Concurso UFOB - BA 2018 tem inscrições prorrogadas

Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) prorrogou as inscrições para concurso que oferta 39 vagas na carreira de técnico-administrativo.

A UFOB (Universidade Federal do Oeste da Bahia) prorrogou as inscrições para preenchimento de 39 vagas na carreira técnico-administrativa, com cargos de níveis médio/técnico e superior. Regido pelo edital 38/2018 e suas retificações, o concurso UFOB (BA) 2018 apresenta oportunidades para os quadros permanentes dos campi de Barreiras, Barra, Bom Jesus da Lapa e Luís Eduardo Magalhães.

Inscrições

Os interessados podem se inscrever até às 12h00min do dia 17 de setembro de 2018 no site do Instituto AOCP (http://www.institutoaocp.org.br/concurso.jsp?id=203).

A taxa a ser paga é de R$ 80,00 ou R$ 100,00 para os cargos de nível médio e superior. Aqueles candidatos que possuírem direito à isenção desse pagamento devem seguir os critérios e prazos do edital. Vale ressaltar que, de acordo com retificação, foi incluída a modalidade de isenção para Doador de Medula Óssea.

Cargos concurso UFOB (BA) 2018

Os cargos disponíveis são: Assistente em Administração, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Mecânica, Técnico de Laboratório/Química, Taxidermista, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Audiovisual, Técnico em Contabilidade, Técnico em Telecomunicações, Médico Veterinário, Técnico em Assuntos Educacionais, Assistente Social, Analista de Tecnologia da Informação/Desenvolvimento, Analista de Tecnologia da Informação/Infraestrutura, Arquiteto, Assistente Social, Auditor, Economista, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Farmacêutico, Nutricionista, Técnico Desportivo e Médico/Clínica Médica.

Requisitos

O interessado em ingressar na carreira técnico-administrativa da UFOB deve atender aos seguintes requisitos:

a) ter sido aprovado no concurso público;

b) ser brasileiro nato ou naturalizado ou ainda, no caso de estrangeiro, estar em situação regular no país, por intermédio de visto permanente que o habilite inclusive a trabalhar no território nacional. No caso de ter nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, como prevê a Constituição Federal;

c) ter idade mínima de 18 anos completos, na data da posse;

d) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;

e) não acumular cargos, empregos e funções públicas, exceto aqueles permitidos pela Constituição Federal;

f) estar em dia com as obrigações eleitorais;

g) estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;

h) estar em gozo dos direitos políticos;

i) apresentar, na data da posse, a documentação necessária à comprovação do atendimento aos requisitos mínimos constantes para o cargo;

j) apresentar titulação fornecida por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), devidamente registrada;

k) não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal;

Remuneração inicial

Os aprovados que forem efetivados terão direito a uma remuneração inicial de R$ 2.446,96 ou R$ 4.180,66, acrescida de auxílio alimentação. O regime de trabalho dos novos servidores seguirá o padrão da instituição: 40 horas semanais, exceto para Médicos, que terão jornada de 20 horas.

Provas Concurso UFOB (BA) 2018

O concurso da UFOB (BA) 2018 consistirá de provas escritas compostas por questões de português, administração pública, raciocínio lógico, informática básica e conhecimentos específicos, conforme o cargo pretendido.

As avaliações serão compostas por 85 questões para os cargos de nível médio/técnico e 100 para os de nível superior, a serem aplicadas na cidade de Barreiras (podendo ser aplicadas em cidades vizinhas, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação), no dia provável 21 de outubro de 2018, com quatro horas de duração.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, contado a partir da publicação da sua homologação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da UFOB.

Dicas para as provas da UFOB 2018 - noções de arquivologia

Os documentos que podem ser guardados durante um prazo ou por tempo indeterminado recebem o nome de arquivos. A arquivologia ou arquivística é a ciência que tem por objetivo gerenciar como esses documentos serão guardados.

Lembrando que os arquivos, para serem guardados, devem ter uma utilidade futura. Os arquivos de uma pessoa ou instituição são recebidos por ela mesma ou gerados por ela. Por isso, é diferente de uma biblioteca, onde os livros podem ser comprados ou recebidos por doação.

Os arquivos têm o objetivo de guardar informações úteis para o futuro e são organizados de determinada forma para que quando forem procurados sejam de fácil acesso.

Fundamentos e princípios arquivísticos

Alguns fundamentos e princípios são importantes para a organização na arquivologia. Primeiro, temos o princípio da proveniência, que é o principal: deve se manter a proveniência de cada arquivo, respeitando de onde vieram e não misturando com o de outras pessoas ou instituições. A proveniência traz o contexto em que os arquivos foram criados.

Segundo, temos o princípio do respeito pela ordem original, ou como também é chamado princípio da organicidade, no qual é respeitada a organização estabelecida pela entidade produtora, para preservar a relação entre os documentos como testemunho daquela entidade.

Terceiro, é o princípio da territorialidade. Esse princípio indica que os arquivos devem ficar o próximo possível do local onde foram criados ou emanados, para que assim permaneçam vivos e sejam entendidos da melhor forma possível.

O quarto é o princípio da unicidade, em que os documentos de arquivo devem manter o seu caráter único, independente do seu tipo, forma ou suporte.

O quinto e último princípio é o da indivisibilidade ou integridade, pois prediz que os arquivos devem ser preservados sem mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

Classificação dos documentos

A classificação dos documentos de um arquivo visa organizar e distribuir os arquivos de acordo com uma ordem da entidade produtora. Existem várias maneiras de classificar os documentos de arquivos: podem ser através de numeração ou divididos também por áreas, sessões e assuntos.

Em uma entidade que se queira separar os documentos que vão para arquivo por área, sessão e assunto, primeiro é necessário nomear as áreas, ver quantas sessões diferente há em cada área e quantos assuntos são tratados por aquela área e assim fazer as separações.

À medida que os arquivos forem separados, poderão ser numerados ou nomeados, para que assim fique mais fácil encontrá-los.

Protocolo, registro, tramitação, expedição e arquivamento

O protocolo é um conjunto de operações que organizam os documentos dentro do arquivo, para que assim existam informações dos documentos existentes, data de entrada, tempo de conservação, garantindo o acesso à informação. Ou seja, o protocolo garante a rastreabilidade dos documentos.

Dentro do protocolo temos o registro, tramitação, expedição e arquivamento. O registro é a prática de se cadastrar os documentos recebidos no arquivo em um sistema, que pode ser manual ou informatizado. Os dados registrados servirão para localização do documento futuramente.

A tramitação ou controle da movimentação é a atividade que irá identificar os setores pelos quais passam os documentos, a fim de identifica-los mais rápido se for necessário. Essa tramitação pode ser com sistema informatizado ou manual.

A expedição é o envio do documento ao seu destino. Por fim, o arquivamento propriamente dito é a maneira como os documentos serão armazenados, para que possam ser utilizados futuramente. Esse arquivamento pode ser horizontal (documentos dispostos uns sobre os outros) ou pode ser vertical (documentos organizados uns atrás dos outros).

Vale dizer que ainda se pode dividir os métodos de arquivamento em dois sistemas: o direto e o indireto. No sistema direto a busca pelo documento pode ser feita no próprio lugar onde este está guardado. E no sistema indireto é aquele em que o documento, para ser achado, se deve primeiro fazer uma pesquisa consultando um índice ou um código.

Noções de conservação e preservação de acervos documentais

Os documentos, por passarem muito tempo guardados, podem ser danificados e assim precisam de cuidados especiais. Por esse fator temporal e de manuseio, é importante para a instituição pensar na preservação desse arquivo.

Se o documento já foi danificado, terá que ser restaurado, mas esse processo deve ser feito com as ferramentas corretas e por pessoas especializadas. Se o arquivamento estiver em risco, podendo causar danos em vários arquivos, é necessário fazer uma política de conservação preventiva. Dito isso, o melhor a se fazer pela corporação, portanto, é a adoção de políticas de conservação preventiva, que inclua a eventual restauração dos arquivos.

Saiba mais: Apostilas para as provas da UFOB

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