Concursos municipais: uma boa pedida?

Dicas para ter sucesso na maratona dos concursos para prefeituras.

Apesar do foco de muitos concurseiros estar voltado para concursos de alta concorrência, aqueles de visibilidade, principalmente devido aos ótimos salários e às possibilidades de avanço significativo na carreira, é importante saber que concursos realizados por prefeituras têm sido bem mais buscados atualmente. Isso é perceptível principalmente nas concorrências para funções de nível Médio, já que muitas pessoas têm enquadrado essas possibilidades no rol daqueles chamados "concursos-escada". Assim, muitos participantes de concursos municipais geralmente buscam uma aprovação para que possam ter condições melhores de se preparar para outras empreitadas.

Para início de conversa, um aspecto que merece ser levando em conta nesses certames é a transparência: "quanto mais uma prefeitura municipal age 'dentro da lei' no que se refere aos concursos que promove, mais as pessoas - e a opinião pública - tendem a dar credibilidade aos seus certames", lembra o professor Alberto Vicente Silva. "Nos últimos anos, o que todo concurseiro espera é que as últimas denúncias envolvendo seleções públicas fraudulentas possam ter servido de exemplo para todo o país, para todo gestor - e em qualquer esfera", conclui o professor e escritor. Dessa forma, é muito aconselhável que quem estiver tentando uma chance na área municipal não deve apenas se empenhar com dedicação aos estudos, mas deve permanecer atento a todos os atos administrativos que envolvam o referido processo.

A dica, portanto, é ter o hábito de acompanhar os processos que se relacionem ao concurso almejado. Se a prefeitura tem uma infraestrutura de comunicação online eficiente, salve até mesmos os links de publicações oficiais para frequentemente acompanhar as convocações diversas (imprima o que puder também). Se não for possível dessa forma, acompanhe as publicações impressas com a máxima frequência possível (tire cópias delas). Lembre-se: em qualquer possível batalha judicial, vence quem tiver mais informação, defender melhor os seus direitos, ou seja, quem souber utilizar melhor as provas cabais que juntou...

Uma outra dica é, como nos casos de outros concursos, também conhecer qual a organizadora contratada, o seu histórico de concursos realizados (lembra da credibilidade?) e como é sua metodologia de cobrança dos conteúdo nas provas, sejam elas objetivas ou discursivas. Isso pode também fazer a diferença, embora pareça bobagem.

A terceira e última recomendação é válida para qualquer certame: saiba selecionar os melhores materiais de estudo. Em muitas circunstâncias, poderão aparecer ofertas de materias de estudo que nem sempre são de qualidade para a preparação. Se optar por esses materias, sempre que possível, procure outras fontes de informação, para enriquecer seus conhecimentos.

Gente que fez

A auxiliar administrativa Antônia Santos, 45 anos, trabalha na secretaria de uma escola pública na Bahia. Conseguiu ser aprovada ao estudar com afinco, tendo consciência das características da fundação examinadora e treinar para cada avaliação, se cobrando sempre. "Isso me ajudou demais, a ponto de eu estar há quatro anos no funcionalismo público".

Uma vantagem de alguns concursos municipais, no caso, aqueles voltados para o nível médio, é a não exigência da prova de títulos. Mais um motivo para o candidato se concentrar nas provas objetivas e/ou de redação, separando horas do dia para revisar cada disciplina e treinar para a escrita.

Com este exemplo, a funcionária pública Simone Cerqueira, que trabalha como auxiliar administrativa de um hospital municipal baiano, conseguiu ser aprovada e hoje tem a estabilidade que procurava. No entanto, ela aconselha que, seja qual for o concurso, municipal ou não, o importante é fazer o que se gosta e não apenas se apegar a salários e à estabilidade. "A gente vai lidar com o cidadão. Um governo municipal junto com seus órgãos é constituído para o bem da cidadania, por isso é importante entrar para também querer servir", disse Simone.     

alberto@concursosnobrasil.com.br

Compartilhe

Comentários

Mais Guia do Concurseiro