Expandir Menu PrincipalPesquisarPor Estado

Concurso IBGE 2016: Edital e Inscrição

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulga edital com 7.500 vagas na função de Agente de Pesquisas e Mapeamento.

Publicado em Comunicar erro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) liberou pela Cesgranrio o primeiro edital (nº 2/2016) para a realização de processo seletivo, com o objetivo de preencher 7.500 vagas para a função de Agente de Pesquisas e Mapeamento. Esses profissionais temporários irão atuar em 550 municípios distribuídos nos 26 Estados e no Distrito Federal, lembrando que também já foi publicada a segunda seleção, com 325 vagas para o Rio de Janeiro.

A remuneração oferecida mensal será de R$ 1.250,00, mais auxílio-alimentação e auxílio-transporte, assim como as férias e ao 13º salários proporcionais, para o cumprimento de jornada semanal de 40 horas.

Agente

Inscrição

A inscrição no concurso IBGE fica aberta até o dia 19 de julho de 2016. Os interessados deverão acessar o site da Fundação Cesgranrio, organizadora contratada (www.cesgranrio.org.br) e pagar taxa de inscrição no valor de R$ 30,00. No ato da inscrição, o candidato deverá escolher a localidade onde deseja trabalhar e também onde deseja realizar a prova.

Provas Concurso IBGE

O concurso simplificado será composto de prova objetiva, que está prevista para o dia 04 de setembro de 2016, contendo 60 questões sobre temas de Língua Portuguesa, Geografia e Raciocínio Lógico. Os gabaritos das provas objetivas do concurso IBGE serão divulgados pela Cesgranrio no dia seguinte ao da aplicação das mesmas. 

Contratação e atribuições

Os serviços serão prestados pelo prazo de até um ano, podendo ser prorrogado, desde que não exceda três anos. O contratado será avaliado mensalmente nos primeiros três meses e nos últimos três meses de contrato temporário. Nos meses intermediários, as avaliações poderão ocorrer mensalmente ou a cada 90 dias. Caso a nota na avaliação de desempenho esteja entre 70 e 75, a avaliação será mensal e; caso a nota seja maior que 75, a próxima avaliação ocorrerá após 90 dias.

Dentre as diversas atribuições da função de Agente de Pesquisas, pode-se lembrar que realizam: a visita a domicílios e estabelecimentos; a realização de entrevistas, registrando os dados em questionários impressos ou em meio eletrônico; a entrega e/ou transmissão ao seu superior dos questionários preenchidos; o suporte à realização e/ou à atualização dos levantamentos geográficos; a coleta de feições cartográficas, temáticas do território ou coordenadas geográficas próprias dos levantamentos cartográficos e geodésicos. Além disso, esses servidores poderão ser solicitados a dirigir veículo próprio para a realização dos levantamentos sob sua responsabilidade, caso possua habilitação.

O processo seletivo tem validade de dois anos, contados a partir do resultado definitivo, e o IBGE poderá avaliar a necessidade de ser ou não prorrogado.

Dicas para as provas de Agente de Pesquisa do IBGE

Apesar das previsões pessimistas para o ano de 2016, o IBGE tem sido um dos órgãos que mais tem animado os candidatos, justamente por conta desse ciclo de milhares de contratações temporárias. Além dessas 7.500 vagas, a expectativa é de que as nos próximos dias outras seleções sejam anunciadas, para preencher mais 325 vagas, nas funções de Supervisor de Pesquisa por Telefone (25 vagas de nível superior) e Agente de Pesquisa por Telefone (300 vagas de nível médio).

Com o recente cancelamento do processo seletivo em andamento para o Censo Agropecuário, muitos candidatos temiam que o "efeito cascata" atingisse essas novas seleções. No entanto, até o momento, essas 325 vagas temporárias restantes estão confirmadas, todas sob a organização da Cesgranrio. Certamente, a concorrência será bastante significativa, principalmente pela falta de concursos expressivos no momento e, claro, pelos alarmantes índices de desemprego no Brasil.

A última seletiva para essas funções foi realizada em 2013 (edital n° 06/2013), com a oferta do mesmo número total de vagas (7.825), também sob os cuidados da Fundação Cesgranrio. Acertou em cheio quem estava estudando pelo programa do edital anterior, pois as alterações mais contribuíram do que atrapalharam.

Os conteúdos integrais cobrados para a prova de Agente de Pesquisas e Mapeamento 2016 são:

LÍNGUA PORTUGUESA I

I - Compreensão de texto. II - Significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. III - Pontuação. Estrutura e sequência lógica de frases e parágrafos. IV - Ortografia oficial; acentuação gráfica. V - Concordância nominal e verbal. VI - Regência nominal e verbal; crase. VII - Emprego dos verbos regulares, irregulares e anômalos. VIII - Emprego e colocação dos pronomes. 

RACIOCÍNIO LÓGICO I

Avaliação da habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações entre pessoas, lugares, coisas ou eventos, deduzir novas informações e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. II - As questões da prova poderão tratar das seguintes áreas: estruturas lógicas; lógica de argumentação; diagramas lógicos; aritmética; álgebra e geometria básica. 

GEOGRAFIA I

Noções básicas de Cartografia (orientação: pontos cardeais; localização: coordenadas geográficas, latitude, longitude e altitude; representação: leitura, escala, legendas e convenções). II - Aspectos físicos e meio ambiente no Brasil (grandes domínios de clima, vegetação, relevo e hidrografia; ecossistemas). III - Organização do espaço (agrário: atividades econômicas, modernização e conflitos; e urbano: atividades econômicas, emprego e pobreza; rede urbana e regiões metropolitanas). IV - Dinâmica da população brasileira (fluxos migratórios, áreas de crescimento e de perda populacional). V - Formação Territorial e Divisão Político-Administrativa (organização federativa).

Lembramos, portanto, que neste edital de 2016 para Agente de Pesquisa e Mapeamento não está presente aquela parte de Conhecimentos Gerais, prevista no edital anterior (06/2013). A redução dos conteúdos pode indicar, por um lado, que o candidato deverá ter mais tempo para se debruçar sobre o atual programa, resolvendo também exercícios anteriores com ênfase. Por outro lado, pode significar também o aumento da nota de corte, aliado aos fatores já mencionados.

Clique aqui e leia o edital completo.

Tópico: IBGE

Concursos RelacionadosVagas
CAIXAEstagiárioVárias
FUNPRESP-JUD - Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder JudiciárioNível Superior14
Aeronáutica do BrasilSargento da aeronáutica149
Exército BrasileiroNíveis Fundamental e Médio415
Exército Brasileiro - IMEOficial do exército 98
Marinha do BrasilNível Médio/Técnico165
Veja todos » Concursos Abertos