Concurso STM – Superior Tribunal Militar 2017

Concurso STM será executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos e abrirá mais de 40 vagas.

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (CEBRASPE ou CESPE) está confirmado como responsável pela prestação de serviços técnicos especializados destinados à execução do concurso público do Superior Tribunal Militar (STM). 

O Cespe foi qualificado como Organização Social (OS) em 19 de agosto de 2013, com a assinatura do Decreto n.º 8.078 pela Presidente Dilma Rousseff. Em 17 de março de 2014, a Instituição começou a funcionar como uma nova OS no País, após a assinatura do Contrato de Gestão firmado em conjunto com as instituições intervenientes: o Ministério da Educação, a Fundação Universidade de Brasília (FUB) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

É importante destacar que o STM já definiu a relação entre as áreas de conhecimento e o número de vagas do próximo concurso para os cargos de Técnico e Analista Judiciário. A previsão é de que o edital seja publicado em dezembro de 2017. 

Apostila Preparatória STM/TÉCNICO JUDICIÁRIO – ÁREA: ADMINISTRATIVA

As vagas para o cargo de Analista Judiciário serão distribuídas de acordo com o quadro abaixo:

Área/Especialidade Total de Vagas
Judiciária 5
Administrativa 1
Apoio Especializado/Análise de Sistemas 1
Apoio Especializado/Contabilidade 1
Apoio Especializado/Engenharia Civil 1
Apoio Especializado/Estatística 1
Área Apoio Especializado/Revisão de Texto 1
Total de Vagas                                                              11

 Já as vagas para o cargo de Técnico Judiciário serão distribuídas de acordo com o quadro abaixo.

Área/Especialidade Total de Vagas
Administrativa 27
Apoio Especializado/Programação 3
Total de Vagas                                                   30

As provas serão realizadas em todas as capitais da federação, bem como nas cidades de Juiz de Fora (MG), Santa Maria (RS) e Bagé (RS), em turnos distintos para nível superior e nível médio.

A correção das provas discursivas (redações) para o cargo de Analista Judiciário se dará conforme o quantitativo abaixo:

CARGO ÁREA ESPECIALIDADE QUANTIDADE DE REDAÇÕES A SEREM CORRIGIDAS
Analista Judiciário Judiciária - 750
Administrativa - 300
Apoio especializado Análise de Sistemas 300
Contabilidade 150
Engenharia Civil 50
Estatística 50
Revisão de Texto 50

Os aprovados poderão ser convocados para tomar posse em qualquer cidade onde houver vaga para o cargo/especialidade, e onde estão sediados o Superior Tribunal Militar e as Auditorias da Justiça Militar da União, quais sejam: Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Juiz de Fora/MG, Porto Alegre/RS, Santa Maria/RS, Bagé/RS, Curitiba/PR, Salvador/BA, Recife/PE, Fortaleza/CE, Belém/PA, Manaus/AM, Campo Grande/MS e Brasília/DF.

As nomeações para as vagas previstas em edital se darão ao longo do prazo de validade do concurso, respeitada a disponibilidade orçamentária. Poderá haver nomeações do cadastro de reserva e, mediante consulta,  aproveitamento da lista de aprovados por outros órgãos do Poder Judiciário da União. As informações são da página oficial do STM

Últimos concursos do STM

 Em 2010, o STM abriu mais de 150 vagas e formação de cadastro reserva nos cargos de Analista Judiciário e de Técnico Judiciário dos seguintes Quadros Permanentes:

- Da Secretaria do Superior Tribunal Militar, em Brasília; e

- Do Quadro Permanente das Auditorias da Justiça Militar da União, nas seguintes Circunscrições Judiciárias Militares: 1ª CJM (Rio de Janeiro – RJ), 2ª CJM (São Paulo – SP), 3ª CJM (Porto Alegre, Santa Maria e Bagé – RS), 4ª CJM (Juiz de Fora – MG), 5ª CJM (Curitiba – PR), 6ª CJ M (Salvador – BA), 8ª CJM (Belém – PA), 9ª CJM (Campo Grande – MS), 10ª CJM (Fortaleza – CE), 11ª CJM e Auditoria de Correição (Brasília – DF) e 12ª CJM (Manaus – AM).

A organização do certame ficou por conta do Cebraspe e a seleção foi composta por provas objetivas para todos; prova discursiva, para o cargo de Analista Judiciário; teste de aptidão física, somente para o cargo de Técnico Judiciário – Área: Administrativa – Especialidade: Segurança.

As provas objetivas, a prova discursiva e a perícia médica dos candidatos que se declararam portadores de deficiência sforam realizadas nas cidades de Bagé/RS, Belém/PA, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Juiz de Fora/ MG, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, Santa Maria/RS e São Paulo/SP.

Já em 2012, o STM lançou o edital n° 1/2012, mas naquela oportunidade foram oferecidas vagas apenas para Juiz-Auditor Substituto da Justiça Militar da União. Sob os cuidados do Cespe/UnB, o certame foi direcionado a profissionais com menos de 65 anos de idade e que tivessem formação em Direito, bem como três anos de atividade jurídica. De acordo com o STM, o valor do subsídio era de R$ 21.766,15.

Tópico: STM

Veja mais concursos abertos »