Concurso Exército EsSEx: edital e inscrições

Concurso Exército EsSEx 2020 oferta 127 vagas para ingresso no Curso de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde.

A Escola de Saúde do Exército, através do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), torna público o edital de abertura das inscrições do concurso EsSEx 2020, que objetiva o preenchimento de 127 vagas para o Curso de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde do Exército (CFO/S SAU).

Vagas

  • Medicina: Anestesiologia, Cancerologia /Oncologia, Cardiologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Endocrinologia e Metabologia, Endoscopia Digestiva, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia e Hemoterapia, Infectologia, Mastologia, Medicina Intensiva, Medicina Legal, Nefrologia, Neonatologia, Neurocirurgia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia / Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia, Pediatria, Pneumologia, Proctologia, Psiquiatria, Radiologia, Reumatologia, sem especialidade e Urologia;
  • Farmácia;
  • Odontologia: Ortodontia e Ortopedia Facial, Endodontia e Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.

Para concorrer a uma das vagas é necessário possuir formação superior nas áreas acima, ter, no máximo, 36 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso e altura mínima de 1,60 metros para os candidatos do sexo masculino e de 1,55 metros para as candidatas do sexo feminino.

Inscrições Concurso Exército EsSEx

As inscrições serão realizadas através do endereço eletrônico www.essex.eb.mil.br durante o período de inscrição, que vai de 15 de julho a 16 de agosto de 2019.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 130,00, podendo solicitar a isenção da taxa o candidato que comprovar atender aos seguintes requisitos:

  • Ser doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde;
  • Constar do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico; e/ou
  • Ser membro de família de baixa renda, nos termos da legislação vigente.

Provas

O concurso Exército EsSEx será composto por exame intelectual, a ser realizado na data provável de 20 de outubro de 2019, das 09 às 13 horas e por prova de títulos, inspeção de saúde, exame de aptidão física e avaliação psicológica.

O exame intelectual será realizado nos seguintes municípios: Rio de Janeiro - RJ, São Paulo - SP, Campinas - SP, Porto Alegre - RS, Santa Maria - RS, Belo Horizonte - MG, Juiz de Fora - MG, Curitiba - PR, Florianópolis - SC, Salvador - BA, Recife - PE, Belém - PA, Campo Grande - MS, Fortaleza - CE, Brasília - DF, Manaus - AM e Porto Velho - RO.

Todas as demais etapas serão realizadas no Rio de Janeiro - RJ.

O exame intelectual valerá 10 pontos e será constituído por uma prova escrita, composta por 50 questões, envolvendo disciplinas relacionadas à sua respectiva área e/ou de Conhecimentos Gerais, conforme a área em disputa.

Os candidatos terão até quatro horas para realizarem esta prova, podendo se retirar do local da prova após três horas de seu início. Ao final, não será permitido levar o caderno de questões.

A prova de títulos é exclusiva para a área de medicina, podendo o candidato apresentar títulos de especialista, de conclusão em Programa de Residência Médica, de pós-graduação stricto sensu, em nível de doutorado ou mestrado e pós-graduação lato sensu em nível de especialização. Todos os títulos apresentados deverão ser relacionados à especialidade em disputa.

O exame de aptidão física envolverá as seguintes etapas: corrida de 12 minutos, flexão de braços e abdominal supra.

Curso de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde (CFO/S Sau)

O CFO será realizado na cidade do Rio de Janeiro e terá duração de 37 semanas, na qual o aluno receberá formação comum, formação específica e pós-graduação.

Quando o aluno concluir este curso, ele será nomeado Oficial do Exército Brasileiro (EB), no posto de Primeiro-Tenente do Serviço de Saúde.

Validade

O CA/CFO será válido para o ano da inscrição, contado a partir da data de publicação do edital de abertura e encerrando 30 dias após a data limite para matrícula no curso.

Edital

Para mais informações sobre o concurso EsSEx, consulte o edital publicado no Diário Oficial da União, em sua edição de 10 de julho de 2019, página 24, seção 3.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Brasil diretamente no seu e-mail