Dicas de estudos para as provas do concurso Polícia Militar - PE

Dicas de estudos para as provas do concurso da PM-PE (580 vagas). Candidatos não devem descuidar sequer do TAF!

Mais um concurso para Soldados e Oficiais da Polícia Militar de Pernambuco está aberto. São 580 vagas para diferentes cidades, inclusive vagas para Oficiais do Corpo de Bombeiros, com bons salários e expectativa de muita concorrência (candidatos de diversas partes do Brasil, não apenas do Pernambuco!).

Ao todo, o concurso terá cinco fases distintas. A primeira é uma prova objetiva, que levará em consideração todos os conteúdos apontados no edital, ressaltando que os oficiais ainda responderão a uma prova discursiva. A segunda será a de aptidão física. Depois virõa as fases da avaliação psicológica, dos exames médicos e a investigação social, que é uma fase contínua.

Apostilas PM PE: SOLDADO OFICIAL PM - OFICIAL BM

Professores de cursinhos preparatórios apostam que provavelmente a vantagem principal dos candidatos será tirar boas notas nas provas escritas (objetiva/discursiva) e na avaliação física. Depois, não há muito como se destacar dos demais e tudo fica bastante subjetivo. Mas ainda dá tempo de estudar e conseguir uma boa vantagem com relação aos outros candidatos. Quer umas dicas? Então veja a seguir:

1. Cada dia para uma matéria

Para aproveitar o máximo o pouco tempo que resta até dia 29 de maio, foque em uma matéria de cada vez. Como as provas são objetivas, o ideal é ficar com o conteúdo na ponta da língua para garantir que não irá cair em pegadinhas.

As matérias cobradas na prova serão: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Direitos e Garantias Fundamentais. Em português, foco deve ser na gramática normativa (o uso formal da escrita), principalmente as alterações presentes na nova ortografia. Disponibilizamos neste link um "roteiro verticalizado" contendo todos os conteúdos das provas da PMPE, o que facilita bastante a organização do seu calendário de estudos.

2. Aproveite todo o tempo livre possível

Se você está desempregado ou optou por focar totalmente nos estudos para este concurso, não perca tempo. Levante cedo e comece logo a estudar, como se fosse um trabalho a ser realizado. Faça intervalos para se alimentar, descansar os olhos e durma bem. Encaixe no seu dia (se já não tem por hábito) a atividade física, nem que seja meia hora de caminhada intensa por dia, de segunda a sexta, pelo menos. .

3. Resolva provas passadas

É muito complicado saber quais serão as perguntas que cairão na prova. Mas uma boa pedida é dar uma olhada em provas anteriores da Polícia Militar de Pernambuco ou até de outros estados, garantindo assim que pelo menos é possível verificar qual é o nível de dificuldade que irá encontrar pela frente.

Mais ainda: como a UPENET não é uma banca, digamos, muito popular, somente será possível conhecer efetivamente parte do seu estilo de avaliação estudando as provas anteriores.

4. Exame de aptidão física: atenção para esta fase!

A fase de avaliação física muitas vezes é desconsiderada por diversos candidatos, como se não fosse necessário "estudar" as táticas para ser aprovado. Engano puro: trata-se de uma fase que também elimina e que, portanto, exigirá muita preparação prévia.

Quem poderá fazer o Teste de Aptidão Física - TAF?

Apenas os 6.000 candidatos aprovados  e  melhor classificados na Primeira Fase do  concurso. Ou seja, todos os que obtiverem  nota igual a do candidato classificado na posição 6.000º. O TAF será realizado em dois dias consecutivos somente no   Recife. Os avaliadores serão profissionais da área de Educação Física.

De olho no calendário e ajuda profissional

É importante que o candidato não perca tempo para treinar as modalidades físicas a serem cobradas. Lembre-se de que, entre a realização da prova escrita (29/05) e o início da fase do TAF (27/06) haverá menos de 30 dias disponíveis para praticar os exercícios. Portanto, a recomendação geral é: comece a se preparar para essa fase desde a publicação do edital! Afinal, trata-se da sua saúde e você não terá nada a perder investindo nisso!

Uma dica que os especialistas dão sempre é: procure ajuda profissional. Você, que já frequenta academia com regularidade, é o momento de pensar em esquematizar com seu professor uma forma de fazer aulas extras exclusivamente voltadas para o concurso da PMPE.

Já aqueles que não estão familiarizados com as academias, acreditamos que precisarão investir tempo e dinheiro nessa fase. Contrate um profissional habilitado, nem que seja somente no período entre a divulgação da classificação e a realização do TAF) em aulas específicas para o TAF. Quem sabe você acaba gostando de atividade física e se matricule em uma academia? Ou quem sabe comece a executar aquele projeto antigo de fazer caminhadas, natação, ciclismo ou corridas?

As modalidades de avaliação serão:

NATAÇÃO (50 METROS): realizado em  uma  piscina  de, no mínimo, 25  metros de comprimento, em nado livre
(em  qualquer  estilo  de  natação). Aos candidatos e candidatas que ainda não aprenderam a nadar, mas que pretendem começar agora, um aviso: NÃO PERCAM MAIS TEMPO.

FLEXÃO DE BRAÇOS NA BARRA FIXA PARA O SEXO MASCULINO: a vantagem é que essa prova não terá limite de  tempo,  devendo  ser  realizada a quantidade de repetições mínimas  exigidas

SUSPENSÃO EM FLEXÃO NA BARRA FIXA PARA O SEXO FEMININO: a partir da posição inicial, dependurada na barra, a candidata realizará uma flexão ultrapassando  a  linha  do  queixo  acima  da  linha  superior  da  barra.  Nesta  posição deverá
permanecer o tempo mínimo exigido,  após  o  que  deverá retornar à posição inicial, para só depois retirar - se da barra. Atenção, candidatas, vocês terão que ter calma e provar que se prepararam com exatidão!

SALTO EM DISTÂNCIA: poderá  ser  utilizada qualquer técnica ou estilo,  devendo  a  impulsão  ser realizada com apenas uma das pernas. Será realizado com partida livre, devendo o candidato, saltar e atingir a distância mínima prevista.

ABDOMINAL COM PERNAS FLEXIONADAS: deverá ser realizado o número mínimo exigido de repetições no tempo de 60
segundos.

CORRIDA DE 2.400 METROS: será  realizada com partida livre, podendo o candidato caminhar durante a prova, entretanto deverá concluí-la no tempo mínimo previsto. A partir do início da prova não será permitido sair da pista, até a conclusão do percurso.

Quer mais detalhes sobre essas provas? É fundamental que leia o edital completo, inclusive com o auxílio do profissional de educação física.

Conheça a UPNET

A UPNET é a banca responsável pela organização da prova da PMPE. Foi criada pela Comissão do Instituto de Apoio da Universidade de Pernambuco, e é bastante experiente com concursos na esfera estadual. Costuma organizar provas com foco no conhecimento geral e com dificuldade alta.

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos