Expandir Menu PrincipalPesquisarPor Estado

Concurso Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx)

Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) lança 440 vagas de nível médio, para ambos os sexos.

Publicado em Comunicar erro

O Comando da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) anunciou a abertura do novo edital para o Concurso de Admissão à EsPCEx, com inscrições abertas até 20 de junho de 2017. Serão selecionados 400 candidatos para o sexo masculino e 40 para o sexo feminino, destinadas à matrícula no curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico.

Entre os requisitos, é preciso ter concluído o ensino médio, possuir idade de, no mínimo, 17 anos e, no máximo, 22 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula, e ter, no mínimo, 1,60m de altura, se do sexo masculino, ou no mínimo 1,55m se do sexo feminino. Os detalhes completos sobre os requisitos exigidos devem ser lidos com atenção no próprio edital.

O pedido de inscrição pode ser feito por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição, disponibilizada no sítio eletrônico da EsPCEx (http://www.espcex.ensino.eb.br) e a taxa de inscrição é a mesma do ano passado: R$ 90,00.

O processo de seleção será constituído de duas fases: a primeira em âmbito nacional abrangendo o Exame Intelectual e a segunda sendo a verificação dos requisitos biográficos exigidos aos candidatos, e a realização da Inspeção de Saúde e do Exame de Aptidão Física.

As provas de Português, Redação, Física, Química estão agendadas para acontecer dia 30 de setembro de 2017, enquanto que as de Matemática, Geografia, História e Inglês para o dia 1º de outubro de 2017. É necessário conferir todas as datas diretamente no cronograma oficial.

O curso, de nível superior, será realizado em cinco anos em regime de internato, na EsPCEx de Campinas, São Paulo (um ano) e na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), de Resende, Rio de Janeiro (quatro anos), onde o militar em formação recebe o título de Cadete.

Durante a realização do curso na AMAN, o cadete do sexo masculino optará por um dos seguintes cursos: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência e Material Bélico. Já a Cadete do sexo feminino, no processo de escolha, somente poderá optar pelos cursos de Intendência ou de Material Bélico.

O  Concurso  de  Admissão  à  EsPCEx terá validade a partir da data de publicação do edital de homologação do resultado e se encerrará 30 dias após a data limite prevista para matrícula na EsPCEx. Edital completo deve ser lido na íntegra e todas as atualizações acompanhadas no site: http://www.espcex.ensino.eb.br

Concursos RelacionadosVagas
Exército - CACFG/Ativa e CACFG/ReservaEngenheiro militar e Oficial do exército 98
TST - Tribunal Superior do TrabalhoJuiz do trabalho substituto132
Exército Brasileiro (EsSEx - CFO/S SAU)Nível Superior106
Marinha do Brasil (CP-CAP)Nível Médio/Técnico90
Veja todos » Concursos Abertos