Concurso Marinha CP - QTPA/2019: Quadro Técnico de Praças da Armada

Concurso para ingresso no Quadro Técnico de Praças da Armada, em 2019 (Concurso Marinha CP-QTPA/2019), disponibiliza 30 vagas.

Na Marinha do Brasil estão abertas as inscrições para o exame de admissão no Quadro Técnico de Praças da Armada do Corpo de Praças da Armada, em 2019 (Concurso Marinha CP-QTPA/2019).

São 30 novas vagas para profissionais que irão atuar no guarnecimento dos navios de superfície, submarinos e aeronaves da Marinha.

Os principais requisitos são: ser brasileiro nato ou naturalizado; do sexo masculino; 18 anos completos e menos de 25 anos de idade no dia 1º de janeiro do ano do curso; ensino técnico relativo à área técnica de interesse; idoneidade moral; entre outros.

O edital informa que, para a carreira das Praças do QTPA, a primeira graduação é a de Terceiro-Sargento e a última é a de Suboficial.

Distribuição das vagas por área

Das vagas em disputa, 14 são para a área de Eletroeletrônica e 16 para a área de Mecânica. Para cada uma das áreas, estão reservadas três vagas para candidatos negros.

Para Eletroeletrônica poderão concorrer os candidatos dos cursos técnicos de Automação Industrial, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica ou Mecatrônica.

Para a área de Mecânica poderão concorrer os candidatos que tiverem as titulações técnicas de Manutenção Automotiva, Mecânica de Máquinas Industriais, Manutenção de Máquinas Navais, Manutenção de Máquinas Pesadas, Mecânica, Mecânica de Precisão, Mecatrônica e Refrigeração e Climatização.

Inscrições

As inscrições serão realizadas via internet até o dia 11 de julho de 2019. O site para se inscrever é o www.ingressonamarinha.mar.mil.br. O custo é de R$ 74,00

O candidato que desejar se inscrever de forma presencial, poderá fazer isso diretamente em uma Organização Militar da Marinha, que está presente nos vários municípios do Brasil, nos endereços especificados no edital.

As provas

O Concurso Marinha CP - QTPA/2019 será composto por prova escrita de conhecimentos profissionais para cada área, redação e os seguintes eventos complementares: verificação de dados biográficos; inspeção de saúde; teste de aptidão física, verificação de documentos, e avaliação psicológica.

O Curso de Formação

Os candidatos que forem aprovados dentro do número de vagas irão passar inicialmente pela adaptação. Para a realização dessa etapa, será necessário se apresentar no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro.

Após a aprovação no período de adaptação, iniciará o Curso de Formação de Sargentos para o QTPA, quando então aprenderá as atividades profissionais relativas à sua área de atuação. Ao iniciar o Curso, o candidato é considerado Praça Especial e, após a sua conclusão, será nomeado Terceiro Sargento.

Depois de concluído o Curso de Formação, os alunos passarão ainda pelo Curso de Subespecialização de Submarinos para Praças, que tem duração de mais 24 semanas.

Dentre as atribuições dos aprovados e ingressos, estão: execução de tarefas relativas à operação e manutenção de equipamentos e sistemas, à conservação de compartimentos e materiais e da participação em serviços gerais e específicos nesses meios, além de outras funções técnicas ou administrativas.

O prazo de validade do Concurso Marinha CP - QTPA/2019 terminará em 31 de maio de 2020.

Mais informações:

https://www.inscricao.marinha.mil.br/marinha/index_concursos.jsp?id_concurso=378

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Marinha diretamente no seu e-mail