Concurso Caixa: SEST fixa limite de pessoal

SEST resolveu fixar o limite máximo para o quadro de pessoal próprio para a Caixa Econômica Federal em 90.000 vagas.

O futuro concurso da Caixa Econômica Federal continua sem previsão de edital. No entanto, conforme publicação oficial, já se sabe que o limite máximo para o quadro de pessoal próprio do banco não poderá ultrapassar os 90.000 empregados. É que está determinado na Portaria nº 26, de 17 de novembro de 2017.

O documento informa que, para fins de controle do limite do quantitativo de pessoal próprio da estatal, ficam contabilizados os empregados efetivos ingressantes por intermédio de concursos públicos, os empregados que possuem cargos, empregos ou funções comissionadas, os empregados que estão cedidos a outros órgãos, os empregados de outros órgãos cedidos à empresa, os empregados que estão afastados por doença, por acidente de trabalho, ou por qualquer outra razão. Somente estão fora desse quantitativo os empregados aposentados por invalidez.

Por fim, a portaria diz que compete à empresa gerenciar o seu quadro de pessoal próprio, praticando atos de gestão para repor empregados desligados ou que vierem a se desligar do quadro funcional, desde que sejam observados o limite ora estabelecido e as dotações orçamentárias aprovadas para cada exercício, bem como as demais normas legais pertinentes.

Novo concurso Caixa

Como dissemos antes, a Caixa ainda não tem previsão oficial de abertura de um novo concurso, e isso reforça ainda mais a necessidade de se preparar antecipadamente. Passou a ser uma vantagem a mais participar dos concursos da Caixa o fato do banco não poder mais abrir editais exclusivos para formar cadastro de reserva e com número irrisório de vagas.

Essa proibição de concursos exclusivos para cadastro tem fundamento: para se ter uma ideia, em 2014, mais de 30 mil candidatos foram habilitados para o cargo de Técnico Bancário. Destes, apenas dois mil foram nomeados, o que levou os outros aprovados a questionarem na Justiça a falta de reposição de empregados, principalmente em razão do Plano de Aposentadoria Anual do banco. Enquanto todo esse processo não se resolver, continuamos na expectativa pela abertura (ou não) de uma nova seleção...

Os dois últimos grandes concursos da Caixa foram os de2012 e 2014. Para essas duas seleçõesmilhões de concurseiros se inscreveram, de todas as regiões do país. A oportunidade de 2012 foi exclusivamente voltada para a "tradicional" formação de cadastro reserva no cargo de Técnico Bancário Novo ou Escriturário (nível médio) e outros cargos de nível superior. Já o certame de 2014, sob a responsabilidade do CESPE/UnB, abriu cadastro para Técnico Bancário Novo, Engenheiro (áreas Agronômica, Elétrica, Mecânica e Civil) e Médico do Trabalho.

Diante do quadro atual, portanto, vale reforçar o que os especialistas em preparação insistem em recomendar: os candidatos interessados devem manter vivo o projeto de se preparar com bastante antecedência para o concurso da Caixa. E o melhor momento é sempre este: quando não há indicativo oficial algum de publicação de edital.

Questões comentadas de língua portuguesa - Concurso Caixa

1. No trecho ‘o profissional de TIC tem de estar comprometido com o aprendizado contínuo e interessado em trabalhar com gestão de projetos’ (l.16-18), o termo ‘interessado’ qualifica ‘o aprendizado’.

Errado. A partir do momento em que o termo “contínuo” já qualifica o “aprendizado”, o “interessado” está qualificando a questão de trabalhar na área. Além disso, o termo “interessado” está qualificando o sujeito (profissional de TIC), sendo definido como predicativo do sujeito.

2. Seria mantida a correção gramatical do texto caso fosse empregado o sinal indicativo de crase no “a” em “ligados a computação, informática, TI e análise de sistemas” (l.30-31).

Errado. Para que houvesse o sinal indicativo da crase, seria necessário que a preposição ‘a’ acompanhasse todos os outros integrantes do período, como em ‘a informática, a TI...’. Como não há, a crase não é colocada.

Mais questões comentadas aqui.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Brasil diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
CAIXAEstagiárioVárias
CaixaEstagiárioVárias
Veja todos » Concursos Abertos