Dicas para as provas de Caucaia - CE (Prefeitura e Câmara) 2016

Conheça as características do CETREDE, dicas sobre as provas e o conteúdo programático de ambos os concursos.

A Prefeitura de Caucaia, Ceará, pertinho da capital, Fortaleza, está realizando um grande concurso público que irá disponibilizar 1.631 vagas para diversas áreas de formação, porém, apenas 401 vagas serão imediatas. Em tempo, também está aberto um concurso para a Câmara de Vereadores, com 21 vagas imediatas e 63 para reservas, totalizando 84 postos, que têm possibilidades reais de convocações. Isto siginifica que são duas oportunidades importantes abertas no mesmo local, as quais os candidatos da região não podem ficar de fora!

A execução das provas será de responsabilidade do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE). Vale lembrar que as provas da Prefeitura serão aplicadas no dia 12 de junho, enquanto que as da Câmara ocorrerão no dia 17 de julho de 2016. Ou seja, não há tempo a perder antes e entre uma e outra prova!

Como serão as provas

Na Prefeitura, as provas aplicadas para os cargos de Professor serão discursivas e objetivas, de caráter classificatório/eliminatório, e para os demais cargos serão somente objetivas, com o mesmo caráter. A duração da avaliação será de quatro horas.

As provas objetivas serão divididas em conhecimentos gerais contendo 40 questões e conhecimentos específicos com 20 questões. As avaliações serão de múltipla escolha com cinco opções (A, B, C, D e E), sendo uma resposta correta.

A prova discursiva valerá 100 pontos e será no estilo narrativo, dissertativo ou descritivo, o candidato deverá abordar um determinado tema da atualidade que será formulado pela própria banca examinadora.

Para a Câmara Municipal, haverá provas objetivas e discursiva/produção textual para os cargos de nível médio e superior, com a mesma duração.

Análise de prova do CETREDE

O CETREDE possui ao todo cerca de 50 anos de existência e atualmente se compromete em promover a educação através de programas de qualificação, profissionalização e especialização, que compreendem os níveis médio, superior e pós graduação. Como possui sede no próprio estado do Ceará (Campus do Benfica da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza), seu estilo de avaliação também considera as características regionais em determinados conhecimentos teóricos. O Centro informa que possui um corpo de professores e consultores que combina formação e titulação acadêmicas, experiência institucional e conhecimento da realidade e cultura regionais.

Vale lembrar aos candidatos que o CETREDE conta com provas anteriores para alguns dos mesmos cargos oferecidos em Caucaia. Isto significa que diversos candidatos sentirão facilidade para "treinar" os estudos, já que a banca tem experiência na realização de concursos em outros municípios ceareanses.

Analisando o estilo da banca, a partir da prova para o cargo de Agente Municipal de Trânsito de Carnaubal em 2015, que também é um dos cargos oferecidos no concurso de Caucaia, podemos perceber que o nível de complexidade das questões do CETREDE é médio e, em alguns casos, até fácil, desde que o candidato tenha suas habilidades de memorização relativamente aguçadas.

Em Português, por exemplo, as sete primeiras questões de interpretação e de gramática tiveram como pano de fundo um texto de Ferreira Gullar ("Visita"), enquanto que demais questões versaram sobre textos isolados, para análise gramatical. Trata-se de uma crônica que aborda, com a sutileza do poeta Gullar, as impressões de um jornalista sobre o reencontro com um inseto familiar de sua infância, que inesperadamente veio pousar em sua casa, em pleno centro urbano e movimentado. A leitura atenta do texto, de linguagem bastante clara e sem complicações, traz para o candidato o embasamento necessário para responder às questões sem titubear. O cronista se debruça sobre a vida do inseto, preservando-lhe a vida, defendendo - o do servente, que pretendia matá-lo. Mas acaba sendo "tragado" para a rotina de trabalho diária, deixando para trás aquele ser vivo, que por um momento lhe trouxe lembranças e uma certa "catarse", ainda que efêmera.

