O concurseiro e o carnaval
Será que adianta se privar de um lazer de que se gosta simplesmente para ficar imerso nos estudos, mas se sentindo infeliz e não render como deveria?
Faltando poucos dias para o carnaval 2013, o concurseiro Mário César Cerqueira, 33 anos, disse que os dias que antecedem a festa popular representam os seus maiores dias de agonia. Numa luta constante para seguir com o cronograma de estudos, ter concentração nas leituras e ainda ser assíduo nas aulas do cursinho, Mário César revela que sente-se na contramão para ser o funcionário público por lhe faltar a determinação para os estudos em alguns momentos.
Já com o abadá comprado para pular no bloco "Camaleão", um dos mais tradicionais do carnaval de Salvador, o concurseiro disse que sente culpa em ver seus colegas imersos em livros e estudos enquanto ele já nem consegue mais pensar em outra coisa senão no carnaval. "Sinto que fico sem merecer a aprovação. Mas, em tantos anos me dediquei ao máximo e nem por isso fui aprovado. Hoje, tudo que quero é encontrar o equilíbrio para tudo", falou.
O problema é quando se tem que abrir mão de um presente de diversão para um futuro mais seguro. Uma situação como esta, no mínimo, gera uma sensação de conflito e um questionamento de que, até que ponto, uma pessoa deve abrir mão de tudo para ser aprovado em um concurso público,
Mário César assume que, em dias de festa, como o caso do Carnaval, guarda a determinação nos estudos para a quarta-feira de cinzas, quando começa a pensar novamente na sua rotina de concurseiro. Mais amadurecido na trajetória dos concursos públicos, ele fala que tem procurado aprender a administrar sentimentos como a ansiedade e os conflitos. "Entendi que se quero brincar o carnaval, vou ficar mal se estudar; se for estudar; também vou ficar mal por querer estar na festa. O que se deve fazer é ter consciência e mandar estas agonias de pensamento para longe".
Em cima da mesma peça do quarto estão tanto as apostilas quanto o abadá para os dias de folia com a banda Chiclete com Banana. Segundo Mário César, os caminhos são opostos, mas, até mesmo em meio a uma complicada decisão a ser tomada, já é um tempo que se gasta sem estudar para os concursos. "Um concurseiro, antes de qualquer coisa, é um ser humano que precisa também viver as coisas boas", salientou.
Compartilhe
Comentários
Mais Guia do Concurseiro
Vale a pena usar drogas para aumentar rendimento nos estudos?
Estudantes têm recorrido a remédios para aumentar o desempenho nos estudos. Mas será que vale a pena?
Aprenda a lidar com a frustração
Veja 5 dicas básicas para superar as frustrações.
Dicas para elaborar um bom currículo
O mercado de trabalho no Brasil está a cada dia mais competitivo. Veja 5 pontos para se atentar na hora de montar seu currículo.
Estudar para concursos ou iniciar um curso superior?
De todas as dúvidas a menor é sobre o caminho: tem que estudar.
Você sabe ler o edital?
Entender do que o edital se trata é de suma importância para conhecer o concurso público que irá prestar.
Mapa mental como auxilio de estudos para concursos
Conheça este método de estudo e verifique se ele contempla a sua realidade.
Aprenda a fazer revisões da maneira certa
Revisar o conteúdo é parte da rotina de estudos.
Aprenda a aplicar a regra dos 10 minutos para não procrastinar
Crie o hábito de estudar, pelo menos 10 minutos todos os dias. Crie o hábito de não procrastinar em determinadas tarefas todos os dias.
Uso de vídeo aulas para estudar para concursos
Analise a melhor forma de estudar, que se encaixa ao seu perfil, cada caso é um caso. E é necessário que você defina o seu estilo.
Bons hábitos alimentares ajudam no desempenho dos estudos
Além de uma boa rotina de estudos, o concurseiro tem que cuidar do que come.
Como criar o hábito de estudar todos dias
7 dicas para você começar a jornada no mundo dos concursos.
10 dicas para não perder o foco nos estudos
Manter o foco nos estudos é uma tarefa difícil, aqui a gente traz algumas dicas para não deixar que isso aconteça.
Resumo para concursos - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
O ECA teve sua primeira versão em 1990 e, posterior a esse ano, passou por modificações e atualizações no texto integral.
Resumo para concursos públicos: a Lei de Tortura nº 9.455/97
A consumação do crime de tortura se dá tão somente com a simples ocorrência do resultado dor física ou mental; basta que a vítima sofra.
Resumo para concursos: formação de palavras - sufixos e prefixos em inglês
Conhecer a categoria gramatical que cada palavra receberá ao ser modificada a partir da utilização de sufixos ou prefixos é fundamental em inglês.
Dicas para concursos: Ética no Serviço Público
Quando se fala na relação entre ética e moral, é preciso rever que ambos os conceitos estão interligados, são interdependentes, são complementares.
Resumo de Direito Processual Penal: Prisões em flagrante
Entenda neste artigo alguns conceitos do direito processo penal como o flagrante delito, suas espécies e conceitos.
Resumo do PNE (Plano Nacional de Educação) para concursos
Plano Nacional de Educação (PNE) consiste em um conjunto de medidas a serem adotas de forma gradual ao logo dos seus 10 anos de vigência (de 2014 a 2024).
Resumo de Puericultura para provas de concursos
Dicas para as provas de concursos e processos seletivos: noções de puericultura.
Dicas para concursos: a Lei de Licitações (lei nº 8.666/1993)
Está estudando para provas de concursos? Então conheça os aspectos mais relevantes da Lei 8.666/1993 – Licitações e Contratos.