Concurso JUCEB - BA: Edital para Tradutor é solicitado pela ALBA

Projeto de Lei propõe a abertura de concurso para Tradutor Juramentado no âmbito da Junta Comercial do Estado da Bahia - JUCEB.

A Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB) poderá lançar edital para contratação de Tradutor Público e Intérprete Comercial (Tradutor Juramentado). A informação foi levada a público por meio do Projeto de Lei nº 23.597/2019, constante do Diário Oficial da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) do dia 08 de outubro de 2019.

O texto prevê que tal concurso seja realizado em um "intervalo não superior a cinco anos, visando o preenchimento de vagas existentes, evitando que o número insuficiente desses profissionais prejudique o atendimento à grande demanda".

Justificativa para o concurso

O Tradutor Juramentado é um profissional altamente necessário para a JUCEB, conforme justificativa do Projeto de Lei. A sua principal atribuição é a de "traduzir documentos estrangeiros para oficializar as relações pessoais, comerciais e jurídicas".

Vale ressaltar que o Tradutor, embora seja concursado, não se caracteriza como servidor público, pois recebe o pagamento pelo serviço prestado diretamente do cliente. Esse valor é tabelado pela JUCEB, dependendo do tipo de documento e da quantidade de laudas.

O deputado proponente, Aderbal Fulco Caldas, ainda informa que o último concurso realizado na Bahia para o referido cargo aconteceu no ano de 2002 e que, no Estado, há apenas 13 tradutores juramentados (destes, apenas um "está apto a realizar tradução do francês para o português").

Último concurso da JUCEB foi realizado em 2015

No último concurso da JUCEB, regido pelo edital nº 01/2015, a meta foi preencher 21 vagas nos cargos de Analista de Registro do Comércio e Técnico de Registro do Comércio. O salário previsto foi de até R$ 2.655,12.

Os candidatos a Analista precisavam ter nível superior em qualquer área de atuação, enquanto que concorrentes ao cargo de Técnico deveriam possuir ensino médio completo ou formação técnica profissionalizante de nível médio.

A seleção dos inscritos foi feita através de prova escrita objetiva e discursiva aplicadas na cidade de Salvador. A banca organizadora foi o IBFC.

Os detalhes estão no link: http://www.ibfc.org.br/concurso/concurso_selecionado/250

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Bahia diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
EBSERHNíveis Médio e Superior1.660
PM BA (Soldados e Bombeiros)Nível Médio1.250
Prefeitura de Feira de SantanaTodos os níveis de escolaridade1.266
PMBANível Superior17
Prefeitura de CandeiasTodos os níveis de escolaridade510
SETRE - BANíveis Médio e Superior63
Veja todos » Concursos Abertos