Concurso ANCINE: Agência aguarda autorização ministerial

ANCINE pretende abrir concurso público para seu quadro, assim que for autorizada pelo Planejamento. As seleções de 2012 e 2013 já expiraram.

A esperança de abertura de um novo concurso público na ANCINE (Agência Nacional de Cinema) em 2018 ou 2019 continua viva. Para isso, o órgão espera que o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão autorize a abertura de vagas.

A sede da ANCINE fica em Brasília, mas ela possui escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro. É no Rio que há maior déficit de pessoal e provavelmente a maioria das vagas de uma futura seleção seja canalizada para essa capital.

De acordo com o site do Protocolo Integrado do Governo Federal, o processo encontra-se em posse da Divisão de Concursos Públicos, aguardando novas tramitações. Segundo o Presidente da Associação Nacional dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras Federais (ANER), a ANCINE possui um grande déficit de servidores, fazendo com que o órgão necessite terceirizar grande parte das funções de seu quadro.

Concursos anteriores

Nos anos de 2012 e 2013 o órgão realizou concursos com o objetivo de preencher 82 vagas de nível médio (57 para Técnico Administrativo e 25 para Técnico em Regulação) e 69 vagas de nível superior (28 para Analista Administrativo e 41 para Especialista). A validade destes concursos já encerrou, inclusive com os seus respectivos prazos já prorrogados.

Na seletiva de 2012, executada pelo CEBRASPE/CESPE, 36.534 candidatos realizaram uma prova objetiva, que teve 140 questões e que envolveu as disciplinas de Ética no Serviço Público, Fundamentos Básicos do Cinema e Audiovisual, Legislação Específica do Cinema e Audiovisual, Língua Portuguesa, Noções de Administração, Noções de Administração Pública, Noções de Direito Administrativo e Constitucional, Noções de Informática e Raciocínio Lógico.

No concurso de 2013 a Agência captou recursos humanos de nível superior, graduados nas áreas de Tecnologia da Informação, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica ou com qualquer formação superior puderam concorrer. A prova envolveu as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Legislação do Audiovisual, Defesa da Concorrência e Conhecimentos Específicos do cargo. Esta prova também foi realizada pela CEBRASPE/CESPE.

O órgão

A ANCINE foi criada em 2001 e é uma Agência Reguladora que fiscaliza o mercado do cinema e do audiovisual no Brasil. Esta é uma autarquia vinculada ao Ministério da Cultura. O atual diretor-presidente do órgão (2018) é Juliano Cesar Alves Vianna.

A atuação da ANCINE ocorre por meio de fomento indireto (incentivos fiscais), fomento direto (onde são lançados editais públicos) e por meio de mérito artístico.

Compartilhe

Concursos RelacionadosVagas
AGU - Advocacia Geral da UniãoNível Superior100
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e GestãoNível SuperiorVárias
Veja todos » Concursos Abertos