Concurso COPERGÁS: veja dicas para a prova

Fundação Carlos Chagas é a responsável pelas provas do concurso da COPERGÁS. O que esperar dessa prova?

Estão abertas até o dia 6 de maio de 2016 as inscrições para o concurso público da Companhia Pernambucana de Gás – Copergás, uma empresa de economia mista, que tem como sócios o Governo do Estado de Pernambuco, a Petrobrás Gás S.A – Gaspetro e a Mitsui Gás e Energia do Brasil.

São 13 vagas de nível médio e superior com salários que variam de R$ 2.218,44 a 7.409,64, nos cargos de Engenheiro Civil, Engenheiro Mecânico, Analista Administrador, Analista Contador, Analista Economista, Analista Tecnologia da Informação, Técnico Operacional - Mecânico, Técnico Operacional - Segurança do Trabalho e Auxiliar Administrativo.

Ademais, a COPERGÁS é uma excelente empresa para se trabalhar e não estamos informando isso apenas por conta da atual situação do país, em relação aos níveis de desemprego. Ela oferece plano de saúde e odontológico para o funcionário e dependentes; previdência privada; vale-alimentação; seguro de vida; auxílio-creche; auxílio atividade física e participação nos resultados da Companhia. O regime de trabalho na empresa é de 8 horas diárias. Do que mais um trabalhador necessitaria em uma empresa desse porte?

Entre outros valores da Companhia, o concurso também prevê o incremento na valorização das pessoas, segurança operacional,  responsabilidade social e ambiental, qualidade no atendimento do cliente e  comprometimento com os resultados.

Banca organizadora

A banca responsável pelo certame é a experimentada Fundação Carlos Chagas, a qual praticamente todos os concurseiros já conhecem. Especialistas sempre alertam para que concurseiros não subestimem as avaliações da FCC. Isto porque se trata de uma banca "especializada" em elaborar questões de múltipla escolha, as quais, segundo alguns especialistas, podem vir carregadas de "pegadinhas" (exemplo: "marque a alternativa INCORRETA"), o que pode induzir o candidato a responder a opção errada, se não estiver atento e com uma boa preparação prévia. 

Com relação à matéria de Língua Portuguesa, por exemplo, um estudo feito pelo professor Wilson Granjeiro indicou que a FCC traz uma abordagem que valoriza bastante a gramática normativa (regras gramaticais), explorando questões sobre acentuação, a nova ortografia, verbo, funções sintáticas, concordância e regência.

A FCC possui no seu currículo a realização de grandes concursos federais, estaduais e municipais. As suas questões, embora possam apresentar as tais "pegadinhas" não são consideradas de alta complexidade, porém merecem atenção especial as questões de Português e aquelas ligadas ao Direito (apesar de estas serem geralmente do tipo "letra de lei", o texto legislativo integral). Contudo, todo o conteúdo do edital costuma ser utilizado nas suas provas, o que inevitavelmente leva o candidato a não desmerecer nenhum assunto previsto.

As questões, portanto, vão exigir do candidato não apenas uma boa capacidade de memorização, mas também de domínio de certos conhecimentos. Em Informática, por exemplo, é importante não apenas deter conhecimentos teóricos, mas depurar o máximo possível das funções e usos de determinadas tecnologias, pois a intenção da banca é averiguar, dentro do possível, o que o candidato sabe, na prática em Informática.

Saiba mais sobre como estudar para esta banca:

http://www.fuiaprovado.com/#!como-estudar-para-fcc/c1ok3

http://blog.mapadaprova.com.br/analisando-a-banca-fundacao-carlos-chagas-fcc/

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/o-estilo-das-6-principais-bancas-de-concursos-publicos

https://www.iobconcursos.com/noticias-sobre-concursos/detalhes-sobre-a-banca-fcc-que-farao-a-diferenca/1560

O concurso é público, mas a receita é própria

A realização do concurso foi autorizada pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração, considerando o plano de expansão da COPERGÁS, que inclui projetos de interiorização do gás, bem como ampliação da participação nos segmentos residencial e comercial.

Como vivemos em uma era de dificuldades na esfera pública, a companhia faz questão de afirmar que todas as despesas decorrentes do certame têm previsão no orçamento próprio, que não depende do Tesouro Estadual para as despesas de pessoal e de custeio em geral. 

Apostila completa para cargo de Auxiliar Administrativo da COPERGÁS

A Copergás realizou o primeiro  concurso público em 2008, com as primeiras admissões em janeiro de 2009 e validade até janeiro de 2011. Em outubro de 2011, realizou o segundo certame, com resultado homologado em 2012, com vigência de dois anos e podendo ser prorrogado por mais dois anos. Em janeiro de 2014, o prazo desse concurso foi renovado e sua validade chegou ao final em 04 de janeiro de 2016.



Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos