Concurso SEE - AC abre vagas para Professores

São ofertadas, no concurso SEE - AC (Secretaria da Educação e Esporte do Acre), vagas para Professores. Remuneração é de R$ 2.402,68.

A Secretaria de Estado da Educação e Esporte do Acre (SEE) torna pública a realização, por meio do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo – IBADE, do concurso regido pelo edital n.º 001 SGA/SEE.

O concurso SEE - AC tem o intuito de formar cadastro de reserva para o cargo de Professor nas seguintes disciplinas: ARTES VISUAIS, ARTES CÊNICAS: TEATRO, ARTE - MÚSICA, BIOLOGIA, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO FÍSICA, FILOSOFIA, FÍSICA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, LÍNGUA ESPANHOLA, LÍNGUA INGLESA, LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA e QUÍMICA.

A remuneração inicial desses profissionais será de R$ 2.402,68, por jornada de 30 horas semanais. 

Inscrições

Interessados deverão inscrever-se no concurso via internet, no site www.ibade.org.br (link) do dia 7 de dezembro de 2018 a 6 de janeiro de 2019. O valor da inscrição será de R$ 72,00.

Para os candidatos que não têm acesso à internet, será disponibilizado, no Posto de Inscrição - ANEXO III, microcomputador para viabilizar a efetivação da inscrição.

Poderá solicitar isenção do pagamento do valor da inscrição o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e for membro de família de baixa renda.

Provas concurso SEE - AC

O presente concurso público será composto das seguintes fases:

1ª Fase: Prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;
2ª Fase: Prova discursiva, de caráter classificatório e eliminatório;
3ª Fase: Prova de títulos, de caráter classificatório. 

As fases serão aplicadas nas cidades de Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Tarauacá, conforme opção do candidato no momento da inscrição.

Na data provável de 27 de janeiro de 2019 serão realizadas as provas objetivas, discursivas e a entrega dos títulos. A partir das 12 horas do dia 29 de janeiro será divulgado o gabarito da prova objetiva e a chave de correção da prova discursiva.

DICAS PARA AS PROVAS SEE - AC: Teorias da aprendizagem

Skinner e a teoria comportamentalista ou do condicionamento

Burrhs Frederic Skinner trabalha na sua teoria as consequências do comportamento como definidoras do aprendizado da pessoa, enfatizando a influência do ambiente em que a pessoa está inserida, no processo de aprendizagem. Segundo ele, a aprendizagem está na capacidade de estimular ou reprimir um comportamento desejável ou não.

Skinner aborda o condicionamento operante, que não é hereditário e acontece através de reforços positivos (elogios e recompensas) ou negativos (retirada de algo ou deixar de dar reforço) e de punições positivas (acréscimo de estímulos) ou negativas (retirada de estímulos).

Nessa linha de pensamento o desenvolvimento e aprendizagem são resultantes do comportamento modificado pelas respostas das experiências, reforçadas por estímulos negativos ou positivos presentes no ambiente.

A Teoria construtivista de Jean Piaget

A teoria desenvolvida por Piaget trabalha a construção do conhecimento pela própria criança ou aluno. Piaget não acreditava que a inteligência fosse algo inato, resultado exclusivo do meio em que se insere a criança.

O conhecimento acontece com a interação do sujeito com o meio que o cerca. O aprendizado é construído aos poucos e o conhecimento ou conceito aprendido é resultado da reconstrução de conhecimento pré - existente.

Para Piaget há três tipos de conhecimento do ser humano: conhecimento físico, conhecimento lógico – matemático, conhecimento social.

O desenvolvimento cognitivo, para Piaget, é um processo contínuo com desequilíbrios e equilíbrios de acordo com suas necessidades.

O sujeito pode assimilar conhecimento ou acomodar – se a novos conhecimentos. Ao assimilar, o sujeito desenvolve ações, atribuindo a elas significados a partir de experiências anteriores. Ao acomodar –se a novos conhecimentos, o sujeito modifica esquemas mentais para construir esse novo conhecimento.

