IDM - AC lança edital de processo seletivo

O IDM do Acre abre vaga para bolsista do Pronatec. O profissional vai atuar dando aulas para o curso técnico de Imobilização Ortopédica.

O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica Dom Moacyr Grechi (IDM), no estado do Acre, publicou o seu edital de nº 036/2018, que visa preencher uma vaga de bolsista para atuar no Pronatec, em uma disciplina do curso técnico de Imobilização Ortopédica. A organização deste processo seletivo será feita pelo próprio IDM.

A vaga

O cargo em disputa é o de Mediador de Aprendizagem Mensalista na Zona Urbana e Zona Rural. Este profissional vai atuar nos cursos técnicos do Pronatec, em sua nova modalidade, o Médiotec.

O Mediador de Aprendizagem é responsável por: planejar e ministrar aulas nos Centros de Educação Profissional e Tecnológica, elaborar conteúdos e materiais didáticos, avaliar o desempenho de seus alunos, elaborar relatórios mensais sobre as atividades realizadas, participar dos encontros do Pronatec, Mediotec e com os coordenadores pedagógicos, além de outras atividades pertinentes ao seu cargo.

A remuneração para o bolsista será de R$ 2.250,00 para uma jornada de 30 horas semanais. Para disputar esta vaga, o profissional precisa ter graduação em Fisioterapia ou Ortopedia.

A contratação será temporária e pelo período de doze meses. O profissional selecionado vai atuar no CEFLORA (Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Juruá), no município de Marechal Thaumaturgo, Acre, nos turnos da tarde e noite.

Inscrições

As inscrições serão realizadas apenas presencialmente no Núcleo da Secretaria de Estado de Educação do município de Marechal Thaumaturgo, que fica localizado na rua Mário Lobão, s/n. As inscrições ocorrem nos dias 04 e 05 de julho, das 08 às 18 horas e no dia 06 de julho de 2018, das 08 às 12 horas.

No ato de inscrição o candidato deverá apresentar o formulário de inscrição, devidamente preenchido, seu documento de identidade, seu currículo vitae e cópia de todos os documentos que comprovem suas qualificações.

Provas

Este processo seletivo será composto por análise curricular e prova didática.

A etapa de análise curricular valerá até 60 pontos. Para esta prova serão computados os pontos referentes à experiência profissional na área de formação, experiência profissional com docência em programas educacionais, educação básica, educação técnica e educação superior, além de certificados em cursos de aperfeiçoamento e de especialização, mestrado e doutorado.

A prova didática valerá 40 pontos e será realizada em locais, datas e horários a serem divulgados posteriormente, tanto no Diário Oficial do Estado do Acre, quanto no site do IDM. Esta prova será composta pelo planejamento (valendo 10 pontos), que deverá ser entregue em duas vias, e apresentação (valendo 30 pontos) de uma aula.

O tema da aula será divulgado posteriormente, no edital de convocação para a prova didática. A apresentação da aula terá de 20 a 30 minutos, sendo que, caso o tempo de aula seja inferior ou superior ao tempo estipulado, o candidato será penalizado em cinco pontos.

Validade

O processo seletivo terá validade de um ano, a partir da data de publicação do resultado final e homologação, podendo ser prorrogado por igual período, conforme necessidade do Instituto Dom Moacyr Grechi (IDM-AC).

Edital

Para outras informações, consulte o edital completo, que foi publicado na edição nº 12.336 do Diário Oficial do Acre do dia 04 de julho de 2018. O edital de nº 036/2018 encontra-se na página 73.

Nos anexos do edital estão disponíveis a ficha de inscrição, o roteiro para o planejamento da aula e os requerimentos para recursos.

O pronatec

O bolsista selecionado irá atuar no Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e o valor de sua bolsa é pago através de recurso financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Este programa foi criado pelo governo federal no ano de 2011 e é gerenciado pelo MEC, com o objetivo de aumentar a capacitação profissional de pessoas de baixa renda. Para tanto, o programa oferece cursos técnicos gratuitos.

Dentro do Pronatec, foi criado ainda o Mediotec, área em que o bolsista vai atuar. Ele se refere a ofertas de cursos do Pronatec, porém, dentro do ensino médio. São os chamados cursos técnicos concomitantes onde, ao mesmo tempo, o aluno cursa o ensino médio e o ensino técnico.

O IDM

O Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional Dom Moacyr (IDM) é o órgão responsável por coordenar a política de educação profissional no estado do Acre. Fazem parte do IDM os seguintes centros educacionais:

  • Centro de Educação Profissional e Tecnológica em Serviços Campos Pereira.
  • Centro de Educação Profissional e Tecnológica Roberval Cardoso.
  • Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha.
  • Centro de Educação Profissional e Tecnológica Usina de Arte.
  • Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Juruá – Ceflora.
  • Centro de Educação Profissional e Tecnológica João de Deus.
  • Centro de Educação Profissional e Tecnológica de Gastronomia e Hospitalidade.
  • O Centro de Educação Profissional e Tecnológica de Designer (em fase de implantação).

As atividades do Pronatec são ofertadas pelo IDM desde 2012.

O CEFLORA

Entre os centros acima listados, é no CEFLORA que o bolsista deste edital irá atuar. Este centro surgiu como meio de profissionalizar o público que mora no Vale do Juruá.

O CEFLORA iniciou suas atividades em 2015. O bolsista vai atuar na unidade Marechal Thaumaturgo do Ceflora, mas o centro possui ainda unidades em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Tarauacá, Feijó e Jordão.

A cidade de Marechal Thaumaturgo

O profissional vai trabalhar em Marechal Thaumaturgo, um município que fica no Acre, no Vale do Juruá, próximo da divisa com o Peru. A população do município é de cerca de 18 mil habitantes.

O território do município já pertenceu ao Peru e a sua emancipação aconteceu em 1992, data de sua fundação.

Os únicos meios de transporte até Marechal Thaumaturgo são via aérea e fluvial, uma vez que a cidade está nas margens do Rio Juruá, na foz do rio Amônia.

Marechal Thaumaturgo é o nome do representante das forças armadas que chegou em 1929 no atual território do município, dando origem à sua primeira comunidade.

O último processo seletivo

Em junho de 2018, o IDM - AC abriu 13 vagas para Mediadores de Aprendizagem, também destinadas ao PRONATEC. Estas oportunidades distribuídas entre os municípios de Acrelândia, Cruzeiro do Sul, Plácido de Castro, Rio Branco, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri.

Compartilhe