Governo publica edital de chamamento para o programa Mais Médicos

Os profissionais participantes devem receber bolsa-formação no valor de R$ 12.386,50. Confira mais sobre o edital de chamamento para o programa Mais Médicos:

edital de chamamento para o programa mais médicos

Edital de chamamento para o programa Mais Médicos - Foto: Freepik

Nesta quarta-feira (11/03), o Ministério da Saúde publicou edital de chamamento para o programa Mais Médicos. O objetivo é o de reforçar a capacidade de assistência em saúde durante a emergência do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com o documento de nº 5, capitais e grandes centros urbanos voltam a participar do programa para conter a grande circulação da pandemia.

Será concedida aos médicos participantes uma bolsa-formação no valor mensal de R$ 12.386,50 pelo prazo improrrogável de um ano. De acordo com o edital de chamamento para o programa Mais Médicos, as jornadas de trabalho serão de 40 horas semanais.

O Ministério da Saúde espera contratar ao menos 5.000 profissionais para atender as demandas emergenciais, conforme informações da Agência Brasil.

Acompanhe a nossa matéria e fique por dentro de todos os detalhes que já foram divulgados. Não se esqueça de acessar outros conteúdos do site, como simulados e artigos. Temos certeza de que existe um material feito especialmente para você!

Período previsto para inscrições

Os profissionais devem acessar o Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) a partir das 8h do dia 16 de março até às 18h do dia 22 de março de 2020.

De acordo com o edital de chamamento nº 5, será disponibilizada uma lista com as inscrições deferidas e a relação de municípios com adesão renovada. Os médicos, assim sendo, deverão indicar até quatro localidades que esperam atuar, bem como a sua ordem de prioridade.

É necessário ficar atento ao cronograma previsto para não perder nenhuma data importante, especialmente em relação às inscrições confirmadas e para a validação dos diplomas/certificados!

Classificação no chamamento para o Programa Mais Médicos

A classificação será definida conforme os diplomas/certificados entregues em momento oportuno pelos médicos participantes, bem como a escolha da localidade de atuação.

Confira os critérios que devem ser adotados pelos avaliadores no momento de conferir nota aos títulos:

TítuloValor

Especialista em Medicina de Família e Comunidade; ou

Especialização em Saúde da Família pelo Sistema da Universidade Aberta do SUS (UNASUS) e cadastrada na Plataforma Arouca

20
Residência em Medicina da Família e Comunidade concluída e reconhecida pela CNRM40
Valor máximo:60

Requisitos mínimos

Para adesão ao projeto Mais Médicos, será preciso comprovar formação em instituições de ensino superior brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil.

Os médicos participantes também devem ter situação regular para o exercício do cargo, mediante registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Ainda conforme o edital de chamamento nº 5, NÃO poderão ingressar aqueles que:

  • Já participaram do Projeto Mais Médicos em ciclos anteriores e que tenha sido desligado voluntariamente. Caso obtenha êxito no chamamento, não terá direito a recebimento da ajuda de custo;
  • Já participaram do Projeto Mais Médicos em chamadas públicas anteriores ou do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) e tenham sido desligados por descumprimento das regras;
  • Participam do Programa de Residência Médica;
  • Que tenham tido a alocação homologada em chamamentos públicos anteriores do Projeto e que não iniciaram suas atividades no período de 180 dias;
  • Participam do Projeto Mais Médicos para o Brasil, ou seja, que constem como ativos;
  • Estejam ativos no perfil de gestores Distrital ou municipal ou gestores de Distrito Sanitário Indígena (DSEI).

Médicos pelo Brasil

De acordo com a Agência Brasil, localizada em Brasília, o novo edital de chamamento não modifica o cronograma estabelecido para o programa “Médicos pelo Brasil” (2019).

O Ministério da Saúde está usando a estrutura do programa Mais Médicos para ampliar o atendimento à população, tendo em vista a atual situação de emergência.

Mais informações

O chamamento para o programa Mais Médicos terá um ano de validade. De acordo com o edital nº 5, esse prazo não será prorrogável.

Quer ficar por dentro de todos os detalhes? Acesse o edital de chamamento nº 5 por aqui. Além disso, confira o cronograma previsto no site do programa Mais Médicos.

Entenda o coronavírus e a crise de saúde global

O coronavírus (Covid-19) é um assunto que, atualmente, está causando preocupação no âmbito da saúde global. Dessa maneira, tem o potencial de se tornar tema de redação ou de questões em concursos públicos.

Não fique por fora do assunto. Confira todos os detalhes em nosso artigo de utilidade pública!

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Brasil diretamente no seu e-mail