Questões comentadas de Língua Portuguesa - Concurso INSS

Questões comentadas para ajudar na preparação dos candidatos aos próximos concursos do INSS, para Técnico do Seguro Social.

Para ajudar na preparação aos candidatos dos próximos concursos do INSS, para Técnico do Seguro Social, confira algumas questões de Língua Portuguesa para essa prova, baseada no concurso de 2012:

1. Consta que, durante o verão, em meio ...... beleza das montanhas dos Alpes, Mahler buscava ...... inspiração necessária para compor sinfonias que, felizmente, foram legadas ...... gerações futuras.

Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:

(A) à - à - as
(B) a - a - às
(C) à - a – às
(D) a - à - às
(E) à - a – as

O emprego da crase é utilizado corretamente na alternativa C, uma vez que “à beleza”, está qualificando o modo como o autor buscava sua inspiração, “em meio à beleza”. E “foram legadas às gerações futuras”, a expressão verbal “foram legadas” “pede” o acento indicativo da crase, por causa da transitividade.

2. Considerando-se o contexto, o elemento grifado foi substituído de maneira INADEQUADA em:

(A) ... o acompanhariam postumamente... = após a morte
(B) ... uma era de sucessos sem precedentes... = inéditos
(C) O amor incondicional de Mahler... = irrestrito
(D) ... despojados retiros musicais... = singelos
(E) O mundo onírico dos Alpes... = nebuloso

Nesta questão, o candidato precisa saber interpretar o significado das palavras em um contexto específico, típico das interpretações textuais. Nesse caso, a questão inadequada é a última, porque o termo “onírico” representa o mundo imaginário, irreal e não “nebuloso”, dando uma conotação negativa.

Apostilas completas para os cargos da EMBASA

3. Segundo o autor, o reconhecimento da grandeza artística de Mahler ao longo dos anos 60 deve-se, em larga medida,

(A) à beleza única de suas obras, para a qual contribuíram largamente o amor incondicional do compositor pelos sons e pela musicalidade da natureza.
(B) à harmonia do conjunto de sua obra, que, por sua simplicidade intrínseca, pôde ser amplamente compreendida pelas gerações seguintes.
(C) ao advento de uma geração cujos valores, apesar da distância temporal, correspondiam aos defendidos pelo compositor.
(D) ao reconhecimento, ainda que tardio, de sua originalidade por maestros e grandes intérpretes da música clássica com quem o compositor convivera.
(E) à ação de organizações culturais que se dispuseram a divulgar a obra do compositor, mesmo correndo o risco de sofrer represálias por parte do público.

Para você responder questões relacionadas à interpretação de texto, você precisa estar atento e ler com muito cuidado os enunciados para que consiga retomar a ideia principal rapidamente e, assim, não perder tempo. Após a leitura do texto da prova, é pedido que faça um resumo do que foi abordado, como se pode observar no enunciado. Você perceberá que há enunciados que não transmite o global, apenas alguns aspectos. A alternativa D é a mais correta, já que interpreta o que o texto quis dizer em poucas palavras.

Tópico: INSS

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos