Aeronáutica 2017: excelente oportunidade para quem tem nível médio

Confira o programa detalhado de matérias para as provas dos Exames de Admissão da Academia da Força Aérea (AFA) 2017.

Em um tempo de crise como a que o Brasil atravessa, cada oportunidade na área federal deverá ser disputada "a ferro e fogo" nos estudos. Com os recentes concursos da Aeronáutica, não será diferente. Trata-se de uma grande oportunidade para aqueles que estão em busca de colocação profissional, principalmente os estudantes do final do ensino médio.

Os requisitos principais para os três concursos são: ter concluído ou estar em condições de concluir o ensino médio até a data da concentração final do certame (janeiro de 2017); não podem possuir menos de 17 nem completar 23 anos de idade até 31 de dezembro de 2017. As vagas são destinadas a candidatos dos sexos masculino e feminino (para os Cursos de Aviador e de Intendente) e do sexo masculino (para o de Infantaria). Os cursos têm duração de quatro anos e são realizados em Pirassununga (SP).

Veja como se inscrever para os Exames de Admissão AFA 2017 nos links seguintes:

Programação das provas

Os três editais seguem praticamente o mesmo "rito", inclusive no que se refere ao conteúdo programático de provas (veja a lista simplificada de todos os conteúdos no final desta postagem). O que muda basicamente é apenas o tipo de Curso de Formação (Oficiais Intendentes, Oficiais Aviadores e Oficiais de Infantaria), mas lembre-se de que, para Oficiais aviadores,  haverá uma etapa seletiva a mais, que é o Teste de Aptidão à Pilotagem Militar.

O processo seletivo será composto de provas escritas (língua portuguesa, física, matemática, língua inglesa e redação) a serem realizadas em 10 de julho de 2016.

DETALHAMENTO DOS CONTEÚDOS DE PROVAS - AFA 2017 (versão simplificada, sem as numerações do edital) - COM BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

FÍSICA

CINEMÁTICA ESCALAR

Movimento Uniforme. Movimento com velocidade escalar variável e Movimento Uniformemente Variado. Movimento Vertical no Vácuo. Gráficos do Movimento Uniforme e do Movimento Uniformemente Variado.

VETORES E GRANDEZAS VETORIAIS: CINEMÁTICA VETORIAL

Vetores. Velocidade e aceleração vetoriais. Movimentos circulares. Lançamento horizontal e lançamento oblíquo no vácuo.

DINÂMICA

Princípios fundamentais. Leis de Newton. Forças de atrito. Forças em trajetória curvilíneas. Trabalho e energia. Impulso e Quantidade de Movimento. Gravitação Universal.

ESTÁTICA

Equilíbrio do ponto material. Equilíbrio dos corpos extensos. Hidrostática.

TERMOLOGIA

Introdução à termologia. Termometria. Dilatação térmica de sólidos e líquidos.

CALOR

Calorimetria. Mudanças de fase. Diagramas de fase. Propagação do calor.

TERMODINÂMICA

Estudo dos gases. As leis da Termodinâmica.

ÓPTICA

Óptica geométrica. Reflexão da luz e Espelhos planos. Espelhos esféricos. Refração luminosa. Lentes esféricas delgadas. Instrumentos ópticos.

ONDAS

Movimento harmônico simples (MHS). Ondas. Interferência de ondas. Ondas sonoras.

ELETROSTÁTICA

Eletrização e Força elétrica. Campo elétrico. Trabalho e potencial elétrico. Condutores em equilíbrio eletrostático e Capacitância eletrostática.

ELETRODINÂMICA

Corrente elétrica. Resistores. Medidas elétricas. Geradores e Receptores elétricos. Capacitores.

ELETROMAGNETISMO

Campo magnético. Força magnética. Indução eletromagnética.

FÍSICA MODERNA

Noções de física quântica: Teoria dos Quanta; Efeito Fotoelétrico; célula fotoelétrica; O Átomo de Bohr; a Natureza "Dual" da Luz; Dualidade Onda-partícula: a Hipótese de Broglie; Princípio da Incerteza de Heisenberg. Relatividade Especial: Relatividade na Física Clássica; Relatividade Galileana; Experiência de Michelson-Morley; Relatividade de Einstein: postulados da Teoria da Relatividade Especial; Modificações na Relatividade Galileana; Contração do comprimento; dilatação do tempo; composição relativística de velocidades; Massa e Energia; Energia e Quantidade de Movimento.