A banca cobrou, além de interpretação, figuras de linguagem, classificações gramaticais, morfologia gramatical, flexão e colocação verbal, uso adequado de numerais, conjunções, regência verbal, entre outros.

As questões de Matemática irão exigir dos candidatos os conhecimentos básicos apresentados no quadro programático, portanto, é necessário que os candidatos assimilem, no tempo disponível para os estudos, as noções básicas do que é recomendado pela banca, a exemplo, de: teoria dos conjuntos, porcentagens, problemas envolvendo grandezas numéricas, volumes, juros simples, proporções, entre diversos outros. Hora de resgatar tudo aquilo que foi ensinado nos anos escolares, revisando ao máximo!

Por fim, a seção da prova que cobra Atualidades e Convivência Societária conteve questões relacionadas ao grande desastre ambiental de Minas Gerais. Isso sugere que algumas das questões envolvendo o nosso atual cenário político ou econômico provavelmente devam ser incluídos na prova de Caucaia, porémn, não há como se ter certeza a respeito. Houve questão, por exemplo, que abordou inclusão de pessoas com deficiência (acessibilidade), a questão da dengue no Brasil (lembrar que atualmente o foco da imprensa também está no H1N1 e na microcefalia). O ideal é que os candidatos se mantenham atualizados, absorvendo não apenas os notíciários de apenas um canal de TV, ou apenas um jornal impresso, mas que se esforcem para ler, assistir, ouvir as mais diferentes mídias possíveis.

Como lembrando antes, o CETREDE também avalia os candidatos naqueles conhecimentos regionais, sobre o município promotor do concurso público. Na prova de Carnaubal, por exemplo, questões sobre as características do município e sobre o atual prefeito foram apresentadas.

Por fim, houve as questões específicas por cargo. No caso de Agente Municipal de Trânsito, o foco foram as perguntas sobre infrações de trânsito, sistemas veiculares (de escapamento, de freios, hidráulico, de arrefecimento, entre outros), sinalização de trânsito e de acidentes, Código de Trânsito Brasileiro, noções de mecânica e funcionamento dos motores veiculares, entre outras questões.

Conteúdo Programático das Provas da Prefeitura de Caucaia

Para os cargos que exigem o nível médio as provas irão cobrar as seguintes disciplinas: língua portuguesa, matemática/raciocínio lógico, atualidades e convivência societária. Serão cobrados também conhecimentos específicos para determinados cargos, como agente de suporte de fiscalização, agente municipal de trânsito, guarda municipal, técnico de suporte gerencial, técnico de suporte em enfermagem, técnico em laboratório e técnico em radiologia.

Para os cargos de nível superior, o conteúdo programático irá versar sobre as seguintes disciplinas: língua portuguesa, matemática, atualidades e convivência societária, além de conhecimentos específicos como especialidade em informática, contabilidade, geografia, enfermagem, anestesiologista e especialidades médicas.

Para quem vai prestar concurso na área da educação terá questões que abrangem: língua portuguesa, matemática, atualidades e convivência societária, conhecimentos educacionais e didática.

Veja um exemplo de roteiro de estudos completo para o cargo de Agente Municipal de Trânsito, que poderá ser copiado e colado em qualquer editor de textos (Word ou Writer, por exemplo) para que possam ser feitas as alterações necessárias. Assim, os candidatos poderão utilizá-lo para qualquer cargo.

Língua Portuguesa

Conteúdo Programático

Estudei

Revisei

Observações

Interpretação e compreensão de texto; Tipo e gêneros textuais;

Fonética: Encontros consonantais e vocálicos, sílaba (divisão e classificação);

Acentuação gráfica, ortografia e pontuação;

Morfologia: Classes de palavras e processo de formação de palavras;

Análise sintática dos períodos simples e composto;

Concordância nominal e verbal; Regência verbal e nominal;

Semântica: Sinonímia, antonímia e paronímia;

Tipos de linguagem: Verbal, não-verbal, denotativa, conotativa, coloquial, formal.

