Concurso Telebras: empresa está fazendo análise sobre novo certame

Concurso Telebras está sendo analisado. É improvável que haja um novo edital no ano de 2020.

Concurso Telebras, cabos de rede

Certame se encontra em análise. - Foto: Pixabay

O novo concurso Telebras pode ser realizado em 2021. A Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras) está analisando a possibilidade internamente. O último concurso foi realizado no ano de 2015 e seu período de vigência expirou. Ou seja, no momento, a Telebras não pode fazer contratações definitivas para os seus quadros.

O concurso Telebras costuma oferecer vagas para Técnico em Gestão de Telecomunicações - Assistente Técnico que exige nível médio e oportunidades para o cargo de Especialista em Gestão de Telecomunicações (nível superior). Este último é dividido em diversas ocupações:

  • Advogado;
  • Contador;
  • Analista Superior - Subatividade: Administrativo;
  • Analista Superior - Subatividade: Auditoria;
  • Analista Superior - Subatividade: Comercial;
  • Analista Superior - Subatividade: Estatística;
  • Analista Superior - Subatividade: Finanças;
  • Engenheiro - Subatividade: Civil;
  • Engenheiro - Subatividade: Computação;
  • Engenheiro - Subatividade: Eletricista ou Eletrônico;
  • Engenheiro - Subatividade: redes;
  • Engenheiro - Subatividade: Telecomunicações.

Concurso Telebras: situação atual

Pelo que pudemos apurar, a Telebras possui um déficit de seis servidores. Atualmente, o quadro possui 428 profissionais. Do total, fazem parte do quadro permanente e 57 servidores são considerados como quadro transitório de empregados cedidos, ou seja, servidores públicos que vieram de outra empresa ou órgão do governo.

O concurso Telebras está passando por uma análise interna para verificar sua viabilidade. Não houve ainda um novo pedido ao Ministério da Economia para a realização de um concurso.

Além disso, a pandemia provocada pelo coronavírus colaborou para com que os prazos de novos certames e suas realizações sofressem restrições por parte do governo federal. É improvável que haja um edital em 2020. Um novo concurso Telebras só deve ser anunciado a partir de 2021.

O Concursos no Brasil entrou em contato com a assessoria de imprensa da Telebras para obter mais informações sobre o novo concurso. A assessoria nos confirmou o número de déficit de vagas e falou que o concurso pode sofrer atrasos por causa do coronavírus.

Perguntado sobre a situação, informaram que está em análise. "Tendo em vista a entrada em vigor da Lei Complementar nº 173, de 27.5.2020, o assunto encontra-se em análise interna".

Concurso Telebras: remunerações

Confira baixo o quanto ganha os profissionais da Telebras:

Quanto ganha um Técnico em Gestão de Telecomunicações - Assistente Técnico?

Os vencimentos iniciais do cargo de Técnico em Gestão de Telecomunicações - Assistente Técnico é de R$ 3.873,00.

Quanto ganha um Especialista em Gestão de Telecomunicações da Telebras?

Especialista em Gestão de Telecomunicações recebe R$ 8.998,00 por mês como vencimento inicial.

Atenção! Todos os cargos possuem jornada de trabalho de 40 horas semanais.

O Regime Jurídico da Telebras é o da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Além dos vencimentos, os contratados também recebem os seguintes benefícios: auxílio-creche, benefício-farmácia, plano de previdência complementar e ticket alimentação/refeição.

Concurso Telebras: atribuições

Confira as atribuições dos cargos do certame da Telebras:

Técnico em Gestão de Telecomunicações - Assistente Técnico

É sua função coordenar e/ou orientar, tecnicamente, atividades de planejamento, controle e/ou execução, referentes à sua área de atuação, distribuindo os trabalhos, acompanhando sua execução de campo, comparando e analisando os resultados, solucionando distorções e verificando a qualidade dos mesmos, objetivando maior eficiência no desenvolvimento dos serviços, dentro dos processos e prazos estabelecidos; elaborar e/ou executar planos de manutenção corretiva e preventiva dos equipamentos, aplicando manuais e rotinas de manutenção do fabricante com a finalidade de garantir a qualidade da rede de telecomunicações; executar vistorias técnicas, com a finalidade de avaliar a infraestrutura disponível e dimensionar equipamentos em estações de terceiros, salas compartilhadas e pontos de clientes.

Ainda deve realizar testes de aceitação de equipamentos em campo, auferindo as instalações físicas e desempenho funcional dos equipamentos, que compõem a rede de telecomunicações; realizar inspeções técnicas, visando aceitar a retirada de pendências de instalação e montagens de equipamentos e gabinetes; elaborar relatórios de vistorias com vistas a aceitação de serviços de instalação de equipamentos e gabinetes; reproduzir instruções operacionais aos técnicos de campo e contratados, como forma de disseminar o modelo operacional adotado; suportar as atividades de elaboração de documentos de aceitação e recebimento dos equipamentos e instalações das estações; suportar a elaboração de processos técnico-operacionais das atividades de engenharia, implantação e manutenção da rede de telecomunicações; realizar testes de ativação de circuitos de clientes; desempenhar as demais atividades constantes do Plano de Carreira e Remuneração – PCR e atribuições do Regimento Interno da TELEBRAS no que tange à Unidade Organizacional onde está lotado; realizar outras atividades correlatas.

Especialista em Gestão de Telecomunicações

São funções do profissional: executar, elaborar, organizar, controlar, assessorar, orientar, supervisionar e coordenar as atividades relacionadas a telecomunicações visando atender as necessidades da TELEBRAS; gerenciar a elaboração e/ou elaborar projetos executivos de instalação de equipamentos e/ou sistemas de telecomunicações, realizando ou coordenando todas as atividades do processo, visando à implementação dos projetos da TELEBRAS; gerenciar a implantação e/ou implantar os projetos executivos de instalação de equipamentos e/ou sistemas de telecomunicações, realizando ou coordenando todas as atividades do processo, visando à implementação dos projetos da TELEBRAS; assessorar e prestar assistência técnica no que tange às atividades de operação, manutenção, planejamento, administração, projetos e(ou) implantação de equipamentos e sistemas de telecomunicações; entre outras atividades.

Concurso Telebras: requisitos

Confira os requisitos dos cargos:

Técnico em Gestão de Telecomunicações - Assistente Técnico

O cargo de Técnico em Gestão de Telecomunicações - Assistente Técnico precisa ter certificado, devidamente registrado, de conclusão de nível médio de curso técnico em Telecomunicações, Eletrônica ou Eletrotécnica, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe específico.

Especialista em Gestão de Telecomunicações

Confira os requisitos das Ocupações do cargo de Especialista em Gestão de Telecomunicações:

Advogado

É exigido diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Contador

O candidato precisa ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe específico.

Analista Superior - Subatividade: Administrativo

É necessário possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Administração, Psicologia, Gestão de Recursos Humanos, Pedagogia, Arquivologia, Biblioteconomia, Economia, Contabilidade, Engenharia, Comunicação Social, Estatística ou Marketing, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no respectivo órgão de classe, se for o caso.

Analista Superior - Subatividade: Auditoria

O concurseiro tem que ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Administração, Contabilidade, Direito, Economia ou Engenharia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e registro no órgão de classe específico, se for o caso.

Analista Superior - Subatividade: Comercial

É exigido diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe específico, se for o caso.

Analista Superior - Subatividade: Estatística

O candidato precisa ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior Estatística, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe específico, se for o caso.

Analista Superior - Subatividade: Finanças

O concurseiro tem que ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Administração, Contabilidade, Economia, Engenharia ou Estatística, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe específico, se for o caso.

Engenheiro - Subatividade: Civil

É necessário possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Civil, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe específico.

Engenheiro - Subatividade: Computação

É exigido diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia da Computação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe específico.

Engenheiro - Subatividade: Eletricista ou Eletrônico

O concurseiro deve ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Elétrica com ênfase em eletrônica ou Engenharia Eletrônica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe específico.

Engenheiro - Subatividade: Redes

O candidato necessita possuir diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia de Redes, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe específico.

Engenheiro - Subatividade: Telecomunicações.

É exigido diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia de Telecomunicações, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no órgão de classe específico.

Último concurso Telebras

O último concurso da Telebras foi realizado no ano de 2015 e foi organizado pelo Cespe/Cebraspe. O edital n° 01/2015 tinha como objetivo preencher 41 vagas e realizar formação de cadastro reserva para os cargos de Especialista em Gestão de Telecomunicações (nível superior) e de Técnico em Gestão de Telecomunicações (nível médio).

As oportunidades para Especialista em Gestão de Telecomunicações foram divididas em: Advogado, Contador, Engenheiro Civil, Engenheiro da Computação, Engenheiro Eletricista ou Eletrônico, Engenheiro de Redes, Engenheiro de Telecomunicações, Analista Superior das áreas Administrativa, Auditoria, Comercial, Estatística e Finanças.

As remunerações eram de R$ 6.929,58 para Especialista em Gestão de Telecomunicações e para Técnico em Gestão de Telecomunicações os vencimentos foram de R$ 2.612,64. Todos os aprovados, independentemente do cargo, teriam de cumprir jornada de trabalho de 40 horas.

A taxa de inscrição custou R$ 140,00 para o nível superior e R$ 90,00 para o nível médio. Os profissionais foram selecionados mediante provas escritas objetivas, discursivas e de títulos.

Concurso Telebras: etapas e provas

O concurso Telebras possui provas escritas objetivas para todos os candidatos. Os cargos de nível superior exigem avaliações discursivas e provas de títulos.

Concurso Telebras: o que estudar para as provas

Veja abaixo o que é preciso estudar para as provas do concurso Telebras:

Técnico em Gestão de Telecomunicações - Assistente Técnico

Especialista em Gestão de Telecomunicações

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • Legislação Específica do Setor de Telecomunicações Brasileiro;
  • Licitações e Contratos (Exceto Advogado e Analista Superior - Administrativo);
  • Noções de Direito Administrativo (Exceto Advogado);
  • Noções de Informática;
  • Conhecimentos Específicos (varia conforme ocupação).

Sobre a Telebras

A Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras) é, segundo sua própria definição “uma empresa mista, de capital aberto, que fornece soluções de telecomunicações com atuação nacional e o propósito de levar conectividade em alta capacidade a todas localidades do país”.

Seu papel também é o de apoiar e suportar políticas públicas em banda larga e prover a infraestrutura e redes de suporte a serviços de telecomunicações prestados por empresas privadas, estados, Distrito Federal, municípios e entidades sem fins lucrativos.

Fundada oficialmente em 1972, a empresa possui sede na cidade de Brasília, porém atua em todo o país. É possível adquirir ações da Telebras na bolsa de valores. Todavia, o governo federal é o maior acionista.

Carlos Rocha
Redator
Jornalista formado (UFG), atualmente redator no site Concursos no Brasil. Foi roteirista do Canal Fatos Desconhecidos (YouTube) por um ano e meio. Produziu conteúdo de podcast para o Deezer. Fez parte da Rádio Universitária (870AM) por três anos e meio como apresentador no Programa Fanático e como repórter, narrador e comentarista da Equipe Doutores da Bola. Fã de futebol, NFL e ouvinte de podcast.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Brasil diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
CaixaVárias
Veja todos » Concursos Abertos