Dicas de William Douglas: Bambus, Pedras e a Fila

A ideia de estabelecer prazo para passar, seja em anos ou em número de concursos ou tentativas é equivocada.

*William Douglas

A ideia de estabelecer prazo para passar, seja em anos ou em número de concursos ou tentativas é equivocada. Uma boa demonstração disto é observar a natureza. O bambu chinês, depois de plantado, passa cinco anos sem crescer nada para cima do solo. No sexto ano, chega à impressionante altura de 24 metros. Pela lógica humana, deveria crescer 4 metros por ano. Mas a natureza tem sua lógica.

Da mesma forma, quem está batendo com um martelo em uma pedra pode dar 20 marteladas e não ver nenhum efeito. De repente, a 21ª martelada esmigalha a pedra. Qual foi a martelada que funcionou? A 21ª? Não! A resposta certa é "O conjunto das 21 marteladas".

Você não pode desanimar, achando que os resultados não estão aparecendo. Seu cérebro e sua aprendizagem funcionam pelas regras da natureza. Os resultados só aparecem depois de um tempo. Você vai precisar ficar martelando, mesmo sem ver resultados, até que - aparentemente de repente - as coisas vão acontecer.

Uma  coisa  é  esperar  pelos  resultados.  Isto  acontece  quando  você  está  estudando  regularmente  e  com qualidade, organização e concentração. Outra coisa é o que acontece quando você estuda sem cuidado: os resultados nunca vão aparecer.

Apostilas com conteúdos específicos para todos os concursos públicos:

O que fazer, então? A resposta é simples.

Esteja atento ao seu sistema de estudo, fazendo progressos em suas técnicas e avaliando seus resultados (sem pressa). O tempo vai mostrar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

Como diz o Professor Fábio Gonçalves, quando você começa a estudar para concursos, você entra na fila. Para ficar bem na fila é preciso aprender a estudar, estudar, fazer questões, simulados, persistir... Enfim, ir criando "calo" de concursando. Nos próximos concursos que aparecerem a partir de hoje, dia em que você está lendo esse artigo, irão passar primeiro aqueles que estão há mais tempo na fila, aqueles que já estão pagando o preço do sucesso há mais tempo. Quem está "escolado" é quem vai passar agora. Esses caras, superpreparados, que já estão estudando e treinando há um bom tempo, é que vão passar. Se você é um deles, parabéns. Se você ainda não é, temos uma boa notícia: os mais bem preparados vão passar e sair da fila. Em seguida na fila virão os próximos, aqueles que entraram nela um pouco depois. Se você é um deles, parabéns; se você ainda não é um deles, temos uma boa notícia: esses próximos vão passar daqui a pouco e sair da fila.

Entendeu? Você não tem que se preocupar com os concorrentes, mas apenas em ficar na fila, pois essa fila anda! Existem milhares de concursos e em todos eles os melhores estão sendo aprovados e chamados. Se você ainda não está nessa lista é porque ainda não pagou o preço devido. Pague-o e você terá seu cargo.

Aqui vão algumas dicas:

Fique na fila. Enquanto você estiver seguindo as técnicas de organização e planejamento, estudando e treinando, e fazendo provas, você estará na fila. Se você desanimar e parar de estudar você sai da fila. Assim, não saia da fila. Mesmo que tenha que reduzir o ritmo vez ou outra (doença, problemas etc.), procure estar sempre fazendo sua parte: ficar na fila.

Acelere o passo. Quanto melhor você realizar as atividades básicas de planejamento, estudo e treino, mais rápido você anda na fila, ou seja, você acelera seu passo.

Acalme-se. Existem milhares de vagas. Todos os anos muitos servidores se aposentam, todos os anos as leis criam novos cargos. Todos os anos ocorrem inúmeros concursos e os que já estão mais preparados saem da fila diretamente para o serviço público. Faça sua parte, mas com calma e tranqüilidade. Sua hora vai chegar.

