Características da organizadora Instituto AOCP

Candidatos não devem confundir "Instituto AOCP" com "AOCP", pois ambos são pessoas jurídicas distintas.

O Instituto AOCP é uma associação civil sem fins econômicos, de caráter organizacional, filantrópico, assistencial, promocional, recreativo e educacional, sem cunho político ou partidário. Vale ressaltar que os candidatos não devem confundir "Instituto AOCP" com "AOCP", pois ambos são pessoas jurídicas distintas, isto é, não são a mesma entidade.

A AOCP é mais voltada para a realização de concursos nos âmbitos estadual e municipal, enquanto que o Instituto AOCP atua - preferencialmente - nos concursos de órgãos federais. Por exemplo, o Instituto AOCP é responsável por concursos de peso, tais como: AESP, UFBA, TRE 5, MP-BA, IFBA, enquanto que a AOCP realizou concursos como os de Juiz de Fora, SUSIPE, CINBESA, IPAMB e DESENBAHIA. Mas a lista de certames é bem vasta, comprovando que tais empresas são experientes e capacitadas, indicando também que uma farta quantidade de provas anteriores está à disposição

De acordo com a assessoria do Instituto AOCP, os examinadores que elaboram as provas da AOCP não são os mesmos que elaboram as provas do Instituto AOCP. Dessa forma, recomenda-se aos candidatos que, quando forem estudar por provas anteriores, prefiram a banca com a correspondência exata (por exemplo: se for participar de novo concurso realizado pela AOCP, resolva provas anteriores da AOCP, e não do Instituto AOCP).

Estilo de provas

Antes de abordar o estilo das provas do Instituto AOCP, é preciso enfatizar que os candidatos não devem buscar um padrão de perfil de banca no qual se possa confiar totalmente. Durante a preparação, o mais acertado é estudar o conteúdo e resolver muitas provas anteriores da banca, pois o estilo sofre alterações, de acordo com o momento e o cargo em disputa.

Porém, no geral, as provas do Instituto AOCP são predominantemente na modalidade de múltipla escolha, com cinco alternativas de resposta e apenas uma correta. No entanto, na história dos seus concursos, em pelo menos dois recentes, as questões foram no formato de CERTO e ERRADO: um é o da Polícia Militar - CE (provas já aplicadas) e outro é o da UFBA (provas ainda a serem aplicadas no final de outubro de 2017). Nesses dois últimos casos, nas questões erradas - assim como já acontece com as provas do Cebraspe - descontam-se pontos.

Professores, em geral, apontam que o estilo das questões dessas bancas é bastante parecido com o de bancas nacionalmente já conhecidas, a exemplo, de Cesgranrio, Fundação Carlos Chagas, Instituto Quadrix (nas de múltipla escolha) e até mesmo Cebraspe (nas de C e E).

Professores destacam também que, nas questões de Português, os textos para intepretação e análise costumam ser relativamente extensos e a ênfase nas questões é a cobrança de gramática tradicional, normativa (regras gramaticais, em geral). Questões de Raciocínio Lógico lembram bastante as questões da FCC.

Compartilhe

Comentários

Mais Guia do Concurseiro