Conhecendo a organizadora Consulplan

A Consulplan é uma das mais importantes organizadoras do país, que teve o seu estilo avaliado com intuito de ajudar o estudante a direcionar os seus esforços.

Apesar da suspensão de autorizações para concursos em 2016, medida integrante do ajuste fiscal do governo federal, os interessados em uma vaga no serviço público não devem abandonar os estudos. Além de estudar o conteúdo programático, o concurseiro deve conhecer o estilo da banca organizadora que irá realizar a seleção.

O Concursos no Brasil dá continuidade à série de artigos denominada “Conhecendo a organizadora”. E desta vez, a banca analisada é a Consulplan, uma das mais importantes organizadoras do país, que teve o seu estilo avaliado com intuito de ajudar o estudante a direcionar os seus esforços e alcançar a tão sonhada vaga no serviço público.

É importante destacar que a Consulplan já realizou processos seletivos e concursos públicos de prefeituras, Correios, IBGE, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral, Embrapa, Aeronáutica, Ministério da Educação, entre outros. Essa organizadora, geralmente, elabora provas com textos curtos e enfoque didático. Observa-se continuamente o uso de textos retirados de jornais e material literário. Em relação aos concursos que cobram questões de Direito e leis específicas, a banca exige conhecimento estrito da lei.

Para obter êxito, o concurseiro, além de estudar o conteúdo programático, deve realizar questões de provas anteriores para ter afinidade com o perfil da organizadora. A Consulplan costuma utilizar poucas imagens nas provas, deixando a interpretação a cargo do candidato.

Geralmente, as provas que causam menos dificuldades entre os candidatos é a de informática. Na maioria das provas são questionados assuntos cotidianos daqueles que utilizam o computador. Portanto, estudar todo o assunto e realizar simulados com questões anteriores da Consulplan pode ser o diferencial para alcançar o objetivo.

Compartilhe

Comentários

Mais Guia do Concurseiro