Como utilizar o notebook ou tablet para potencializar os estudos

Embora ainda sejam artigos de luxo no Brasil, notebooks e tablets podem ser grandes aliados na hora dos estudos.

Ninguém mais nega o poder que a tecnologia computacional exerce sobre a nossa vida. Tratando especificamente do quesito educação, as empresas de notebooks e tablets estão cada vez mais investindo alto em formas de potencializar este segmento, já que o objetivos das companhias é atingir todo tipo de público.

Hoje é comum você notar vários dispositivos que atendam às necessidades dos estudantes e é fato que existe uma expectativa muito grande de que daqui a pouco tempo, as escolas adotem um recurso extremamente radical que beneficiará diretamente a forma de estudar de todos os estudantes. Embora esta esteja longe de ser a realidade educacional brasileira, na qual muitas vezes falta até o livro didátivo ou a merenda escolar, não podemos negar que seria uma grande revolução: a substituição dos cadernos convencionais por aparelhos tecnológicos, como os notebooks e os tablets, por exemplo.

Falando um pouco da realidade de fora (não custa nada sonhar com um Brasil melhor, não é?), há inclusive nos Estados Unidos e em outros países algumas instituições educacionais que aderem a esse método de ensino.  Os alunos utilizam o notebook para realizar as tarefas mais elementares do ensino-aprendizagem: fazem suas anotações e todos os variados tipos de trabalhos escolares que são solicitados.

Vantagens de usar o notebook ou tablet para gerenciar os estudos

Os notebooks e tablets revolucionaram o mundo dos computadores. Trata-se de dispositivos que reúnem uma série de benefícios, sem perder a sua principal característica, que é a famosa mobilidade. Leva muita informação para onde quer que você vá, basta saber processar tais informações para que elas se tornem verdadeiramente relevantes.

É óbvio que apresentar apenas a ideia de um método de estudo, aliado a um recurso tecnológico, não é o suficiente. Se o concurseiro-estudante não compreende que um computador portátil serve para muito mais do que apenas para se distrair nas redes sociais da moda, de nada adiantará ele possuir esta ferramenta, se dela não faz uso efetivo para ampliar seus conhecimentos e técnicas.

Dito tudo isso, veja algumas das principais vantagens de se usar o notebook ou tablet para estudar:

- Rapidez e agilidade quanto a  navegabilidade sobre o conteúdo estudantil;

- Possibilidade de fazer pesquisas a qualquer momento em qualquer lugar (o notebook/tablet (se possível for, conectado à rede), se torna um poderoso substituto do livro convencional);


- Útil para realização de trabalhos escolares e todo o tipo de "esquema" preparatório para concursos de forma simplificada. Por  exemplo, um simples editor de apresentações pode se tornar um poderoso produtor de mapas mentais animados que muito ajudarão os concurseiros para afixar os conteúdos estudados;

- Quem realiza concurso público sabe como é importante se manter atualizado em diversos conteúdos (tais como Atualidades e Legislação). Então, desde que conectado à internet, o candidato poderá se apoderar instantaneamente desse "acervo cultural";

- Quem pretende ser mais radical ainda, poderá substituir as anotações no caderno a lápis ou caneta, por anotações diretas no computador;

Diante dessas funcionalidades, uma possível pergunta seria: como escolher um notebook ideal para os estudos?

De acordo com Vagner Carvalho, do blog O Notebook, a principal recomendação, nesse sentido, é ter consciência de que quanto mais leve for o equipamento, melhor será. Já que você terá que transportá-lo de um lugar para outro, não é vantagem escolher um dispositivo pesado, por  isso é ideal fazer uma pesquisa sobre os melhores.

Carvalho também lembra que preço não quer dizer nada. "Se o estudante pretende adquirir um notebook ou mesmo um tablet (boa opção pelo baixo preço) para estudos, não é necessário comprar um dispositivo altamente potente, e que posteriormente custe o olho da cara", afirma o especialista. "Apenas opte por um notebook mais caro, se você for utilizar algum software de estudo que exija um alto desempenho por parte do notebook". E, convenhamos, essa necessidade é muito rara.

Como forma de auxiliar o consumidor nessa tarefa, o editor d'O Notebook recomenda que, na dúvida, o interessado consulte as empresas que disponibilizam dispositivos exclusivos para ajudar na tarefa de escolher a melhor máquina. "É importantíssimo você adquirir um notebook com boa durabilidade por parte da bateria, pois como você irá precisar usar ele várias horas por dia, é de extrema crucialidade você ficar atento a expectativa de carga da bateria do dispositivo", conclui. Vagner.

Alberto Vicente (alberto@concursosnobrasil.com.br)

Colaborou conosco: Vagner Carvalho, via O Notebook - http://onotebook.com.br/

Mais Dicas