Concurso Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx)

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (concurso EsPCEx) lança edital com 450 vagas de nível médio. As oportunidades são para ambos os sexos.

O Comando da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) anunciou a abertura do novo edital para o Concurso de Admissão à EsPCEx. Serão selecionados 450 candidatos, sendo 400 para o sexo masculino e 50 para o sexo feminino, que irão realizar matrícula no curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico (CFO/LEMB).

Do total de vagas, 90 estão reservadas para candidatos negros, sendo 80 para candidatos do sexo masculino e 10 para as candidatas do sexo feminino.

Entre os requisitos, é preciso ter concluído o ensino médio, possuir idade de, no mínimo, 17 anos e, no máximo, 22 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula, e ter, no mínimo, 1,60m de altura, se do sexo masculino, ou no mínimo 1,55m se do sexo feminino.

Inscrições

O pedido de inscrição pode ser feito por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição, disponibilizada no endereço eletrônico da EsPCEx (www.espcex.eb.mil.br) e mediante pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 90,00.

Os candidatos que não tiverem acesso à internet, poderão solicitar a inscrição pelo telefone (19) 3744-2020 ou pessoalmente, diretamente à EsPCEx.

As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 07 de maio e 06 de junho de 2019.

Provas

Este processo de seleção será constituído por exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica e comprovação dos requisitos para a matrícula.

O exame intelectual será realizado em dois dias, cada um deles com duração de quatro horas e trinta minutos. As provas serão realizadas na data provável de 28 e 29 de setembro de 2019, das 13h30 às 18 horas.

No primeiro dia, será aplicada uma prova contendo 20 questões de Língua Portuguesa, uma questão discursiva de Redação, 12 questões de Física e 12 questões de Química.

No segundo dia, será aplicada uma prova contendo 20 questões de Matemática, 12 questões de Geografia, 12 questões de História e 12 questões de Inglês.

O candidato só poderá se retirar do local da prova após três horas de seu início, não sendo permitido levar o caderno de questões ou o gabarito anotado.

Serão aprovados nesta etapa os candidatos que obtiverem a nota mínima de 50 pontos na redação e que obtiverem a nota mínima, considerando a mediana de cada uma das provas, calculada sobre todo o universo de candidatos.

O exame de aptidão física será composto por corrida de 12 minutos, flexão de braços sobre o solo, abdominal supra e flexão de braços na barra fixa.

Critérios de desempate

Em caso de empate nas notas, serão adotados os seguintes critérios:

  1. Maior nota na prova de Língua Portuguesa;
  2. Maior nota na prova de Matemática;
  3. Maior nota na prova de História;
  4. Maior nota na prova de Geografia;
  5. Maior nota na prova de Física;
  6. Maior nota na prova de Química;
  7. Maior nota na prova de Inglês.

O Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira

O curso, de nível superior, será realizado em cinco anos em regime de internato, na EsPCEx de Campinas, São Paulo, no primeiro ano e na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), de Resende, Rio de Janeiro, do segundo ao quinto ano. O militar em formação recebe o título de Cadete.

Durante a realização do curso na AMAN, o cadete do sexo masculino optará por um dos seguintes cursos: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência e Material Bélico. Já a Cadete do sexo feminino, no processo de escolha, somente poderá optar pelos cursos de Intendência ou de Material Bélico.

Validade

O Concurso de Admissão à EsPCEx terá validade somente para o ano de inscrição do curso, sendo encerrado 30 dias após a data limite prevista para matrícula.

Edital

Para outras informações sobre este concurso, confira o edital publicado na página 24, seção 3, da edição de 24 de abril de 2019 do Diário Oficial da União (DOU).

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Brasil diretamente no seu e-mail