Concurso Aeronáutica - EA CAMAR 2020

Exame de Admissão ao Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica do ano de 2020 (EA CAMAR 2020). São 80 vagas para diferentes especialidades médicas.

A Aeronáutica torna pública as inscrições para o Exame de Admissão ao Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica do ano de 2020 (EA CAMAR 2020). Serão 80 vagas para diferentes especialidades Médicas. As vagas são destinadas a candidatos de ambos os sexos.

Vagas

As vagas serão distribuídas entre as seguintes especialidades: Anestesiologia, Anatomia Patológica, Cancerologia Clínica, Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia, Hemoterapia, Medicina Intensiva, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Nuclear, Neurocirurgia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia, Reumatologia e Urologia.

Para participar desta seleção, o candidato não poderá ter completado 36 anos até o dia 31 de dezembro do ano de matrícula no curso, ou seja, 2020.

Inscrições

As inscrições estarão abertas entre os dias 29 de abril e 28 de maio de 2019, apenas via internet, através do endereço eletrônico www.fab.mil.br/ciaar.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 130,00.

Poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que forem membro de família de baixa renda ou que sejam doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Provas

O exame de admissão será composto pelas seguintes etapas: provas escritas; verificação de dados biográficos e profissionais; parecer da comissão de promoções de oficiais; inspeção de saúde; teste de avaliação do condicionamento físico; exame de aptidão psicológica; prova prático-oral; procedimento de heteroidentificação complementar; validação documental.

As provas escritas serão realizadas nas cidades de Belém - PA, Recife - PE, Jaboatão dos Guararapes - PE, Fortaleza - CE, Natal - RN, Parnamirim - RN, Salvador - BA, Rio de Janeiro - RJ, Belo Horizonte - MG, Lagoa Santa - MG, São Paulo - SP, Guarulhos - SP, Campo Grande - MS, Porto Alegre - RS, Canoas - RS, Curitiba - PR, Brasília - DF e Manaus - AM.

A prova escrita será realizada na data provável de 21 de julho de 2019 e terá duração máxima de 4h20, podendo o candidato só se retirar do local da prova após duas horas ou, quatro horas, caso queira levar o caderno de questões.

A prova escrita valerá 10 pontos e será composta por questões de Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos. Serão aprovados, nesta etapa, os candidatos que obtiverem a nota mínima de 5 pontos.

Em caso de empate nas notas da prova objetiva, terá preferência o candidato com maior número de acertos em Conhecimentos Específicos, depois o com maior número de acertos em Língua Portuguesa e, por último, o candidato com maior idade.

O teste de condicionamento físico será composto por flexão e extensão dos membros superiores com apoio de frente sobre o solo, flexão do tronco sobre as coxas e corrida de 12 minutos.

A prova oral valerá 10 pontos, devendo o candidato obter a nota mínima de 7 pontos para ser considerado aprovado. Nesta etapa, será avaliada a habilidade, domínio da técnica, desempenho e perícia profissional do candidato.

O CAMAR

O Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica (CAMAR) é destinado a médicos já habilitados em sua especialidade e tem duração de 17 semanas. O curso será realizado no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa - MG, durante o ano de 2020.

Durante o curso, o candidato é considerado Primeiro-Tenente Estagiário do CAMAR. Ao concluir com sucesso o curso, o candidato será nomeado Primeiro-Tenente.

Validade

O prazo de validade do EA CAMAR 2020 se encerrá em cinco dias úteis, a contar da data subsequente à matrícula.

Edital

Para mais informações sobre o EA CAMAR 2020, consulte o site da Aeronáutica.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Brasil diretamente no seu e-mail