Piaget desenvolveu a ideia dos estágios de desenvolvimento, que são quatro: sensório – motor (0 a 2 anos), pré – operacional (2 a 7 anos), operacional - concreto (7 a 11 ou 12 anos) e formal (12 anos em diante).

Abordagem histórico – cultural de Lev Vygotsky

Vygotsky enfoca a importância das interações sociais para o desenvolvimento do indivíduo. O ser humano é caracterizado pelo meio em nasce.

Nessa abordagem, Vygotsky diz que há uma interação contínua entre as condições sociais e biológicas do comportamento humano. A história da sociedade e desenvolvimento humano, caminham juntos.

A aprendizagem e desenvolvimento estão interligados na visão de Vygostky. O ensino é um guia no processo de desenvolvimento intelectual de uma criança. A atividade intelectual não é feita de forma mecânica e nem com repetições impostas por outras pessoas, mas sim através da interação com o outro.

Henry Wallon e a psicologia genética

Henry Wallon trabalha em sua abordagem, o desenvolvimento infantil ligado a vários aspectos como o afetivo, cognitivo e motor, que estão integrados entre si, ou seja, um vai depender do outro.

O destaque na teoria de Wallon fica para o papel da emoção no desenvolvimento sócio - afetivo da criança. A emoção é um meio de sobrevivência para ela e também é fonte de conflitos nas relações com pessoas e objetos.

Wallon elaborou os estágios de desenvolvimento caracterizados como: impulsivo emocional (1 ano de vida), sensório – motor projetivo (1 a 3 anos), Estágio personalista (3 a 6 anos), estágio categorial (6 anos em diante).

De acordo com Wallon, as realizações de um período, contribui para as conquistas do período seguinte. Na educação Wallon destaca a relação de emoção e aprender que são interligadas, por isso, há necessidade de atenção às emoções dos alunos que podem revelar o motivo da dificuldade de aprendizagem.

Wallon aponta a vinculação entre movimentos e inteligência. O ato mental se reflete em atos motores. Não se movimentar se torna obstáculos para a aprendizagem e ler um texto que não se compreende, gera reações faciais que demostram sua dificuldade.

Carl Rogers e a aprendizagem centrada na pessoa

Carl Rogers trabalha uma abordagem em a pessoa tem capacidade de crescimento constante de suas potencialidades. A relação interpessoal é importante para a construção do eu, da confiança em si e no outro. Ela gera autonomia para que a pessoa faça as mudanças em sua vida.

Para o desenvolvimento e aprendizagem, Rogers analisa a relação professor – aluno e diz que esta relação deve ser de confiança mútua. O professor é um facilitador da aprendizagem do aluno e para que ocorra esse processo, ele cita alguns fatores importantes: aceitação, autenticidade, confiança e compreensão empática.

A autenticidade evidencia a honestidade e capacidade de expressar o que sente e não o que é pré estabelecido como verdade pela sociedade.

A confiança é vista por Rogers como a capacidade própria de crescimento e liberdade, é desenvolvimento da autoconfiança.
A liberdade e confiança são adquiridos pelas crianças, segundo Rogers, nas relações interpessoais, especialmente no ambiente escolar e familiar, onde se estruturam, desenvolvendo a liberdade responsável e tornando - as responsáveis pela própria aprendizagem.

Referências bibliográficas:

-[PDF]Fundamentos Psicológicos da Educação - Biblioteca UFPB Virtual
biblioteca.virtual.ufpb.br/files/fundamentos_e_educacao_de_surdos_1462973804.pdf – acessado em 29 e 30/01/2018.
-Piaget, Wallon e Vygotsky: algumas contribuições no ensino ... - UFSM
www.ufsm.br/lec/02_00/Cintia-L&C4.htm – acessado em 30/01/2018.
-(PDF)As compreensões do humano para Skinner, Piaget, Vygotski e Wallon ...
pablo.deassis.net.br/.../As-compreensões-do-humano-para-Skinner-Piaget-Vygotski-e-… - acessado em 29/01/2018.

Atribuições dos profissionais a serem contratados

Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica da escola; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; ministrar aulas nos dias letivos e horas-aulas estabelecidos pela unidade escolar, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; e executar outras atividades correlatas.

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