Concurso CGU 2020: Autorização para AFFC e TFFC

Concurso da Controladoria Geral da União (CGU) pode sair somente em 2020. Conteúdo de provas é extenso, requer uma preparação bastante planejada.

A Controladoria Geral da União (CGU) é mais um dos órgãos federais que têm possibilidade de abrir concurso em 2020. Há uma solicitação de abertura de vagas encaminhada ao Ministério da Economia, contemplando dois dos principais cargos da estatal: Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) e Técnico Federal de Finanças e Controle (TFFC). 

Não há dados precisos sobre a quantidade de vagas a ser oferecida, mas sabe-se que a remuneração inicial pode ultrapassar os R$ 18,1 mil mensais. Portanto, o ano de 2020 será de grande expectativa...

Último concurso da CGU foi em 2012

A Controladoria Geral da União realizou seu último grande concurso no ano de 2012, com vagas para o cargo de Analista de Finanças e Controle, da carreira de mesma nomenclatura. Foram 250 oportunidades distribuídas entre as áreas Administrativa, Correição, Comunicação Social, Auditoria e Fiscalização, Tecnologia da Informação e Prevenção e Ouvidoria.

Entre as exigências para disputar o cargo, estavam: diploma de curso superior concluído e idade mínima de 18 anos. O vencimento inicial oferecido na época foi bastante atrativo: R$ 12.960,77.

A organização ficou por conta da conhecida ESAF - Escola de Administração Fazendária. Foram recebidas 19.978 inscrições.

A seleção dos candidatos consistiu de:

  • 1ª - Prova Objetiva 1 - Conhecimentos Básicos, de caráter eliminatório e classificatório;
  • 2ª -  Prova Objetiva 2 - Conhecimentos Específicos, de caráter eliminatório e classificatório;
  • 3ª - Prova Objetiva 3 - Conhecimentos Especializados, para cada Área/Campo de Atuação, de caráter eliminatório e classificatório;
  • 4ª - Prova Discursiva - caráter eliminatório e classificatório.
  • 5ª - Sindicância de Vida Pregressa - de caráter unicamente eliminatório, a ser realizada pela ESAF, sendo constituídas pelo exame da documentação exigida do candidato.
  • 6ª - Curso de Formação - de caráter eliminatório, ao qual serão submetidos somente os candidatos habilitados e classificados nas Etapas 1 a 4.

Este é um concurso considerado como "de alto nível", do qual participam candidatos bastante preparados intelectualmente. Para se ter uma ideia, a carga de conteúdos cobrados nas provas é extensa.

Entre os assuntos constantes do programa de provas de 2012, podemos citar: Língua Portuguesa, Língua Inglesa ou Língua Espanhola, Raciocínio Lógico-Quantitativo, Administração Pública, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Administração Financeira e Orçamentária, Contabilidade Pública, Políticas Públicas, Auditoria em Tecnologia da Informação, Banco de Dados, Técnicas de Controle, Obras - Planejamento, Normas, Fiscalização e Legislação, Mídias Eletrônicas, Relações Públicas, Direito Empresarial, Correição no Poder Executivo Federal, entre vários outros, conforme a área disputada.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos CGU diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
EBSERHNíveis Médio e Superior1.660
Marinha do Brasil (Aprendizes - Marinheiros)Aprendiz marinheiro900
Veja todos » Concursos Abertos