Fazer cursinho presencial ou estudar em casa: o que você prefere?

Existe concurseiro que ainda está atrelado à mentalidade de que somente cursinho presencial funciona... Confira dicas de um concurseiro experiente que investiu em outras formas de estudar e obteve bons resultados.

*Há ainda tanta lamentação e ilusão nesse universo concurseiro, quando o assunto é se preparar para fazer uma prova! Sinceramente, fico assustado com toda essa dependência de cursinho presencial que as pessoas demonstram ter, em pleno século 21! E mais: tem gente que ainda acha que encontrará sempre um alguém que cairá do céu para indicar os materiais certinhos para se preparar para um determinado concurso, tudo de bandeja...

Por isso, em verdade, eu posso dizer: se você ainda precisa de um "professor-babá" para dar o conteúdo na boquinha, reveja os seus conceitos e amadureça! O professor não estará ao seu lado na hora da prova (isso se ele tiver condições de ser aprovado, porque não são todos que conseguiriam. Uma estimativa minha indica que 90 a 95% dos professores que lecionam por aí não seriam aprovados em concursos de alto nível...)!

Fui aprovado em um concurso para um cargo excelente e disputadíssimo, com remuneração acima de R$ 20 mil estudando em casa, por material impresso, vídeo-aulas e fazendo várias baterias de questões. Logo, eu posso afirmar com propriedade: é possível e viável estudar em casa e ser aprovado! Tenho inúmeros amigos nesta mesma situação, os quais poderiam pagar por um pacote de aulas em cursinhos, mas preferem estudar sozinhos.

A explicação para tal escolha é simples: essas pessoas rendem melhor assim - tanto é que hoje várias delas são magistrados, promotores, auditores, policiais federais, etc.).  Atualmente, há excelentes cursos online com material de qualidade (não gostaria de citar marcas, mas nesses caso, listarei sem qualquer ordem de relevância: "Renato Saraiva", "Ponto dos Concursos", "Aprova Concursos", "Estratégia Concursos", "FMB", "1001 Concursos", "Gran Cursos", e poderia passar mais tempo aqui listando várias outras, sem necessariamente estar fazendo marketing gratuito).

Curso online, no meu caso (e no das várias pessoas que conheço), é um bom ponto de partida, mas não é o bastante. Além deles, adquira livros resumidos e de boa qualidade voltados para concursos (há também diversas e boas editoras: "Impetus", "Juspodivm", "Gen", etc) e os devore.

Estabeleça em seu cronograma a alternância entre leituras e resolução de baterias de questões de provas anteriores de concursos (em média, você precisará de ao menos cinco leituras, dependendo do grau de complexidade da matéria, depois de um tempo, com o conteúdo já fixado, já conseguirá fazer revisões rápidas e revisará livros de 500 ou 600 páginas, pelos grifos, em um ou dois dias).

A outra dica fundamental, portanto, é: inscreva-se em um bom site de resolução de questões ou baixe as provas para que possa resolver questões à exaustão. Verifique na lei, nos livros ou no caderno onde está a resposta e entenda por qual motivo errou ou acertou a questão e grife. Faça isso com 50 provas de cargos similares aos quais você quer concorrer. Por exemplo, se vc quer ser Analista de Tribunal e a banca é o Cespe, faça 50 provas de Direito Constitucional de Analista e Técnico Judiciário do Cespe, 50 provas de Direito Administrativo, e por aí vai. Tenho um amigo que fez 100 provas de cada matéria (totalizando mais de 10 mil questões resolvidas). Hoje ele é juiz.

Por fim, revise, revise e revise. E revise aquilo que você erra mais com mais frequência. Dá trabalho? Dá sim, e muito!!! Afinal, é bem mais cômodo sentar numa sala de aula e achar que a aprovação cairá do céu. Mas lembre-se de que, numa sala de aula de cursinho, somente um ou dois alunos serão bem-sucedidos.

