Concurso Exército EsSEx (CFO/S SAU): alteração no local de prova

Concurso Exército EsSEx 2021 oferta 116 vagas para ingresso no Curso de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde (CFO/S SAU). Local de prova foi alterado!

Concurso Exército: oficial do Exército ministrando aula

Concurso Exército EsSEx 2021 - Foto: Divulgação/EsSEx

A Escola de Saúde do Exército, por meio do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), retificou o edital do concurso EsSEx que objetiva o preenchimento de 116 vagas para o Curso de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde do Exército (CFO/S SAU), alterando o local de realização da prova em um dos municípios.

De acordo com o documento publicado na edição de 16 de setembro de 2020 do Diário Oficial da União (DOU), houve alteração no local de prova para a Guarnição de Campinas - SP. A prova não será mais realizada na 2ª Companhia de Comunicações Leve e sim no local abaixo:

  • Escola Preparatória de Cadetes do Exército: Av. Papa Pio XII, 350 - Jardim Chapadão, Campinas - SP.

Em 15 de julho, já havia sido publicado no Diário Oficial da União alterações nos procedimentos de realização do exame intelectual.

Distribuição das vagas no Exército Brasileiro

As vagas da área médica serão distribuídas entre as seguintes especialidades: Anestesiologia, Cancerologia/Oncologia, Cardiologia, Cardiologia Intervencionista (Hemodinâmica), Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia de Mão, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Endocrinologia e Metabologia, Endoscopia Digestiva, Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia e Hemoterapia, Mastologia, Medicina Intensiva, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Ortopedia e Traumatologia (cirurgia de joelho), Ortopedia e Traumatologia (cirurgia de ombro), Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Proctologia, Psiquiatria, Radiologia, sem especialidade e Urologia;

Já para Dentista, as vagas são para as áreas de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Dentística Restauradora, Endodontia, Ortodontia e Ortopedia Facial e Periodontia.

Quem pode concorrer às vagas?

Entre outros requisitos, para concorrer a uma das vagas disponibilizadas no Concurso Exército EsSEx (CFO/S SAU), o candidato deverá:

  • Possuir graduação na área e especialização, se exigido;
  • Possuir idade máxima de 32 anos até 31 de dezembro de 2021 para os candidatos das áreas de Medicina sem especialidade, Odontologia e Farmácia;
  • Possuir idade máxima de 34 anos até 31 de dezembro de 2021 para os candidatos das áreas de Medicina com especialidade;
  • Possuir altura mínima de 1,60 metros para os candidatos do sexo masculino;
  • Possuir altura mínima de 1,55 metros para as candidatos do sexo feminino.

Inscrições no concurso Exército EsSEx já foram encerradas!

As inscrições foram realizadas no site EsSEx/EB entre os dias 01 a 31 de de julho de 2020.

O valor da taxa de inscrição foi de R$ 130,00 e puderam solicitar a isenção o candidato que comprovar atender aos seguintes requisitos:

  • Ser doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde;
  • Constar do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); e/ou
  • Ser membro de família de baixa renda, nos termos da legislação vigente.

Etapas do concurso Exército EsSEx

O concurso Exército EsSEx é composto por exame intelectual, a ser realizado na data provável de 20 de setembro de 2020, das 9h às 13h (portões fecham às 8h) e por prova de títulos, inspeção de saúde, exame de aptidão física e avaliação psicológica.

Locais de realização das provas

O exame intelectual, inspeção de saúde e exame de aptidão física serão realizados nos seguintes municípios: Rio de Janeiro - RJ, São Paulo - SP, Campinas - SP, Porto Alegre - RS, Santa Maria - RS, Belo Horizonte - MG, Juiz de Fora - MG, Curitiba - PR, Florianópolis - SC, Salvador - BA, Recife - PE, Belém - PA, Campo Grande - MS, Fortaleza - CE, Brasília - DF, Manaus - AM e Porto Velho - RO.

Todas as demais etapas serão realizadas apenas no Rio de Janeiro - RJ.

Exame intelectual

Com duração de quatro horas e prevista para acontecer no dia 20 de setembro de 2020, esta etapa valerá 10 pontos e consiste em uma prova com 50 itens contendo as seguintes disciplinas:

  • Medicina: Clínica Médica, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria e Cirurgia Geral;
  • Odontologia: Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos;
  • Farmácia: Conhecimentos Gerais e Legislação Específica.

Serão aprovados os candidatos que obtiverem, no mínimo:

  • 50% de acertos em toda a prova para os candidatos da área de Medicina e Farmácia;
  • 50% de acertos em Conhecimentos Gerais e 50% de acertos em Conhecimentos Específicos para os candidatos da área de Odontologia.

Prova de títulos

Esta prova é exclusiva para os candidatos da área médica com especialidade. Confira os critérios de pontuação:

TítuloPontuação por título
Título de especialista na área que concorre40 pontos
Residência médica na especialidade que concorre30 pontos
Pós-graduação stricto sensu em nível de doutorado ou mestrado na especialidade que concorre25 pontos
Curso de pós-graduação lato sensu em nível de especialização na área que concorre com carga horária mínima de 360 horas5 pontos

Inspeção de saúde

O candidato deverá comparecer para realizar os exames médicos, além de apresentar todos aqueles exigidos em edital.

Exame de aptidão  física

Para realizar esta etapa, o candidato deverá comparecer utilizando traje esportivo (camiseta, calção ou bermuda e tênis). Confira os testes a serem realizados:

  • Corrida de 12 minutos: 2.350 metros para os candidatos do sexo masculino e 2.000 metros para as candidatas do sexo feminino;
  • Flexão de braços sobre o solo: 19 repetições para os candidatos do sexo masculino e 10 repetições para as candidatos do sexo feminino;
  • Abdominal supra: 30 repetições para os candidatos do sexo masculino e 27 repetições para as candidatos do sexo feminino.

Avaliação psicológica

Etapa na qual serão avaliados os aspectos intelectivos e de personalidade dos candidatos.

Curso de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde (CFO/S Sau)

Curso a ser realizado na cidade do Rio de Janeiro com duração de 37 semanas e composto pela formação comum, onde o aluno será capacitado no desempenho de combatente individual básico militar e pela formação específica, com conteúdos relacionados aos conhecimentos profissionais relativos ao Exército Brasileiro.

O candidato matriculado no curso é considerado militar da ativa e designado Primeiro Tenente Aluno do CFO/S Sau. Ao concluir o curso, será nomeado Oficial do Exército Brasileiro no posto de Primeiro Tenente do Serviço de Saúde.

Edital

Para mais informações sobre o concurso EsSEx, consulte o edital publicado no Diário Oficial da União (DOU), em sua edição de 24 de junho de 2020.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Exército diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
ANVISAVárias
CaixaVárias
Veja todos » Concursos Abertos