Concurso CNEN: solicitadas 798 vagas de níveis médio e superior

Comissão Nacional de Energia Nuclear pede ao Ministério da Economia aval para preencher 798 novas vagas para diversos cargos (concurso CNEN).

Concurso CNEN: a foto mostra a logomarca da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)

Vagas previstas para os próximos anos na CNEN. - Foto: Divulgação / CNEN

A Comissão Nacional de Energia Nuclear, autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, pode preencher vagas nos próximos anos (concurso CNEN). O órgão solicitou ao Ministério da Economia em 2020 um total de 798 vagas. Confira os detalhes!

Criada em 1956, a CNEN tem como missão elementar a atuação no desenvolvimento da nossa política de energia nuclear. 

A Comissão possui uma equipe de servidores apta para planejar, regular, licenciar, orientar, supervisionar e fiscalizar a produção e o uso da energia nuclear no Brasil.

Situação atual do concurso CNEN

A Comissão enviou em 2020 um novo pedido de autorização ministerial, porque sua meta nos próximos anos é suprir as demandas de recursos humanos de diversas áreas. 

Foram solicitadas 798 vagas de níveis médio/técnico e superior para um novo concurso CNEN. Se o Ministério da Economia se posicionar em tempo hábil, é possível que o concurso seja realizado em 2021.

Dados do portal da transparência indicam que existem na CNEN 1.638 cargos efetivos próprios, 208 cargos comissionados ocupados por servidores públicos, 11 cargos ocupados por pessoas sem vínculos com a administração pública e 67 cargos de outras categorias não especificadas.

Concurso CNEN: cargos, vagas e remunerações previstas

  • Analista em Ciência e Tecnologia Júnior: 139 vagas; 
  • Assistente em Ciência e Tecnologia: 81 vagas;
  • Pesquisador: 73 vagas;
  • Tecnologista Júnior: 319 vagas;
  • Técnico: 186 vagas.

Se o edital fosse lançado em 2020, seria possível que ele apresentasse remunerações variáveis de R$ 1.966,78 (menor valor da classe Auxiliar, padrão I, nível médio) a R$ 7.236,29 (valor referente à classe de Pesquisador - Assistente de Pesquisa, no padrão I, sem as titulações). 

Mas é claro que até o lançamento do futuro edital esses valores serão atualizados, seguindo o curso de cada carreira da CNEN.

Concurso CNEN: atribuições básicas

Confira o que os servidores da CNEN fazem:

Analista em Ciência e Tecnologia Júnior

Desempenha atribuições de nível superior. Segundo o último edital, são tarefas voltadas às atividades especializadas de apoio à direção, coordenação, organização, planejamento, controle e avaliação de projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de Ciência e Tecnologia.

Assistente em Ciência e Tecnologia

É um cargo de nível intermediário. O servidor fornece suporte e apoio técnico especializado às atividades de direção, coordenação, organização, planejamento, controle e avaliação de projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de Ciência e Tecnologia.

Tecnologista Júnior

Cargo de nível superior que desempenha atividades especializadas de apoio à direção, coordenação, organização, planejamento, controle e avaliação de projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de Ciência e Tecnologia

Técnico

Ocupação de nível intermediário. Realiza atividades específicas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área de Ciência e Tecnologia.

Pesquisador

Cargo de nível superior específico. De acordo com o último edital (2010), executa tarefas típicas de profissionais habilitados a exercer determinadas funções de pesquisa científica e tecnológica.

Último concurso CNEN

Sob a organização do IDECAN, o último concurso CNEN foi regido pelo edital nº 1/2014 e teve o objetivo de preencher 86 vagas para profissionais de níveis médio e superior. 

As oportunidades foram distribuídas para lotação nas cidades de São Paulo, Sorocaba (SP), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Caetité (BA), Recife (PE), Belo Horizonte e Poços de Caldas (MG). 

Os cargos disponíveis foram: Tecnologista, Técnico, Analista em Ciência/Tecnologia e Assistente em Ciência/Tecnologia.

Anteriormente a esse, houve o concurso de 2010, organizado pela Fundação Conesul de Desenvolvimento.

As 203 vagas ofertadas se distribuíram entre os cargos de: Pesquisador, Tecnologista, Técnico, Analista de Ciência e Tecnologia e Assistente em Ciência e Tecnologia.

Etapas do concurso CNEN

O concurso da CNEN poderá ter as seguintes etapas, que dependerão do cargo em disputa:

  • Prova objetiva, prova oral, avaliação de títulos e currículo para o cargo de Tecnologista;
  • Prova objetiva e avaliação de títulos e currículo para o cargo de Técnico;
  • Prova objetiva, prova discursiva e avaliação de títulos e currículo para o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia;
  • Prova objetiva e avaliação de títulos e currículo para o cargo de Assistente em Ciência e Tecnologia;
  • Prova objetiva, prova oral, defesa de memorial e avaliação de títulos e currículo para o cargo de Pesquisador.

No último certame, as provas objetivas e discursivas foram realizadas simultaneamente nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Já a prova oral foi realizada apenas na cidade do Rio de Janeiro.

Alberto Vicente
Redator
Formado em Letras pela UEFS, colabora com o time Concursos no Brasil desde 2011, produzindo conteúdos sob medida para os seus leitores. Começou a escrever textos para a internet no ano de 1997 e não parou mais.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
ANVISAVárias
CaixaVárias
Codevasf
Todos os níveis de escolaridade
91
Veja todos » Concursos Abertos