*William Douglas é juiz federal, professor universitário, palestrante e autor de mais de 30 obras, dentre elas o best-seller "Como passar em provas e concursos" - www.williamdouglas.com.br

Comentários

  1. Solange Dias Orestes disse:

    Já prestei uns 5 concursos não passei em nenhum, quase me matei de estudar

    agora tem 5 anos que parei
    Será que devo recomeçar?
    Já estou com quase 54 anos
    hj sou auronoma trabalho com vendas,
    e não estou aguentando mais

    Gostaria muito de trabalhar na área social
    Mas acho que isto esta cada vez mais distante. Estou desanimada

    Responder
    • Marcia disse:

      Claro que você deve continuar,todos nós somos capazes é só acreditar,afinal se dedistir como você vai saber até onde pode chegar????

      Responder
    • Vanessa disse:

      ore a Deus , pois ele quem te ajuda , como fez comigo , passei no concurso do guarujá de auxiliar de cuidador social , mas tinha e tenho muita fé somente nele.

      Responder
      • Marcos disse:

        Muito legal essa colocação em meio a fé pois, ja escutei vários relatos de pessoas que depositaram sua fé em Deus para conquistar algo, inclusive passar em concursos de qualquer ordem...

    • Vanessa disse:

      eu tive que fazer 7 para passar em um de auxiliar de cuidador social , acreditava e ouvia muito a palavra do nosso senhor deus que me deu força e fé para nunca desistir. .

      Responder
    • Cleiton disse:

      Solange, pela sua idade você já é uma vencedora,pois vejo pessoas de meia idade reclamarem que não tiveram oportunidade na vida para estudar e,no momento atual,com tantas oportunidades,ficam colocando a culpa no passado.Procure adquirir bons materiais de estudo,estudar ao máximo,fazer revisões.Não caia no desânimo,o mais difícil você já fez:começar!

      Responder
  2. Ceia Laczynski disse:

    Caro professor William.
    Sou sua admiradora incondicional. Leio várias coisas que escreve e aprendo ótimas lições."Estou na fila", e com muitas esperanças. Obrigada pelos ensinamentos, puxões de orelha e incentivos que nos dá.
    Deus te abençoe sempre! Abs.

    Responder
  3. Felisangela De Souza disse:

    OI William preciso te confessar que no momento em que estou vc so poderia ser estimulo... tb ja estou na fila. obrigada.

    Responder
  4. Vanilda Oliveira Dos Santos disse:

    professor parabéns pela pessoa q conseguiu ser.tenho 47 anos e gostaria q o sr.em suas orações pedisse a Deus p esta vitoria em minha vida.Creio q ele pode todas as coisas,mas temos obrigação de fazermos a nossa parte.obr.vanilda oliveira santos.

    Responder
  5. Rose De Araujo disse:

    Estou estudando para o concurso da Caixa Econômica e falei que esse seria o último pois já fiz outros quatro e não passei, mas diante do que acabei de ler agora quero dizer que não vou desistir e nem sair da fila antes da hora.pois sei que minha hora vai chegar.

    Responder
  6. Renata disse:

    Professor William,
    Muitíssimo obrigada pelos artigos inspiradores e positivos, palestras e livros de sua autoria, dos quais gostei e estou aproveitando muito.
    Diante de tantos desafios e cobranças pessoais, aprecio seus conselhos para me manter "na fila" e perseguir minha meta.
    Agradeço sua preciosa colaboração.
    Que Deus o proteja e ilumine sempre!
    Abraço,
    Renata.

    Responder
  7. Maycon Lacerda disse:

    Hoje não estou estudando por que passei em um seletivo no SENAC e estou ganhando um bom salário, mas ainda não chegou no que eu pretendo ganhar. Quero voltar com tudo e bater firme novamente.
    Muito obrigado pelo seu incentivo William Douglas.

    Responder
  8. Maria Camargo disse:

    Prezado professor Willian, sou uma das pessoas que esta na fila, ela esta caminhando...e eu continuo, as vezes vem um pensamento de desanimo, mas boto logo pra correr... Afinal não é facil ser esposa, mãe, filha, amiga, funcionaria e dona de casa...trabalhar das 08 as 18:30 de segunda a sexta. Mas tenho fiz um cronograma de estudos, sugerido pelo senhor em algum texto que li...mas continuo na fila,com muita força, fé e esperança, uma hora a minha vez vai chegar...obrigada pelo constante incentivo.