Funções da linguagem; Colocação pronominal; Linguagem e sentido; Ambiguidade.

Figuras de linguagem; Coesão; Coerência; Referenciação.

Matemática

Estudei

Revisei

Observações

Números relativos inteiros e fracionários: operações e suas propriedades (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

Múltiplos e divisores: máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. Frações ordinárias e decimais.

Números decimais: propriedades e operações; Expressões numéricas; Equações do 1º e 2º graus; Problemas.

Sistemas de medida de tempo; Sistema métrico decimal; Sistema monetário brasileiro; Problemas, números e grandezas proporcionais: razões e proporções; Divisão em partes proporcionais; Regra de três simples e composta; Porcentagem.

Juro simples: juros, capital, tempo, taxas e montantes; Fundamentos da Teoria dos Conjuntos; Conjuntos Numéricos: Números Naturais e Inteiros (divisibilidade, números primos, fatoração, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum).

Números Racionais e Irracionais (reta numérica, valor absoluto, representação decimal); Números Reais (relação de ordem e intervalos).

Operações; Funções: Estudo das Relações, definição da função,

Funções definidas por fórmulas: domínio, imagem e contradomínio, gráficos, função injetora, sobrejetora e bijetora,

Funções par e ímpar, funções crescentes e decrescentes, função inversa, função composta, função polinomial do 1º Grau, quadrática, modular, exponencial e logarítmica, resoluções de equações, inequações e sistemas.

Sequência; Geometria Plana; Ângulos: definição, classificação, unidades e operações, feixes de paralelas cortadas por transversais, Teorema de Tales e aplicações; Polígonos: elementos e classificação, diagonais, soma dos ângulos externos e internos, estudo dos quadriláteros e triângulos, congruências e semelhanças, relações métricas dos triângulos.

Área: polígonos e suas partes; Álgebra: análise combinatória;

Geometria Espacial: retas e planos no espaço (paralelismo e perpendicularismo), poliedros regulares, pirâmides, prismas, cilindro, cone e esfera (elementos e equações).

Atualidades e Convivência societária

Estudei

Revisei

Observações

Evolução histórica, geográfica, econômica, política e cultural do município de Caucaia.

Acontecimentos e fatos relevantes e atuais do contexto internacional, nacional, estadual e do município de Caucaia.

Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade.

Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado; os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente.

A relação homem - natureza, a apropriação dos recursos naturais pelas sociedades ao longo do tempo. Recursos minerais e energéticos: exploração e impactos; Recursos hídricos; Bacias hidrográficas e seus aproveitamentos.

As questões ambientais contemporâneas: mudança climática, ilhas de calor, efeito estufa, chuva ácida.

A destruição da camada de ozônio e impacto ambiental das atividades econômicas no Brasil; Origem e evolução do conceito de sustentabilidade; Ética profissional e social; Ética, moral e cidadania.

Conhecimentos Específicos do Cargo Agente Municipal de Trânsito

Estudei

Revisei

Observações

Sistema Nacional de Trânsito: Finalidade; Composição; Competências; Noções de Direção Defensiva.

Educação no Trânsito; Uso correto do veículo; Normas gerais de circulação e conduta; Sinalização de Trânsito.

Habilitação: Requisitos, Aprendizagem, Exames, Permissão para Dirigir, Categorias; Sinalização de Trânsito.

Primeiros Socorros; Proteção ao Meio Ambiente; Cidadania; Noções de mecânica básica de autos; Pedestres e Condutores de Veículos não Motorizados; Cidadão.

Educação Para o Trânsito. Sinalização de Trânsito; Operação, da Fiscalização e do Policiamento Ostensivo de Trânsito; Veículos.

Condução de Escolares; Habilitação; Infrações; Penalidades e Multas; Medidas administrativas; Processo Administrativo; Crimes de Trânsito; Conceitos e Definições; Noções básicas de relações humanas no trabalho e atendimento ao público; Ética profissional e relações humanas no trabalho.

Sucesso a todos os candidatos da região de Caucaia!

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos