Instituto Rio Branco amplia acesso dos negros à carreira de Diplomata

Lançado processo seletivo para o Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco em 2015 – Bolsa-prêmio de vocação para a diplomacia

Foi lançado pelo Ministério das Relações Exteriores o edital do processo seletivo para o Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco - Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia. A iniciativa do Instituto Rio Branco (IRBr) e do CNPq, com a participação da Secretaria Especial dos Direitos Humanos e outras parcerias, visa ampliar as oportunidades de acesso aos quadros do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e incentivar e apoiar o ingresso de negros na Carreira de Diplomata.

O programa concederá bolsas-prêmio destinadas ao custeio de estudos preparatórios ao Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata. Serão concedidas 36 Bolsas-Prêmio de Vocação para a Diplomacia, sendo 24 pelo IRBr e 12 pelo CNPq, no valor total de R$ 25.000,00, em parcela única. Esse recurso deverá ser utilizado para o custeio de material bibliográfico e para o pagamento de cursos preparatórios ou de professores especializados nas disciplinas exigidas pelo Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, realizado anualmente pelo IRBr.

Requisitos

Os requisitos básicos são:

Ser brasileiro nato;

Ser negro, condição a ser expressa por meio de autodeclaração;

Estar em dia com as obrigações eleitorais;

Estar em dia com as obrigações do serviço militar, para os candidatos do sexo masculino;

Haver concluído curso de graduação de nível superior, em instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), ou estar habilitado a concluir curso dessa natureza até o final de 2015;

Ter completado a idade mínima de 18 anos até a data da publicação do resultado final no processo seletivo.

Inscrição e taxa

A taxa de inscrição é de R$ 100,00 e os interessados devem garantir a participação exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_15_bolsa, de 21 de julho a 31 de julho de 2015.

Processo Seletivo

A primeira etapa do processo seletivo será coordenada pelo Cebraspe/Cespe, sendo constituída de exames de conhecimentos e habilidades do candidato, mediante aplicação de uma prova objetiva de itens relacionados às disciplinas História do Brasil, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Noções de Política Internacional. Essa prova objetiva será realizada na data provável de 13 de setembro de 2015.

A segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá de análise da documentação submetida pelo candidato e de entrevista técnica, realizadas por Comissão Interministerial, constituída para esse fim.

As provas da primeira etapa do processo seletivo serão aplicadas pelo Cespe nas cidades de Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Fortaleza/CE, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA e São Paulo/SP. Já a segunda etapa do processo seletivo será realizada somente na cidade de Brasília/DF.

Fonte: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=16/07/2015&jornal=3&pagina=109&totalArquivos=212

Compartilhe

Comentários

Mais Guia do Concurseiro