BIBLIOGRAFIA

CALÇADA, Caio Sérgio; SAMPAIO, José Luiz. Física Clássica. São Paulo: Atual, 1998. v.1, 2, 3, 4, 5.
GASPAR, Alberto. Física. São Paulo: Editora Ática, 2000. v. 1, 2, 3.
GUALTER, José Biscuola; HELOU, Ricardo Doca; NEWTON, Villas Boas. Tópicos de Física. 18. ed. São Paulo: Saraiva, 2002. v. 1.
GUALTER, José Biscuola; HELOU, Ricardo Doca; NEWTON, Villas Boas. Tópicos de Física. 16. ed. São Paulo: Saraiva, 2001. v. 2.
GUALTER, José Biscuola; HELOU, Ricardo Doca; NEWTON, Villas Boas. Tópicos de Física. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2001. v. 3.
MÁXIMO, Antônio; ALVARENGA, Beatriz. Curso de Física. São Paulo: Scipione, 2005. v. 1, 2, 3.
PARANÁ, Dijalma Nunes da Silva. Física. São Paulo: Ática, 1998. v. 1, 2, 3.
RAMALHO, Francisco Júnior; NICOLAU, Gilberto Ferrara; TOLEDO, Paulo Antônio Soares. Os Fundamentos da Física. São Paulo: Moderna, 2006. v. 1, 2, 3.

MATEMÁTICA

CONJUNTOS NUMÉRICOS

Números naturais e inteiros: indução finita, divisibilidade, mínimo múltiplo comum, máximo divisor comum e decomposição em fatores primos. Números racionais e reais: operações e propriedades, relações de ordem, valor absoluto e desigualdades. Números complexos: forma algébrica e trigonométrica. Representação no plano, complexo conjugado e operações. Raízes da unidade. Sequências: progressões aritméticas e geométricas.

POLINÔMIOS
Conceito, grau e propriedades fundamentais. Operações, divisibilidade por "x - a" e dispositivo prático de Briot-Ruffini.

EQUAÇÕES ALGÉBRICAS

Definição, raízes e multiplicidade. Teorema Fundamental da Álgebra. Relações entre coeficientes e raízes. Pesquisa de raízes múltiplas. Raízes reais e complexas.

ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE

Arranjos, Permutações, Fatorial e Combinações. Números binomiais. Triângulo de Pascal e Binômio de Newton. Probabilidade: Definição, Probabilidade Condicional, Eventos Independentes e Distribuição Binomial de Probabilidades.

MATRIZES, DETERMINANTES E SISTEMAS LINEARES
Matrizes: conceito, tipos especiais, operações e matriz inversa. Determinantes: conceito, resolução, propriedades e aplicações. Sistemas lineares: resolução e discussão.

GEOMETRIA ANALÍTICA

Coordenadas cartesianas. Distância entre dois pontos. Estudo da reta: equação geral, reduzida, segmentaria, paramétricas e normal. Interseção, paralelismo e perpendicularismo. Distância de um ponto a uma reta. Área de um triângulo e condição de alinhamento de três pontos. Equação da circunferência: tangências e interseções. Elipse, hipérbole e parábola: elementos e equações.

FUNÇÕES

Domínio, contradomínio e imagem de uma função. Funções injetoras, sobrejetoras e bijetoras. Funções compostas, inversa, pares e ímpares. Funções: linear, quadrática, exponencial, logarítmica, modular e recíproca. Propriedades. Resolução de equações e inequações. Representação gráfica de funções.

TRIGONOMETRIA

Arcos e ângulos: definições, medidas e relações entre arcos. Funções trigonométricas e funções trigonométricas inversas. Relações fundamentais. Relações e Identidades. Redução ao 1° quadrante. Adição, subtração, duplicação e bissecção de arcos. Transformação em produto. Equações e inequações trigonométricas. Resolução de triângulos. Lei dos senos e dos cossenos.

GEOMETRIA PLANA

Congruência de figuras planas. Semelhança de triângulos. Relações métricas nos triângulos, polígonos regulares e círculos. Áreas de polígonos, círculo, coroa e setor circular.

GEOMETRIA ESPACIAL

Retas e planos no espaço. Paralelismo e perpendicularismo. Ângulos diedros e ângulos poliedros, Poliedros regulares. Prismas, pirâmides e respectivos troncos: cálculo de áreas e volumes. Cilindro, cone e esfera: cálculo de áreas e volumes.