    Responder
  9. Francisca disse:

    Você é tudo de bom e um pouco mais. Há mais de 3 anos e meio estou na fila, ás vezes, desanimo pois afila parece não andar, de repente vei uma força e não mim deixar sair da fila. Deus te abençõe amigo.

    Responder
  10. Alessandra Cunha disse:

    Muitas vezes desanimamos ao longo dessa fila cada vez mais longa.
    Porém, sabemos que só conseguimos a vitória mediante muito esforço..
    Suas palavras sábias têm me ajudado a continuar perseverando.
    Abraços

    Responder
  11. Sidnei disse:

    Excelentissimo prof. Willian!

    Também estou na fila, já tive oportunidades de assistir suas palestras...
    Agradeço a Deus por ter o senhor como exemplo, conhecendo sua biografia, continuo sempre motivado...

    Fique com Deus1

    um forte abraço

    Seu aluno

    Sidnei

    Responder
  12. Marcia disse:

    Oi!!!

    Já sou funcionária pública,passei em 5 dos 6 concursos que fiz,agora estou me preparando para mais um,se vou passar nâo sei,só sei que não sou de desistir nunca,parabéns por ser uma pessoa tão positiva!!Que Deus o abençoe sempre!!!

    Responder
    • Vilson disse:

      Marcia, gostaria de saber seu metodo de estudo, pois estudo de 10a 15 h por dia. e ja tentei 4 concursos e nao consegui passar em nehum, principalmente informatica. acho que é minha maneira de estudar.voce pode mim ajudar?
      atenciosamente,
      vilson

      Responder
  13. Jose Roberto disse:

    Prezado William Douglas

    Obrigado pela sua força e motivação atraves dos seus livros e matérias publicadas.
    Em 2010 fiz 9 concursos, estava na fila, quase passei. Porem em 2011 desanimei um pouco, tambem em função de poucos concursos no meu estado (Minas Gerais), mas volto a fila agora em 2012 com muita motivação...em frente sempre....
    Jose Roberto

    Responder
  14. Edson disse:

    Olá William Douglas já faz um bom tempo que venho participando de concursos muitos bati na trave as vezes da vontade de parar com tudo mas como você mesmo disse a fila anda e acho que estou no caminho certo.pois não desistir de estudar.

    Responder
  15. Aldair Melo disse:

    Ultimamente tenho participado de vários concursos, o mais recente foi o do INSS, fiz 45 pontos, mas devido a acontecimentos de ordem pessoal estou até pensando em desistir, ou seja, sair da fila.

    Responder
  16. Jucilene disse:

    Pois é William lendo suas dicas fiquei surpresa como as coisas podem acontecer,realmente nada é fácil mais se persistimos o impossível se concretiza.Continuo na fila cada vez mais,mais e mudando sempre a maneira dos estudos uma hora dessas eu entro.Vou procurar seus livros e saber um pouco mais de você pq vale a pena!!! abraços

    Responder
  17. Roselli Leite disse:

    Professor William fiquei muito tempo na fila estudei muito prestei um concurso e consegui passar na prova fui muito bem classificada mas logo em seguida veio a decepção fui eliminada da 2º fase por apenas 2cm que faltavam para atingir a estatura minima exigida entrei em depressão fiquei muitissimo chateada confesso que me senti muito injustiçada diante de tamanho sacrificio mas depois de menos de um mes já voltei pra fila com toda garra e determinação que uma pessoa tem que ter para alcançar seus objetivos dei a volta por cima estou na fila novamente e bem atenta ao que realmente exige-se no edital vou chegar lá um forte abraço concurseira RoselliLeite.

    Responder
  18. Alexandre Mendes disse:

    Muito obrigado, William! Toda vez que eu perco em um concurso, sinto vontade de me isolar; de me tornar uma ilha...
    Vou limpar as minhas lágrimas provocadas pelo fiasco das respostas de domingo e seguir em frente...

