Aos 17 anos e sem concluir o nível médio posso fazer concursos?

Cada vez mais cedo as pessoas buscam a estabilidade, até mesmo antes de terminar o ensino médio. E as dúvidas surgem entre os adolescentes.

A crise econômica e o consequente desemprego tem feito do mundo dos concursos um dos caminhos mais procurados para adentrar ao mercado de trabalho. Cada vez mais cedo as pessoas buscam a estabilidade, até mesmo antes de terminar o ensino médio.

A estudante Cris Nunes, 17 anos, mora no estado do Pará, está no 3º ano do ensino médio e já pode ser considerada uma concurseira. Ela vai à escola pela manhã e à tarde divide o tempo entre as disciplinas escolares e as matérias principais que caem na maioria dos concursos para ensino médio.

"Para o concurso eu estudo português, matemática, informática e raciocínio lógico. Minha mãe trabalha na iniciativa privada e sempre vi as suas dificuldades em conseguir um emprego. Meu sonho é ter a estabilidade e depois fazer a faculdade de administração. Sem a remuneração não tenho como pagar o meu curso", afirma a estudante.

No caso de Cris, assim como de muitos outros estudantes, é uma excelente iniciativa começar cedo os estudos para o concurso público, porém, surge uma dúvida. Com 17 anos ela poderia assumir o cargo?

Segundo a legislação brasileira, mesmo que seja aprovada no certame, ela não poderia assumir a vaga, pois os menores de 18 anos podem realizar as provas do concurso, mas só poderão tomar posse se na data do ato estiverem com 18 anos completos. Nos concursos, os requisitos só precisam ser comprovados no momento da posse.

Então,  mesmo que só possam ser nomeados aos 18 anos, cabe a esses concurseiros continuar os estudos e focar nas disciplinas que fazem parte do conteúdo programático das seleções que pretendem participar.

Texto e reportagem: Carolina Seixas

Compartilhe

Comentários

Mais Guia do Concurseiro