ExamTime e Canva: ferramentas para organização de estudos online

Serviços como o ExamTime e o Canva possuem diversas ferramentas online que oferecem uma nova forma de criar, descobrir e compartilhar conhecimento.

Veja a seguir as principais características de duas ferramentas que podem servir para evitar que concurseiros desavisados percam seu foco divagando nas redes sociais, deixando de lado os estudos efetivos.

A primeira ferramenta é o site ExamTime, uma iniciativa que estimula os estudos e a prática para ampliar os resultados. Os seus desenvolvedores afirmam que fizeram um apanhado de todas as lições que aprenderam ao longo dos anos e as ferramentas construídas para ajudar os concurseiros e vestibulandos a estudarem de forma mais eficiente.

O ExamTime.com.br foi lançado em 2012 em Inglês e em pouco tempo tornou-se um sucesso entre estudantes e professores do Ensino Médio e Superior. Não demorou para que a ferramenta, criada pelo empreendedor da área de softwares para educação, Dulta Moore, migrasse para outros países.

Disponível também em Espanhol, Alemão e agora em Português, a ferramenta já tem usuários em mais de 140 países. O ExamTime não é simplesmente uma site com diversas ferramentas online, ele oferece uma nova forma de criar, descobrir e compartilhar conhecimento. A plataforma estimula os seus usuários a serem co-autores do conhecimento e de uma forma simples terem acesso a ferramentas que antes custavam muito.

Investindo constantemente em inovações, o ExamTime conta com um time de desenvolvimento que pensou em cada detalhe para tornar fácil a vida dos usuários de seus Mapas Mentais, Quizzes, Notas e FlashCards.

Além disso, outras ferramentas de suporte são oferecidas aos usuários o que torna a ferramenta dinâmica, como por exemplo Grupos de Estudo, Calendário, Mensagens Privadas e o sistema de pesquisa que coloca o usuário em contato com milhares de estudantes e professores ao redor do mundo.

A filosofia da empresa está baseada em tornar acessível a todos a educação. Não só pelo seu formato simples e intuitivo onde qualquer um pode fazer um cadastro e começar a compartilhar conhecimento, criar cursos e material de estudo, mas também porque a ferramenta é online e grátis.

A segunda dica é a plataforma online de design gráfico Canva, que permite ao concurseiro planejar os estudos e organizar o seu tempo de forma simples e rápida para alcançar os seus objetivos. A história da ferramenta começou em 2007, quando sua cofundadora, Melanie Perkins, sentiu a necessidade de desenvolver uma solução mais fácil de design para seus alunos, que tinham dificuldades em utilizar softwares mais complexos, como InDesign e Photoshop.

De lá para cá, a startup australiana deu um salto. Atualmente, está presente em 179 países e já conta com mais de 11 milhões de usuários no mundo todo. No começo deste ano, a empresa ganhou o status de “unicórnio”, concedido às startups com valor de mercado estimado em 1 bilhão de dólares.

A ideia do Canva é empoderar o mundo para o design e tornar fácil a criação e o compartilhamento de qualquer tipo de documento de forma intuitiva, por meio de modelos facilmente editáveis. Com um cadastro gratuito na plataforma, é possível criar desde infográficos e apresentações, até flashcards, mapas mentais e cronogramas de estudos.  

Toda a edição dos documentos é feita por meio do simples recurso de arrastar-e-soltar, o que facilita o acesso de quem não tem muito conhecimento em design gráfico. A plataforma também permite que o usuário faça o upload de suas próprias imagens ou use alguma de sua biblioteca com mais de 3 milhões de opções entre fotos, vetores e ilustrações.  

A democratização do design foi o que estimulou a startup a desenvolver o seu produto e hoje já disponibiliza a plataforma para dispositivos móveis iOS e Android, além da versão para desktop. Recentemente, dentro do contexto da sua expansão internacional, a empresa investiu na criação do site em português para oferecer a melhor experiência ao usuário brasileiro.

Todos os motivos citados acima fazem do ExamTime e do Canva um sucesso entre professores e estudantes que se cadastram diariamente em todo mundo. E pensando no potencial do Brasil as ferramentas lançam os seus sites na versão “.com.br” para transformar o potencial de aprendizagem de milhares de pessoas desde o ensino fundamental, médio, superior e cursos preparatórios.

Compartilhe

Comentários

Mais Dicas para Concursos