ESTATÍSTICA DESCRITIVA

Introdução; Conceitos básicos: população e amostra, variável. Frequência absoluta e relativa; porcentagem; tabelas de frequência. Gráficos estatísticos: gráficos de barras, gráficos de linhas (poligonal), gráficos de setores, histograma. Medidas de centralidade e variabilidade: média aritmética, média aritmética ponderada, mediana, moda. Medidas de dispersão (ou variabilidade): desvio médio; variância; desvio padrão. Medidas de centralidade e dispersão para dados agrupados: média, mediana, classe modal, variância e desvio padrão.

BIBLIOGRAFIA

IEZZI, Gelson.Fundamentos de matemática elementar. 8. ed. São Paulo: Atual, 2004. v. 1.
IEZZI, Gelson. Fundamentos de matemática elementar. 9 ed São Paulo: Atual, 2004. v. 2.
IEZZI, Gelson. Fundamentos de matemática elementar. 8 ed São Paulo: Atual, 2004. v. 3.
IEZZI, Gelson; HAZZAN, Samuel. Fundamentos da matemática elementar. 7. ed. São Paulo: Atual, 2004. v. 4.
HAZZAN, Samuel. Fundamentos da matemática elementar. 7. ed. São Paulo: Atual, 2004. v.5.
IEZZI, Gelson. Fundamentos de matemática elementar. 7 ed São Paulo: Atual, 2005. v. 6.

IEZZI, Gelson. Fundamentos de matemática elementar. 5 ed São Paulo: Atual, 2005. v. 7.

DOLCE, Osvaldo; POMPEU, José Nicolau. Fundamentos de matemática elementar. 8. ed. São Paulo: Atual, 2005. v. 9.

DOLCE, Osvaldo; POMPEU, José Nicolau. Fundamentos de matemática elementar. 6. ed. São Paulo: Atual, 2005. v.10.

IEZZI, Gelson et al. Matemática, ciências e aplicações. Ensino Médio. 5. ed. São Paulo. Atual, 2010. v. 1, 2, 3.

LÍNGUA INGLESA

COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

ESTRUTURAS GRAMATICAIS
Substantivos: gênero, número, contáveis e incontáveis. Pronomes: pessoal, oblíquo, possessivo, reflexivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo. Adjetivos: graus comparativo e superlativo. Preposições. Conjunções. Advérbios. Numerais. Artigos: definidos e indefinidos. Verbos: tempos, modos, formas e vozes. Caso possessivo. Question tag e respostas curtas. Estrutura da oração. Período composto: orações condicionais, relativas, apositivas, etc. Discursos: direto e indireto.

BIBLIOGRAFIA
OXFORD Advanced Learners Dictionary. 7. ed. Oxford, 2005.
DICTIONARY of English Language and Culture 3 ed São Paulo: Pearson Longman, 2000.
SWAN, Michael; WALTER, Catherine. The good grammar book. Oxford, 2001.
FUCHS, Marjorie; BONNER, Margaret. Grammar express intermediatc. Longman, 2002.
BOLTON, David; GOODEY, Noel. English grammar in steps. Richmond Publishing, 1996.
RILEY, David HUGHES, John. Practical grammar level 2. Heinle Cencage learning, 2010.

LÍNGUA PORTUGUESA

ESTUDO DE TEXTO
Intelecção de textos literários e não literários, verbais e não verbais.

GRAMÁTICA
Fonologia: fonemas, encontros consonantais e vocálicos, dígrafos, divisão silábica, acentuação
gráfica e ortografia (conforme a nova ortografia). Morfologia: estrutura das palavras, formação de palavras, classes de palavras: classificação, flexão e emprego (substantivo, adjetivo, artigo, numerais, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição). Sintaxe: análise sintática da oração, análise sintática do período, pontuação, regência e concordância, estudo da crase, colocação pronominal.

SEMÂNTICA E ESTILÍSTICA
Variedades linguísticas. Sinonímia e antonímia, hiponímia e hiperonímia, polissemia, ambiguidade. Denotação e Conotação, figuras de linguagem, funções da linguagem, e vícios da linguagem. Versificação.

BIBLIOGRAFIA
MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da língua portuguesa 10 ed São Paulo: Saraiva, 2009.

SAVIOLI, Francisco Platão; FIORIN, José Luiz. Para entender o texto. 16. ed. São Paulo: Editora Ática, 2000.
SAVIOLI, Francisco Platão; FIORIN, José Luiz. Lições de texto: leitura e redação. 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 1997.

Tópico: Aeronáutica

Compartilhe

Comentários

Mais Guia do Concurseiro