Dicas de Geometria para o concurso Correios 2017

Noções sobre Perímetro, Área e Volume.

Geometria é uma das disciplinas do ramo da Matemática que merece bastante atenção, tanto para o concurso dos Correios quanto para diversos outros, em qualquer esfera (municipal, estadual ou federal). Assim, o domínio pleno de noções como as de perímetro, de área e de volume de formas geométricas são cálculos básicos e bastante explorados nessas provas.

Há uma diferença significativa entre esses três conceitos de grandezas e medidas e portanto o candidato deverá analisar o contexto da questão formulada na sua prova com bastante cuidado. Confira algumas dicas gerais sobre o assunto.

Perímetro

O perímetro, muitas vezes, é pensado como a “soma de todos os lados”, entretanto, o perímetro de um cilindro, por exemplo, não tem lados, logo esse tipo de conceito está equivocado. Por isso que se diz que o perímetro é a soma do contorno de uma figura (geométrica ou não). Por exemplo, se cada lado de um quadro tiver 5 cm, o seu perímetro será 20 (5 + 5 + 5 + 5).

Área

Já o conceito de área é mais complicado porque não é padrão, visto que diversas formas geométricas têm os seus próprios cálculos. A área é a delimitação interna de um polígono. Geralmente, área é mais utilizada do que o perímetro, justamente para medir terrenos. A seguir será exemplificado os cálculos de áreas mais comuns:

  • Retângulo: base x altura. Se o retângulo tiver 5 cm de altura e 10 de base, a sua área será de 50.
  • Quadrado: lado x lado. Como o quadrado tem todos os lados iguais e se tiver 5 cm cada lado, a sua área será a multiplicação, isto é, 25 cm.
  • Triângulo: base x altura/2. O triângulo nada mais é do que a metade de um retângulo, logo, se sua base for de 6 cm e altura de 4 cm, a sua área será de 12 cm.
  • Losango: Diagonal Maior x Diagonal menor. Para a área do losango, deve-se multiplicar a sua diagonal maior, de 7 cm, pela sua diagonal menor, de 5 cm, por exemplo. Sua área seria de 35 cm.
  • Círculo: (pi) x r2. A área do círculo é achada ao dividi-lo em partes iguais, até formar triângulos. Se o raio do círculo for 10 cm e pi é considerado 3,14, a área seria de 314 cm.

Volume

Já o volume é conhecido por ser o sólido que ocupa o espaço de um polígono ou uma forma geométrica. Para realizar o cálculo de volume, é preciso considerar as três dimensões. Para cada forma, há um cálculo diferente, também.

  • Paralelepípedo retângulo: a x b x c;
  • Cubo: a x a x a;
  • Cilindro: (pi) x r2 x h;

Para o dia a dia é muito comum nós pensarmos sobre o volume, principalmente ao estacionar o carro ou encher um copo ou recipiente de água.

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos