Concurso UFRB: Inscrição para Técnico-Administrativos; até R$ 4.180,66

Concurso UFRB, organizado pelo Instituto AOCP, abre 16 vagas para técnico-administrativos em educação (TAE). Vencimentos variados de R$ 2.446,96 a R$ 4.180,66.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está promovendo o seu novo edital n° 01/2019 para provimento de cargos da carreira de Técnico-Administrativo em Educação - TAE (concurso UFRB). As vagas requerem escolaridade de nível médio, médio/técnico e superior.

O Instituto AOCP é a organizadora e o concurso oferece 16 vagas para os cargos de Farmacêutico-Bioquímico (1), Tecnólogo/Gestão de Recursos Humanos (1), Assistente em Administração (12 vagas, no total), Técnico de Laboratório - Química (1) e Técnico de Laboratório/Microscopia (1).

Os vencimentos serão variados de R$ 2.446,96 a R$ 4.180,66, em carga horária de 40 horas semanais. A jornada de trabalho poderá ocorrer durante o turno diurno e/ou noturno, com períodos de 8 horas diárias, compreendidos entre 7 horas e 22 horas e 30 minutos, ou, ainda, em regime de plantão, de acordo com as necessidades da Instituição.

As gratificações ou vantagens que poderão ser acrescidas à remuneração serão:

a) Incentivo à Qualificação;
b) Auxílio transporte;
c) Ressarcimento auxílio saúde;
d) Auxílio alimentação.

Inscrição Concurso UFRB

O período inscrição se encerra no dia 15 de julho de 2019 e o valor da taxa de inscrição é de R$ 90,00 ou R$ 120,00.

Os interessados devem acessar o site do Instituto AOCP para efetivar a participação.

Já no pedido de inscrição, o candidato deve optar pela cidade onde realizará as provas: Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro ou Santo Antônio de Jesus. 

Provas em diferentes cidades

Todos os candidatos inscritos ao concurso UFRB se submeterão a provas objetivas escritas. 11 de agosto de 2019Essa prova será aplicada na data provável de 11 de agosto de 2019.

Já a prova prática, para os cargos de Técnico de Laboratório/Microscopia e Técnico de Laboratório/Química, será realizada apenas na cidade de Cruz das Almas.

O concurso será válido por dois anos a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Estudando para as provas: Administração de pessoas - conceito e processos

Como o próprio nome sugere, a administração de pessoas é o conjunto de práticas que envolvem as pessoas que prestam serviços, incluindo treinamento e avaliação.

É comum se imaginar que a administração de pessoas ocorre somente no setor privado, dado que nem sempre é fácil aplicar os conceitos de administração de pessoas neste setor da sociedade.

Entretanto, a administração de pessoas no setor público é essencial para que a qualidade dos serviços prestados corresponda com as expectativas da sociedade civil.

Administração de pessoas: conceitos

A administração de pessoas é também conhecida como administração de recursos humanos e diz respeito ao: conjunto de políticas, práticas, técnicas, habilidades e métodos utilizados para administrar as relações e os comportamentos humanos dentro de um setor.

Dessa forma, a administração de pessoas ocorre em diversos momentos do cotidiano e tem como principal função a humanização das empresas ou órgãos públicos.

Cabe mencionar que a administração de pessoas não é a mesma coisa que o setor dos recursos humanos, apesar de que ambos dialogam entre si. Geralmente, a administração de pessoas é feita pela alta administração dentro de uma hierarquia pré-definida.

Além da melhora nos serviços prestados, esse campo deve também trabalhar em prol do desenvolvimento pessoal de todos os profissionais.

Na gestão pública a administração de pessoas vem sendo cada vez mais aprimorada, haja vista que existe uma demanda eminente, pois é comum neste setor da sociedade que as pessoas (no caso, funcionários públicos) diminuam sua produtividade e motivação ao longo do tempo.

Administração de pessoas no setor público: legislação e objetivos

Na administração pública, a administração de pessoas possui como principais instrumentos legais norteadores o Decreto nº 5.707 de 2006 e a Lei nº 8.112 de 1990 (artigos 87 e 102).

Ambos os documentos legais valorizam a importância do desenvolvimento de competências individuais e institucionais. Em tais documentos são previstos também: a educação contínua, o desenvolvimento de competências dos servidores públicos e a qualificação profissional.

Dessa forma, os objetivos da administração de pessoas no setor público são:

• Melhorar os serviços oferecidos aos cidadãos brasileiros;
• Promover o desenvolvimento permanente dos servidores públicos;
• Adequar as competências dos servidores com os objetivos institucionais (plano plurianual);
• Promover e gerenciar capacitações;
• Tornar efetivo os investimentos feitos com a administração de pessoas.

Administração de pessoas: processos

Dentre os processos que envolvem a administração de pessoas, tem-se:

• Seleção de pessoas: diz respeito a trazer novas pessoas para o setor público, visando atender as diversas demandas (no setor público ocorre por meio de concursos públicos ou editais de terceirização de serviços);
• Desenho organizacional: correspondem ao gerenciamento de cargos e funções atribuídos as pessoas que compõem o setor ou processo;
• Gratificações: diz respeito a recompensar as pessoas pelos trabalhos desempenhados, geralmente utiliza-se de metas como principal indicador;
• Desenvolvimento de habilidades: corresponde ao conjunto de práticas adotadas para atingir o desenvolvimento profissional, envolve principalmente a troca de conhecimento entre os envolvidos e promoção de capacitações;
• Desenvolvimento de qualidade de vida: envolve a criação de um ambiente de trabalho agradável;
• Monitoramento: acompanha as atividades desenvolvidas dentro do setor e o desempenho dos profissionais envolvidos com o mesmo.

Contudo, todos os processos da administração de pessoas supracitados são igualmente importantes, com eles desenvolve-se um ambiente de trabalho satisfatório e produtivo.

Veja detalhes - Apostila - ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO - UFRB 2019

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