Um forte abraço

*Artigo de contribuição do nosso leitor concurseiro João Luis (editado para o Concursos no Brasil - alberto@concursosnobrasil.com.br)

Comentários

  1. Rodrigo disse:

    Boa tarde! Parabéns pelo blog. Disponibilizamos em nosso site várias apostilas digitais gratuitamente, quem quiser segue o link: http://www.virtualconcursos

    Responder
  2. Júlio César disse:

    Prefiro estudar individualmente pois boa parte do conteúdo de diversos concursos é de leitura e mais leitura, cursinho preparatório é mais indicado para disciplinas como matemática e português, os demais prefiro individual.

    Responder
  3. Flávio Joaquim De Santana disse:

    Muito boa as dicas e isso ae valeu mesmo

    poderia recomendar site com assuntos provas e questões para concurso anteriores

    eu agradeço

    Responder
  4. Waldemir.A.B.Filho disse:

    Muito bom.

    Responder
  5. Rosaneide O Fernandes disse:

    Concordo com o João,há mais ou menos um ano eu faço esse trajeto,cadastrei-me num site de questões de provas anteriores do concurso do qual pretendo,imprimir várias provas, durante o dia estudo nos livros á noite respondo questões, é muito bom bem proveitoso além do mais o concurso está previsto ainda para esse ano espero que demore o bastante pra que de tempo a todos.

    Responder
    • Júlia Azevedo disse:

      Olá Rosaneide, qual é o site que você se cadastrou para conseguir as provas? Eu sou iniciante para concursos! Brigada

      Responder
    • André disse:

      Também faço a mesma coisa porém trabalho o que dificulta um pouco, mas não deixo isso me abater, porém tenho que praticar mais

      Responder
  6. Tania disse:

    Estudar em casa e otimo so tem que ter responsabilidade e determinacao mesmo sabendo o quanto e dificil .

    Responder
  7. Valdelice disse:

    Olá boa tarde, poderia me orientar ainda não consegui um método de estudo eficiente para mim. fico perdida um dia estudo uma matéria no outro dia outra mas percebo que não estou rendendo como deveria!Ainda estou no básico ensino médio cargos mas simples.Me ajude por favor!!

    Responder
  8. James Viana Santos disse:

    Olá boa tarde!! vai me ajudar! e os concorrentes também...

    Responder
  9. Marcos disse:

    Discordo, pois os professores não se formaram a toa, com certeza temos muitas dúvidas, que sozinho fica mais díficil tira-la.

    Responder
  10. Caio Henrique disse:

    Você é o seu melhor professor.
    Tenho isso comigo

    Responder
  11. Marcos Roberto Da Silva Carneiro disse:

    Boa noite.
    Sou de Betim, estudante à distância em Gestão de Recurso Humanos, e trabalho 8 horas diárias. Passei meus estudos presenciais para distância para evitar gastos e economizar: gasolina, tempo, e lanches.
    Minha pergunta está relacionada ao pedido de uma orientação, dica ou algo assim sobre como achar tempo, acaso eu estude on-line, independente de ser gratuito ou pago?

    Aguardo retorno.
    Abraços e sucesso ao site.

    Responder
  12. Jessica Lorranna disse:

    Oii legal gostei sua dica quero tbm muitas provas cada matérias eu tbm vou estudar muitos gostaria passa link para mim meu sonho passar concurso de qualquer bancária pode ser correio banco do Brasil caixa e outros vou fazer vários concurso para passar se deus quiser.

    Responder
  13. Fabio disse:

    JÁ PASSEI EM 4 CONCURSOS ESTUDANDO EM CASA,TRABALHEI EM 2 QUE FUI APROVADO E CONTINUO ESTUDANDO ATÉ CONSEGUIR O QUE DESEJO,EM CASA DÁ PARA ESTUDAR É SÓ TER DISCIPLINA.

