Processo seletivo DPE AM: oportunidades para estagiários!

O processo seletivo DPE AM contempla vagas em cadastro reserva para graduandos em Direito. Saiba mais detalhes em nossa matéria!

Processo seletivo DPE AM: jovem, com mochila nas costas, saindo de uma casa

O processo seletivo terá seis meses de validade. - Foto: Unsplash

Novo processo seletivo DPE AM (Defensoria Pública do Amazonas)! De acordo com o edital de nº 002/2020, serão fornecidas oportunidades em cadastro reserva para graduandos em Direito.

Os interessados deverão estar cursando pelo menos o quinto período no ato de admissão. Dentre o total de bolsas, cerca de 10% serão reservadas para pessoas com deficiência (PcD).

Vale ressaltar que o edital de abertura passou por uma retificação quanto ao cronograma previsto. Tanto as inscrições como a data das provas foram modificadas. Acompanhe a matéria logo abaixo e fique por dentro de todos os detalhes atualizados!

Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site, como simulados e artigos. Temos certeza de que existe um material feito especialmente para você!

Bolsa-auxílio e carga horária semanal

Todos os candidatos aprovados estarão submetidos a jornadas de 20 horas semanais, com lotação nas unidades da Defensoria Pública do Amazonas (DPE AM).

Além de uma bolsa calculada no valor mensal de R$ 779,00, aqueles que se classificarem também terão direito aos seguintes benefícios:

  • Auxílio-transporte no valor de R$ 167,20;
  • Seguro contra acidentes pessoais.

Inscrições retificadas no processo seletivo DPE AM

Conforme primeira retificação ao edital de abertura, os interessados poderão se inscrever provavelmente entre os dias 11 e 27 de setembro de 2020.

Basta acessar a página específica do processo seletivo e preencher todos os campos do formulário eletrônico. Não haverá quaisquer taxas de inscrição para deferir o procedimento.

Etapas eliminatórias

O processo seletivo DPE AM será composto de provas objetivas e subjetivas, com duração máxima de quatro horas. Ambas as avaliações devem ser aplicadas no dia 11 de outubro de 2020 (data prevista e retificada).

Confira, abaixo, mais detalhes sobre as fases eliminatórias do certame:

  • Provas objetivas: 50 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos específicos da área. Será atribuído o valor de 1,0 ponto para cada acerto (nota máxima de 50,0 pontos);
  • Provas subjetivas (nota máxima de 10,0 pontos): análise do conteúdo jurídico e da norma culta da Língua Portuguesa.

Somente serão classificados aqueles que alcançarem pelo menos 50% de aproveitamento em ambas as avaliações. Ou seja, 25,0 pontos nas provas objetivas e 5,0 pontos nas provas subjetivas.

Validade e mais informações

O processo seletivo terá seis meses de validade. Entretanto, é possível que a Escola Superior da DPE AM prorrogue uma única vez por igual período. Tudo dependerá dos critérios adotados.

O edital de abertura (nº 002/2020) está disponível na página específica para o processo seletivo, bem como a primeira retificação quanto ao cronograma previsto. Não se esqueça de conferir esses materiais antes mesmo de efetuar a sua inscrição!

Sobre a DPE AM

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas é uma instituição que oferece, de forma gratuita, assistência e orientação jurídica. Ela tem o objetivo de promover a defesa dos:

  • Direitos humanos;
  • Direitos individuais;
  • Direitos coletivos; e
  • Direitos daqueles grupos em situação de vulnerabilidade social.

Qualquer pessoa pode solicitar serviços da DPE AM, especialmente se não tiver condições financeiras para contratar um advogado.

Bruno Destéfano
Redator
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos DPE AM diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
UNISOL de Manaus1
Veja todos » Concursos Abertos