Grande concurso em Goiânia: dicas para as provas

O certame oferecerá 4.725 vagas para cargos da área educacional. Conheça a banca organizadora e veja dicas gerais para o concurso.

Quem reside em Goiânia e regiões está com uma grande oportunidade na área pública, com a abertura do concurso público para preencher 4.725 vagas na Educação Municipal. A iniciativa visa selecionar profissionais para ocupar os cargos de Assistente Administrativo Educacional, Auxiliar de Atividades Educativas, Agente de Apoio Educacional, Profissional de Educação II (Pedagogo, Artes Visuais, Música, Teatro e Dança, História, Geografia, Matemática, Ciências, Português, Inglês, Educação Física, Professor de Libras e Intérprete de Libras), sendo mais de 230 vagas para pessoas com deficiência.

Segundo o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, o concurso vai garantir maior qualidade no ensino público municipal. “Este é mais um investimento na Educação realizado por esta gestão. Os novos profissionais vão melhorar, sem sombra de dúvida, o ensino em nossas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS)”, disse.

As inscrições poderão ser feitas no site da Universidade Federal de Goiás (UFG), que é a responsável pela seletiva, a partir do dia 21 de abril até o dia 19 de maio de 2016.

Provas e banca organizadora

As provas serão realizadas no mês de junho e os candidatos devem aproveitar esse período para intensificar os estudos. O Centro de Seleção da UFG não tem tradição em realizar concursos pelo país, mas é bastante experiente na realização dos vestubulares da UFG e outras seletivas dentro do Goiás, tendo, portanto, plenas condições de realizar um bom concurso em Goiânia. 

O CS/UFG já executou certames como os seguintes: Prefeitura de Aparecida de Goiânia (Guarda Municipal), Residência Médica SES-GO, Caldas Novas - GO, Procurador - Goiânia, FUNDAHC e Técnico-Administrativos da UFG. A dica essencial, portanto, é que os candidatos, logo nesse início de preparação, tenham acesso ao máximo de provas dessa banca (acesse pelo link: https://goo.gl/B3UOWS), começando pelas mais recentes.

A Prova Objetiva para Agente de Apoio Educacional será constituída de 40 questões do tipo múltipla escolha com quatro alternativas (A, B, C, D), das quais apenas uma é correta, valendo um ponto cada questão. As questões versarão sobre Língua Portuguesa, Matemática, Informática,  Conhecimentos Gerais (questões de Geografia, História e Conhecimentos Gerais de Goiânia e do Estado de Goiás).

A Prova Objetiva para Auxiliar de Atividades Educativas e Assistente Administrativo Educacional será constituída de 60 questões do tipo múltipla escolha, versando sobre Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais (incluindo 6 questões de Geografia, História e Conhecimentos Gerais de Goiânia e do Estado de Goiás) e Conhecimentos na Área de Atuação. Informática será cobrada para o cargo de Assistente Administrativo Educacional.

A Prova de Capacidade Física para Agente de Apoio Educacional será constituída de Testes de Flexão de Braços, Abdominal e Corrida. Será uma prova eliminatória e visa avaliar a capacidade do candidato para suportar física e organicamente, as exigências das atribuições do cargo.

Para os cargos de Profissional da Educação, serão aplicadas Prova Objetiva e Redação, sendo a primeira constituídas de 70 questões, versando sobre Língua Portuguesa, Geografia, História e Conhecimentos Gerais sobre Goiás e Goiânia, Conhecimentos sobre Educação e Conhecimentos na Área de Atuação.

Nem todas as redações dos candidatos professores serão corrigidas, mas apenas aquelas dos aprovados que estiverem posicionados em ordem decrescente da nota obtida, até 10 vezes o número de vagas ofertadas para cada cargo/área. Por exemplo, para o cargo de Profissional da Educação II/Pedagogo/Curso Normal Superior, serão corrigidas 2.620 redações. A Redação será composta de um tema proposto a partir de uma coletânea de textos que servirá de base para a sua produção textual. 

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos