Concurso Marinha CPAEN 2019: Edital e inscrição

Concurso Marinha do Brasil abre vagas para a Escola Naval. O curso terá vagas nas áreas de Mecânica, Eletrônica, Sistemas de Armas e Administração.

A Marinha do Brasil, através do seu Serviço de Seleção do Pessoal, publicou o edital de abertura das inscrições para o Concurso Público de Admissão à Escola Naval em 2019 (Concurso Marinha CPAEN 2019).

Em disputa estão 31 vagas para Aspirantes da Escola Naval, que ingressarão na formação de oficiais no Corpo da Armada (CA), Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e Corpo de Intendentes Marinha (CIM).

Vagas

Do total de vagas, 19 são destinadas a candidatos do sexo masculino, enquanto que 12 são destinadas às candidatas do sexo feminino.

Há ainda, dentro desse quantitativo, a reserva de 4 vagas para candidatos negros do sexo masculino e de 2 vagas para as candidatas negras do sexo feminino.

Requisitos para inscrição

  • Possuir 18 anos completos e menos de 23 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2020;
  • Não ser casado, nem ter união estável;
  • Não possuir filhos;
  • Ter concluído ou estar em fase de conclusão do 3º ano do ensino médio;
  • Demais requisitos encontram-se no edital.

Inscrições

As inscrições serão realizadas entre os dias 05 de junho e 05 de julho de 2019, no endereço eletrônico www.ingressonamarinha.mar.mil.br.

Caso o candidato queira realizar a sua inscrição de maneira presencial, ele deverá se dirigir, durante o período de inscrição, das 08h30 às 16 horas, em uma das Organizações Responsáveis pela Execução Local (OREL). Os endereços estão disponíveis no anexo do edital.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 106,00.

Poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que forem membro de família de baixa renda ou que sejam doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Provas

Este concurso público será composto pelas seguintes etapas: provas escritas; verificação de dados biográficos; inspeção de saúde; teste de aptidão física; avaliação psicológica; verificação de documentos; prova de títulos; procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração.

A prova escrita será composta por questões objetivas e redação. Esta etapa possui caráter eliminatório e classificatório e será realizada na segunda quinzena de agosto de 2019 e na primeira quinzena de setembro de 2019.

As provas serão realizadas em dois dias, sendo que no primeiro dia serão 40 questões de Matemática e de Inglês e no segundo dia serão 40 questões de Física e Língua Portuguesa, além da redação. Cada prova terá duração de cinco horas.

A redação deverá ter entre 20 e 30 linhas, sendo descontado cinco pontos por cada linha abaixo ou acima destes limites.

As provas escritas serão realizadas nas cidades de Rio de Janeiro - RJ, Angra dos Reis - RJ, Nova Friburgo - RJ, São Pedro da Aldeia - RJ, Vila Velha - ES, Salvador - BA, Natal - RN, Olinda - PE, Fortaleza - CE, Belém - PA, Amapá - AP, Piauí - PI, Santarém - PA, São Luís - MA, Rio Grande - RS, Porto Alegre - RS, Paranaguá - PR, Florianópolis - SC, Ladário - MS, Brasília - DF, Santos - SP, São Paulo - SP e Manaus - AM.

O teste de aptidão física será composto pelas seguintes etapas:

  • Natação: os candidatos deverão nadar 50 metros em um minuto e trinta segundos para os candidatos do sexo masculino e em dois minutos e vinte segundos para as candidatas do sexo feminino;
  • Corrida: os candidatos irão percorrer 2.400 metros em 14 minutos e 30 segundos para os candidatos do sexo masculino e em 16 minutos para as candidatas do sexo feminino.

Em caso de empate nas notas entre candidatos, serão adotados os seguintes critérios de desempate:

  1. Candidato com maior nota na prova de Matemática e Inglês;
  2. Candidato com maior nota na prova de Física e Português;
  3. Candidato de maior idade.

O Curso da Escola Naval

Os alunos irão participar do curso de graduação da Escola Naval, com duração de quatro anos letivos, sob regime de internato.

Cada ano letivo será dividido em duas etapas:

  • Período de Verão: etapa em que serão realizados o estágio de adaptação, o estágio de sobrevivência na selva e as viagens de instrução;
  • Período Acadêmico: etapa em que serão realizadas as atividades de ensino, treinamento físico e formação militar-naval.

Quando iniciar o 3º ano letivo, o aluno poderá optar pelos seguintes cursos de graduação:

  • Corpo da Armada: Mecânica, Eletrônica ou Sistemas de Armas;
  • Corpo de Fuzileiros Navais: Mecânica, Eletrônica ou Sistemas de Armas;
  • Corpo de Intendentes da Marinha: Habilitação em Administração.

Validade

O prazo de validade deste concurso público se encerra no dia 24 de janeiro de 2020.

Edital

Para mais informações sobre este concurso público, consulte o site da Marinha do Brasil.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Marinha diretamente no seu e-mail