Dicas de Matemática: regra de três, porcentagem e númerações

Dicas de Matemática: regra de três, porcentagem e números inteiros, fracionários, decimais.

Números inteiros, Números decimais, Frações e Porcentagem 

A diferença que reside entre números inteiros e números decimais está no sistema de numeração, em que o número inteiro contabiliza a quantidade, podendo ser contado em forma de classe ou de ordem, como por exemplo:

  • Classe: 856 unidades
  • Ordem: 8 centenas, 5 dezenas e 6 unidades.

Já os números decimais são aqueles que estão separados por vírgulas, como em 6,14. Geralmente, para representar um número decimal, utiliza-se a fração que, na maioria das vezes, tem como denominador comum a potência de 10, como em 127/100 (1,27). Assim, o número inteiro pode ser dividido em uma fração ou número decimal (1/2 = 0,5).

A porcentagem, por outro lado, tem uma razão a/b na qual b é igual a 100. O objetivo dessa operação matemática é utilizar a proporção direta para comparar. Por exemplo:

Quanto é 60% de 500?

60/100 = x/500

Fazendo a operação cruzada, se dá: R$ 300,00.

Regra de Três Simples e Composta

A melhor forma de entender a regra de três é pela seguinte explicação: usa-se a regra de três para solucionar problemas que possuem grandezas inversamente ou diretamente proporcionais. Por exemplo, a regra de três ajuda a descobrir um quarto número se você já obtiver três deles:

  • Para se construir uma parede de 25m² são necessários 2 pedreiros. Quantos pedreiros serão necessários para construir uma parede de 150m²?

O primeiro passo é separar as grandezas:

25 2

150 X

25x = 300

X = 300/25

X = 12 trabalhadores

Isso seria a regra de três simples. A regra de três composta é aquela que possui mais de três números. Observe o exemplo:

Em 8 horas, 20 caminhões descarregam 160m³ de areia. Em 5 horas, quantos caminhões serão necessários para descarregar 125m3?

8 20 160

5 X 125

Percebe-se que, a partir do momento que aumentamos a hora de trabalho, tende-se a diminuir os caminhões, certo? E se diminuirmos os caminhões, diminui-se também o volume, logo, as duas últimas colunas (de caminhões e de volume) são diretamente proporcionais. Veja como seria o cálculo:

20/x = 160/125 * 5/8 (inversamente proporcional)

X = 5*20/4 = 25 caminhões

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