Concurso FAB (EAGS): Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos

Abertas 156 vagas em Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica do ano de 2021 (concurso FAB EAGS).

A Força Aérea Brasileira, por meio do seu Departamento de Ensino, divulgou as normas do processo seletivo em âmbito nacional, para ingresso no Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica do ano de 2021 (Concurso FAB EAGS 2021).

São disponibilizadas 156 vagas para ambos os sexos nas seguintes especialidades: Eletrônica, Administração, Enfermagem, Eletricidade, Informática, Laboratório, Obras, Pavimentação, Radiologia e Topografia. Desse total, 20% ficam reservadas para os candidatos negros.

Requisitos e regime

Dentre os requisitos para participar da seleção, é necessário que o candidato: tenha concluído o ensino médio e o respectivo curso técnico; seja voluntário (a); esteja ciente de todas as normas; seja brasileiro (a); e, se menor de 18 anos de idade, esteja autorizado por seu responsável legal a participar. 

Durante a realização do estágio, o Aluno estará sujeito ao regime escolar da EEAR e fará jus à remuneração fixada em lei, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si. 

Como se inscrever no concurso FAB EAGS 2021

As inscrições deverão ser efetuadas no período de 13 de janeiro a 12 de fevereiro de 2020, exclusivamente via internet, no site de concursos da FAB. O valor cobrado por taxa de inscrição permanece o mesmo das últimas seleções anteriores (R$ 60,00).

Etapas do Exame de Admissão

O concurso FAB (EAGS) constará das seguintes etapas:

  • Provas escritas;
  • Inspeção de saúde;
  • Exame de aptidão psicológica;
  • Teste de avaliação do condicionamento físico;
  • Prova prática da especialidade;
  • Procedimento de heteroidentificação complementar; e
  • Validação documental.

Importante ressaltar que não haverá segunda chamada para a realização de qualquer etapa supracitada, não cabendo, por consequência, solicitação de adiamento de qualquer uma das etapas ou tratamento diferenciado para algum candidato, independentemente do motivo. 

As provas escritas abrangerão os conteúdos programáticos e as referências constantes do anexo do edital, e serão compostas de questões objetivas de múltipla escolha. A data prevista para aplicação é em 26 de abril de 2020.

Após a conclusão do estágio, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-sargento e será distribuído e classificado nas OM do COMAER, abrangendo todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração. 

O Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS) é ministrado sobre regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá, São Paulo, com duração aproximada de um ano e abrange instruções nos Campos Militar e Técnico-Especializado.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Aeronáutica diretamente no seu e-mail