    Responder
  19. Elionai disse:

    william,vc é um exemplo p/ todos que querem alcançar seus objetivos, agradeço que tens dados aos concurseiros, e sempre com humildade. que DEUS continue abençoando VC e sua familia.

    Responder
  20. Salatiel disse:

    Prezado professor Willian,
    você com sua grande experiência vem cada dia mais estimulando as pessoas a estuda,parabéns...

    Responder
  21. Eliete disse:

    estou querendo prestar para o concurso pubrico pois procuro um serviço que me de estabilidade mais nao sei como começar pois sembre trabalhei no comerço e ganho bem mais estou muito cançada

    Responder
  22. Fabio Joao disse:

    ADORO SUAS MATERIAS ESSA SOBRE BAMBUS PEDRAS E A FILA ACHEI INTERESSANTE,JÁ SOU CONCURSADO DA FEBEM,NAO TINHA O MESMO ANIMO QUE TENHO HOJE QUANDO FIZ ESSE CONCURSO,PRETENDO TROCAR DE EMPREGO FIZ UM CURSO TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO ESTOU NA FILA,PARABENS PELAS SUAS OBRAS

    Responder
  23. Fábio Antônio Sirena disse:

    William, só posso agradecer as injeções de estímulo que me atingem ao ler seu livro, como passar em provas e concursos. Em 2011 passei em 14 concursos, esse ano já passei em 3, mas o difícil é aceitar a demora no chamamento dos aprovados. Não defini tempo para ser aprovado, defini só parar ao ser chamado, mas haja paciência, afinal não sou filho do rei nem da nobreza! A mim plebeu resta transformar minha indignação em estímulo para continuar!?!?!?!?
    Em busca de um mundo justo e perfeito continuo minha batalha, e você faz parte desse processo de crescimento interno e profissional.
    Muito obrigado meu irmão.

    Responder
  24. Nercilia disse:

    Nossa !como foi bom ouvir seus conselhos,tomei uma injeção de ânimo.

    Responder
  25. Nercilia disse:

    Nossa !como foi bom ouvir seus conselhos,tomei uma injeção de ânimo.

    Responder
  26. Marcelo Lamim Poffo disse:

    olá sr willian estou com 29 anos comecei a cursar ensino superior pelo motivo de prestar concurso ,tenho uma vontade de trabalhar na area policial mais a 10 anos atras prestei concurso para a pmsc passei
    mais fui eliminado por uma obturação acredita? então decidi a começar uma faculdade para prestar concurso para policia civil ,prf e pf mais só daqui a três anos 2015 pois vou terminar minha faculdade presciso de um animo para não desacreditar .

    Responder
  27. Joel Oliveira De Siqueira disse:

    É, estamos na fila, agradeço ao mestre William Douglas, o grande divisor de águas: foi ter conhecido as obras desse verdadeiro "guru dos concursos", já fui aprovado, mas ainda não fui chamado.
    Estamos no caminho.

    Responder
  28. Ednaldo disse:

    Grande professo William Douglas, quero aqui e de pé lhe agradecer pelos seus ensinamentos. Sou seu fã e admiro muito suas obras já tive acesso a vários livros de sua autoria bem como aqueles que vc tem algumas participações: Como Passar em Provas e Concursos,o manual de um concurseiro do Alex Viégas, Carta aos concursando enfim aprendi muito, e continuo na fila. hoje fiz a prova de DPF, espero ter saído da fila para dar o lugar aqueles que já estão e aos que pretendem entra, porem se isso não ocorrer já desistirei e não largo esta danada desta fila de jeito nenhum em quando não alcançar meu objetivo que é ser o DPF. meu muito obrigado.

    Responder
  29. Tamara disse:

    oi, William, tbm estou na fila, vou fazer um concurso daqui um semana, espero ser aprovada. seu conselho são muito bom pra mim, obrigada .
    ....fica com Deus

    Responder

Deixe o seu comentário

Formulario para Comentário

Mais Dicas de William Douglas