MP – BA abre seleção para 190 estagiários de nível médio e superior

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP – BA) divulgou dois editais voltados para Salvador – BA. 30% das vagas serão reservadas aos candidatos negros.

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP – BA) lançou dois processos seletivos para 190 estagiários de nível médio e superior, com carga horária de 20 horas semanais. O primeiro, regido pelo edital nº 351/2019, tem o objetivo de selecionar 100 estudantes do curso de Direito. Por conseguinte, o segundo (edital de nº 352/2019) é destinado a preencher 90 vagas para o Ensino Médio. Todos os candidatos aprovados terão o direito de receber uma bolsa de complementação educacional e, se houver necessidade, auxílio-transporte. Ambos os editais são destinados à Salvador – BA.

Os dois processos seletivos estão sendo organizados pela empresa BRB Assessoria e Concursos, com a supervisão do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF). No momento da inscrição, os candidatos deverão escolher qual turno desejam realizar o estágio do MP - BA (matutino ou vespertino). Os inscritos serão avaliados por meio de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, de acordo com o nível correspondente.

Serão reservados 30% do total das vagas aos candidatos que se autodeclararem negros ou pardos no ato da inscrição. As seleções para estagiários no Ministério Público do Estado da Bahia (MP – BA) terá prazo de validade de um ano, contado da data de homologação do resultado final do Processo Seletivo. No entanto, é possível que ocorra prorrogação por igual período.

Pré-requisitos para se inscrever em uma das vagas

Para se inscrever a qualquer uma das vagas de nível médio, o candidato precisa estar matriculado em alguma escola conveniada com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP – BA). Além disso, deve estar cursando do 1º ao 4º ano do Ensino Médio.

Os estudantes de nível superior, por outro lado, devem estar matriculados no semestre correspondente à metade do curso de bacharelado em Direito. A instituição de Ensino Superior também precisa ser conveniada com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP – BA).

Detalhes sobre as vagas de estágio no MP - BA

Nível médio

TurnoVagas (Ampla Concorrência)Vagas (Pessoas com Deficiência)Vagas (CNO)*
Matutino24412
Vespertino30515

*Candidato Negro Optante (CNO)

Nível superior

TurnoVagas (Ampla Concorrência)Vagas (Pessoas com Deficiência)Vagas (CNO)*
Matutino24412
Vespertino36618

*Candidato Negro Optante (CNO)

Inscrições

As inscrições que estão abertas desde o dia 20 de dezembro de 2019, se encerram provavelmente no dia 19 de janeiro de 2020 e podem ser efetuadas pelo site da organizadora de ambos os processos seletivos. Confira a taxa de inscrição para as duas oportunidades de estágio:

Nível Taxa de inscrição em R$
Médio15,00
Superior30,00

Sobre as provas

As provas objetivas serão aplicadas na cidade de Salvador - BA para todos os candidatos de nível médio e superior, com duração máxima de três horas. Tanto os horários quanto os locais para realização devem ser informados no edital correspondente. De qualquer maneira, as provas têm a data provável de 2 de fevereiro de 2020.

Os inscritos deverão comparecer ao local designado com, pelo menos, trinta minutos de antecedência. Será habilitado nos processos seletivos aqueles que alcançarem nota igual ou superior a 50% do total de pontos.

O gabarito preliminar, como preveem ambos os editais, será divulgado em até 24 horas após a aplicação da prova objetiva, no site da BRB Assessoria e Concursos. Ficou curioso para saber quais disciplinas serão cobradas nas questões de múltipla escolha (nível médio e superior)? Confira as tabelas logo a seguir:

Nível médio

Área de conhecimentoNúmero de questõesValor por questão (peso)Valor total
Língua Portuguesa202,040,00
Matemática151,015,00
Conhecimentos Gerais153,045,00
TOTAL:50-100,00

Nível superior

Área de conhecimentoNúmero de questõesValor por questão (peso)Valor total
Língua Portuguesa151,015,00
Direito Constitucional e Legislação Especial151,015,00
Direito Penal e Direito Processual Penal151,015,00
Direito Civil e Direito Processual Civil151,015,00
TOTAL:60-60,00

Desempate

Na hipótese de empate, terá preferência, sucessivamente, o candidato de nível médio que:

  • Tiver a maior nota em Língua Portuguesa;
  • Tiver a maior nota em Matemática;
  • Tiver a maior nota em Conhecimentos Gerais;
  • Tiver a maior idade.

Na hipótese de empate nas vagas de nível superior, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:

  • Tiver a maior nota nas questões de Direito Constitucional e Legislação Especial;
  • Tiver a maior nota nas questões de Direito Penal e Direito Processual Penal;
  • Tiver a maior nota nas questões de Direito Civil e Direito Processual Civil;
  • Tiver a maior nota em Língua Portuguesa;
  • Tiver a maior idade.

Persistindo o empate em ambas as situações, a Comissão responsável realizará sorteio.

Mais informações

Os editais de nº 351/2019 e nº 352/2019 fornecem mais informações detalhadas sobre as inscrições, conteúdo programático, cronograma previsto, possibilidade de recursos e outros procedimentos. Acesse os materiais por aqui!

O resultado final de ambos os processos seletivos será homologado pelo Procurador Geral de Justiça do Estado da Bahia, sendo disponibilizado no site do MP – BA e no da empresa BRB Assessoria e Concursos.

Três listas vão ser divulgadas, sendo: a primeira por função, em ordem classificatória, contendo a classificação de todos os candidatos, inclusive a de pessoas com deficiência e candidatos optantes pelas vagas para negros. A segunda somente constará a classificação dos candidatos com deficiência e a terceira somente com os candidatos optantes pelas vagas para negros.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos em Salvador diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
Banco do Brasil4.480
EsFCEx - Escola de Formação Complementar do Exército
Todos os níveis de escolaridade
170
SEST SENAT
Todos os níveis de escolaridade
15
Prefeitura de Juazeiro
Todos os níveis de escolaridade
822
Prefeitura de Vitória da Conquista
Todos os níveis de escolaridade
219
Veja todos » Concursos Abertos

Especial Concurso BB

Veja mais »