O concurseiro e autossabotagem

O que fazer quando o desejo de se sabotar é mais forte do que deveria ser?

Você já pensou, ao longo de sua vida concurseira, quantas vezes foi derrotado pela autossabotagem? Há diversas formas de autossabotagem, como por exemplo: a desculpa da falta de tempo, a desculpa de que o edital já está aberto e sobrou pouco tempo para se preparar de verdade (por que não pensou no concurso quando estava previsto?), a desculpa da concorrência (quando não haverá concorrência?), a desculpa da escassez de dinheiro (vai esperar ganhar bem?), a preguiça, enfim...

Como queremos otimizar o tempo dos candidatos, reflitamos um pouco sobre a questão da preguiça, que até já foi abordada em outros artigos.

Dias atrás, recebemos uma correspondência de uma candidata, aqui chamada de "Mulher X", que alegava ter um grande sonho, que é o de passar no concurso para Auditor-Fiscal da Receita. "Todo ano começo animada para estudar. O que não me falta é material para estudar e ainda por cima posso comprar os cursos que tenho dificuldade em aprender sozinha... Tempo tenho, não integral mas que dá pra estudar sim", ela diz.

Por esse breve relato inicial, Mulher X demonstra que possui bons motivos para deixar algumas das desculpas mencionadas anteriormente para trás. Ela tem os recursos e o tempo necessário, e ainda demonstra pensar no médio e longo prazo.

O problema dela, na verdade, não é o sonho que tem. São as amarras que a impedem de começar a sair do plano das ideias, acordar do sonho, isto é, ainda que timidamente, iniciar um projeto e colocá-lo em prática, aos pouquinhos.

"Porém, a minha preguiça sempre acaba vencendo, ano após ano. Então, começo a pensar o que está por trás dessa preguiça e acredito que seja o medo de não passar, se dedicar e não conseguir, sabe?

Será, Mulher X?

Antes de mesmo de começar a estudar para Auditora-Fiscal, Mulher X, saiba que você é humana e limitada, uma pessoa que, como todas as outras, nem sempre terá sucesso em tudo (e obviamente, nem sempre fracassará em tudo). Não tenha medo de se dedicar e não passar. Tenha medo, sim, de não se dedicar e não passar! Que pior forma de autossabotagem é esta última, não acha?

Em segundo lugar, sua meta é ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE passar para Auditoria? Por que não vai tentando concursos menos "expressivos", procurar ser bem colocada nos concursos "menores" (sem depreciação, entenda-se). Por outras palavras, por que não tentar subir degrau por degrau?

Já parou para pensar que seu "instinto de autossabotagem" talvez seja ocasionado por tentar atingir o topo da montanha, sem nunca ter feito treinos anteriores? Sem nunca ter feito previsões sobre como será o percurso até o topo da monhanha? Sem nunca ter subido em montanhas menores, respirado o ar lá de cima, imaginado as coisas de baixo, para aos poucos ir ganhando coragem para subidas maiores?

Em terceiro lugar, seu sentimento não é raro, é vivenciado inclusive por pessoas que chegaram, antes de você, ao "topo da montanha dos seus sonhos". Medo se enfrenta, não tem outro jeito de dizer isso. Medo se enfrenta, avalia - se a dimensão desse medo, se era mesmo um medo que tinha razão de dar medo, ou se o medo na verdade era só um alarme falso, um subterfúgio que utilizamos para estacionar...

Em quarto e último lugar, Mulher X, se você tem tantos pontos a favor, por que não pensar claramente em se preparar sem culpas? Sem cobranças consigo mesma? Sem se importar tanto com a opinião dos outros, aquelas do tipo: "olha essa aí, tinha tudo pra passar e fulano que não tinha nada passou".

Sabemos o quanto nada dessa mudança de mentalidade pode ser fácil para você, mas insistimos para que deixe de se colocar numa posição de inferioridade e tenha a dignidade de reconhecer-se capaz de pelo menos tentar, com uma disciplina aceitável.

Pense no que vai ser melhor para você daqui a uns cinco anos: lamentar o tempo perdido ou constatar que aproveitou alguma coisa durante a maratona de estudos. Afinal de contas, com os estudos sempre se aproveita alguma coisa, ainda que eles não levem alguém a um cargo público...

Compartilhe

Comentários

Mais Guia do Concurseiro