    Responder
  14. Douglas Araujo disse:

    Parabéns pelo artigo, muito interessante. Acredito que muitas pessoas estão na mesma situação que eu me encontro no momento. Tenho 24 anos e apenas tenho o ensino médio e como a maioria dos brasileiros eu estou com a situação financeira difícil. Já pensei por diversas vezes entrar na faculdade (Aliás já entrei duas vezes e cancelei as duas depois de certo tempo), fico motivado por dias, penso em realizar todos os meus objetivos, mas depois de meses fico desmotivado profundamente. Me lembro das dívidas, do salário baixo que ganho, das coisas que gostaria de possuir e não faço a minima idéia de quando irei ter e assim por diante. Tenho força de vontade de vontade de me entregar para a vida de concurseiro, o meu problema é que na primeira dificuldade irei cair e começar tudo isso novamente. Quero vencer na vida, ter o que eu sempre sonhei e poder da uma vida melhor para mim e as pessoas que estão ao meu lado.

    Responder
    • André disse:

      Cara também estou na mesma situação que você, mas não desanime tente continue é difícil mas com garra e força de vontade você consegue sim, e tenho que certeza que eu e você estaremos aqui em breve não dando depoimento de lamuria e sim de vencedores e nossas famílias sentirão orgulho da gente Boa sorte.

      Responder
    • Nayara disse:

      Douglas, quando leio seu texto percebo tristeza nas linhas, tenho a mesma idade que você e tudo que consegui na vida foi com muita dificuldade, estou no último semestre de psicologia, curso que ganhei através de uma bolsa prouni. Eu entendo perfeitamente o que você diz mas eu acredito que você precisa mudar o foco, olhar para os resultados que você terá quando estudar e a partir disso se mover. Realmente é muito difícil trabalhar com objetivos que serão alcançados a longo prazo mas não fazer nada no presente não irá mudar o futuro. Tenha força e conseguirás, se for preciso busque uma ajuda profissional para fortalecer a auto estima e conseguir resultados mais eficazes. Um abraço e desejo tudo de bom pra você.

      Responder
  15. Andrea disse:

    Gostei muito de suas dicas. Prefiro estudar em casa. Mas ainda não me diciplinei para seguir a rotina de estudo.

    Responder
  16. Bobylan disse:

    Adorei,bom exemplo de se preparar para estudar para o concurso escolhido.

    Responder
  17. Marcela disse:

    Estava bem perdida antes de lê estas dicas, sou do estado de Roraima e pretendo fazer concursos vou estudar em Casa pois já gastei dinheiro em cursinhos,obrigado pela dica.

    Responder
  18. Rolnan Costa Santos disse:

    Parabéns, pelas dicas, é pessoas como você que a brasil necessita,chegarei la pelas suas dicas. obrigadoo!!!

    Responder
  19. Matheus Nascimento disse:

    parabens cara pela dica valeu mesmo

    Responder
  20. Ligia disse:

    Ótimo!!! É sempre bom ler algo que nos anime, que de força para seguir adiante. Valeu a pena a leitura. Abraços. ...

    Responder
  21. Fátima Santos disse:

    ótimas as dicas, eu prefiro estudar individualmente...bem melhor...aliás as provas são individuais....

    Responder
  22. Cláudia Santos disse:

    Ótimo texto!

    Sou funcionária pública e estou indo para o meu segundo concurso, estava na dúvida em adquirir um curso online, mas agora não mais!

    Obrigada!

    Responder
  23. Tairone disse:

    pence atraves desta materia tirei minhas duvidas ja estudo em casa e por influencias e a fazer um cursinho. Mais agora não entrarei pela influencia dos outros. Conheço muitas pessoas que passarão na minha areá que irei fazer estudando em casa, é só ter fé, foco e determinação.

    Responder
  24. Janine Ribeiro disse:

    Excelente texto. Me deixou mais animada e menos preocupada com gastos que pensava ter com cursos presenciais. Primeiro porque moro em cidade pequena e pra fazer cursinho teria que dispor de translocar até a cidade mais próxima (no meu caso a 500 km)que tenha.
    Obrigada pelas dicas e estarei sempre atenta aos experientes para seguir o caminho correto.

    Responder

Deixe o seu comentário

Formulario para Comentário

Mais Guia do Concurseiro