Programa Jovem Aprendiz Correios 2018: inscrições abertas

Mais de 4.900 vagas abertas no Programa Jovem Aprendiz Correios.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lançou o edital nº 31/2018 de processo seletivo, visando preencher 4.983 vagas de Jovem Aprendiz na formação de Assistente Administrativo. As inscrições para o Programa são gratuitas e estão abertas até 29 de maio de 2018 no site dos Correios.

A distribuição das vagas pode ser conferida aqui, se a opção for na modalidade presencial, ou aqui, se a opção for pela modalidade a distância. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve:

  • Ter entre 14 e 22 anos completos – exceto se pessoa com deficiência, que não tem limite de idade;
  • Estar matriculado e cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental;
  • Ter nacionalidade brasileira ou estrangeira, se residente no Brasil há mais de 15 anos ininterruptos, sem condenação penal; estar matriculado e frequentando a escola (caso não haja concluído o ensino médio);
  • Não ter sido contratado anteriormente como jovem aprendiz pelos Correios e/ou mantido vínculo empregatício com a Empresa;
  • Não haver concluído, a qualquer tempo, curso de aprendizagem de conteúdo programático similar ou idêntico ao proposto no Programa de Aprendizagem;
  • Ter disponibilidade para cumprir a jornada de aprendizagem;
  • Aderir e se comprometer a cumprir o Código de Ética e Normas de Conduta dos Correios e os demais regulamentos da Empresa; e
  • Comprovar que possuía na inscrição idade de acordo com a faixa etária de sua escolha.
  • Além disso, é desejável que os interessados possuam noções básicas de editores de texto, planilhas, navegação e pesquisa na internet utilizando em computadores desktop ou notebook.

A escolha dos Aprendizes envolve a realização de quatro etapas: inscrição (classificatório); comprovação de requisitos (eliminatório); exames médicos pré-admissionais (eliminatório); e contratação. O resultado final será divulgado no DOU e no site dos Correios em até 60 dias após o encerramento das inscrições e a convocação dos aprovados do concurso será conduzida de acordo com o previsto em edital.

Os Aprendizes receberão pelos serviços prestados um salário-base de R$ 448,46, valor que poderá sofrer alteração em função do piso salarial estadual previsto para a categoria profissional, acrescido de vale-transporte compartilhado, vale-refeição ou alimentação compartilhado e uniforme (camiseta).

O processo seletivo terá a validade de um ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por uma única vez por igual período.

O Programa Jovem Aprendiz dos Correios foi implantado nacionalmente, em 2011, de acordo com a Lei de Aprendizagem (10.097/2000), regulamentada pelo Decreto nº. 5.598/2005. A seleção dos jovens ocorre por meio de edital público, considerando os aspectos legais e outros requisitos como a situação socioeconômica, educacional e de vulnerabilidade social dos candidatos.

Edital / Publicações

Tópico: Correios