Características principais da banca CETRO Concursos

Confira as principais características presentes nas provas das dezenas de concursos já organizados pela CETRO.

A CETRO Concursos Públicos está há mais de 25 anos nesse mercado que envolve a realização de concursos públicos, processos seletivos, capacitação profissional, avaliação psicológica, consultoria na área pública, treinamento para empresas públicas e privadas, e avaliação educacional. Suas provas basicamente seguem o padrão já usual nas centenas de concursos públicos abertos frequentemente em todo o Brasil: elabora provas com questões questões de múltipla escolha, geralmente com cinco alternativas cada, que terão uma única resposta correta. Para determinados cargos, podem ser aplicadas provas discursivas.

Apostilas para concursos realizados pela CETRO:

A banca possui, desde 1993, o Sistema Random, adotado, posteriormente, por outras empresas. Aliado a isso, ela também utiliza o embaralhamento de questões e/ou alternativas, a fim de aumentar o sigilo de suas provas. Outro aspecto conhecido da banca é o propalado sistema contra fraudes, no qual somente ocorre a liberação dos gabaritos das provas em um ou dois dias após a data da aplicação. Também elabora provas adequadas para candidatos com deficiência, a exemplo do uso da linguagem Braille.

Antes de qualquer dica específica sobre o estilo das organizadoras, é preciso alertar para o fato de que, como as bancas não são totalmente previsíveis, o importante é o candidato "domine" o máximo de provas anteriores. Pesquisando atentamente, o candidato verá que concursos muito relevantes (de médio porte) já foram executados por ela, a exemplo de: INMET (MAPA), Liquigás, AMAZUL, IMBEL, diversas prefeituras, conselhos regionais, ANVISA, AEB e dezenas de outros.

No tocante às provas de lingua portuguesa, por exemplo, segundo o professor Fernando Pestana, a CETRO aplica muitos textos do tipo dissertativo-argumentativos e também narrativos (crônicas), principalmente nas provas para o nível superior (porém, não é o caso deste concurso). Em Legislação, a "letra de lei" ainda é predominante nas questões, o que acaba valorizando a memorização do texto previsto.

Embora seja importante a recorrência a provas anteriores, consultores e professores apontam que ela valoriza um certo ineditismo nas questões. Portanto, embora não se possa descuidar da consulta às provas anteriores, começando pelas mais recentes, os candidatos precisam estar psicologicamente preparados para o que der e vier no dia das provas.


Compartilhe

Comentários

Mais Guia do Concurseiro