheio de mauricete e praticilda mesmo e eu que estou com muitos problemas mesmo. devo ser um caso de nós laranjice. good night."

      ENTÃO, BROKEN HEART, QUANDO VOCÊ APRENDER A COMENTAR COM UM TEXTO BOM, ME PROCURE PARA QUE POSSAMOS TROCAR IDEIAS. ENQUANTO ISSO, SUGIRO QUE ESTUDE E TREINE MAIS A SUA ESCRITA. SE VOCÊ ESTÁ COM "UM MONTE DE ATRIBULIÇÕES" COMO DIZ, EU SUGIRO SINCERAMENTE QUE PROCURE AJUDA, INCLUSIVE ESPIRITUAL.

      Responder
  81. Jéssica disse:

    gostei muito
    obrigado
    e que Deus abençoa todods
    Nós
    .........

    Responder
  82. Wilson disse:

    OTIMAS DICAS.. PARA SE PREPARAR PARA O CONCURSO... OBG.. AONDE EU FAÇO A ESCRIÇÃO;;

    Responder
  83. Fabio disse:

    ola!valeu as dicas elas são de grande ajuda para aqueles q nunca participaram de um concurso público.

    Responder
  84. Silene disse:

    Muito interessante as dicas, serve para ter disciplina, foi muito válido.Obrigada!

    Responder
  85. Edna Dos Santos Almeida disse:

    Hum .tive um pouco de dificuldade de achar o site para inscrição mais graças a Deus consegui, que bom agora é só reciclar um pouco e esperar vem abriu rsrssss... bjs!

    Responder
  86. Denise disse:

    como faço pra me escrever,nao consigo encontrar o site pra me escrever,alguem me ajuda ai por favor>>>>>>

    Responder
  87. Mary disse:

    otimaa idéeia , vou seguiir esses conselhoos rsrsrsrs boa tardeee..

    Responder
  88. Jane disse:

    Muito obrigado vou começar a organizar aparti de hoje valeu.

    Responder
  89. Gustavo disse:

    Por que não incluir Sábados e Domingos no estudo?
    O esforço é válido, e o tempo precioso. Quem estuda durante a semana, pode muito bem dedicar umas horas do final de semana ao conteúdo.
    Não estou dizendo para abdicar do descanso, mas sim aproveitar um pouco de tempo livre para estudar para o concurso.

    Responder
  90. Marcos disse:

    qual vai ser o horario das provas

    Responder
  91. Lilian disse:

    ótimas dicas,pra galera que estava perdida...mas discordo do fato de não estudar aos sabádos e domingos acredito que tudo seja válido!pois afinal de contas é um concurso bem concorrido

    Responder
  92. Jonathan disse:

    Me tira uma duvida ?
    no meu caso to terminando o ensino medio eu posso fazer ?
    obrigado "!!

    Responder
  93. Cleci disse:

    onde faço minha inscricao por favor alguemm me responda?

    Responder
  94. Geralda disse:

    gostaria que alguem me ajudasse como faço para editar meus dados na inscriçaõ da caixa, errei um dado meu e não consigo editar, por favor me ajudem, obrigada!!!!

    Responder
    • Regina disse:

      GERALDA VOCÊ VOLTA PARA O COMEÇO DAS INSCRIÇÕES , E SE CADASTRA NOVAMENTE , VÃO APARECER OPÇÕES DE TROCA DE ENDEREÇO E DEMAIS COISAS AI E SÓ ISSO !.

      Responder
  95. Sergio disse:

    Cleci. Vc pode fazer sua insxrição pelo site da CESGRABRIO. Há um ícone que acessa inscrições. è só clicar e inserir seus os dados solcitados. Entendeu? Abç e fique com Deus.

    Responder
  96. Sergio disse:

    Geraldo.
    Faça novamente o caminho normal de inscrição, como se fosse a 1ª vez, e verifique se, desta forma, conseguirá inserir os dados desejados corretamente. Abç e fique com Deus.

    Responder
  97. Regina disse:

    OBRIGADO PELAS DICAS, VALEU!!!

    Responder
  98. Djalma disse:

    Gostei muito das dicas, legal!!!

    Responder
  99. Bruna disse:

    MUITO BOA A ELABORAÇÃO DE ESTUDOS,JA ATÉ COMECI FAZER MEU CRONOGRAMA.

    Responder
  100. Anny disse:

    To perdida quando será a prova da caixa economica 2012 e horario..para nível médio?

    Responder

Deixe o seu comentário

Formulario para Comentário

Mais Dicas