Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará abre processo seletivo

O Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará abre 80 vagas para o seu Colégio Militar. As oportunidades são para ingresso no 1º e 6º ano do ensino fundamental.

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará publicou o edital nº 01/2018 referente ao processo seletivo para admissão de alunos para o ano letivo de 2019. São 80 vagas para ambos os sexos e destinadas ao ingresso no 1º e 6º ano do ensino fundamental.

Vagas

Em disputa estão 80 vagas, sendo 50 para o 1º ano do ensino fundamental e 30 para o 6º ano do ensino fundamental.

Do total de vagas, 50% são de ampla concorrência e 50% são destinadas a dependentes de:

  • Militares do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará;
  • Militares da Polícia Militar do Estado do Ceará;
  • Policiais Civis de carreira do Estado do Ceará;
  • Integrantes de carreira da Perícia Forense do Estado do Ceará.

Poderão concorrer a uma vaga no 1º ano do ensino fundamental os candidatos nascidos entre 01 de janeiro de 2012 e 31 de março de 2013. Para o 6º ano do ensino fundamental o aluno precisa ter nascido entre 01 de janeiro de 2007 e 31 de março de 2008.

Todas as vagas são para o turno da manhã.

Inscrições

As inscrições serão realizadas entre os dias 01 e 08 de outubro de 2018, apenas via internet, através do endereço eletrônico http://selecaodealunos.seduc.ce.gov.br/selecao/1.

No ato de inscrição o candidato deverá indicar a série e o turno para a qual vai concorrer e o município onde irá realizar a prova. Será também necessário anexar a digitalização da certidão de nascimento e foto recente (dos últimos dois meses). Não será permitida a inscrição de candidatos que não estejam na faixa etária para a série pretendida.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 25,00, podendo solicitar a isenção deste valor os alunos que estudam em entidades de ensino público, que sejam deficientes, cujas famílias recebam até dois salários mínimos e os hipossuficientes

Provas

Este processo seletivo será composto por exame de conhecimentos, a ser realizado na data provável de 03 de novembro de 2018, a partir das 08 horas e com duração máxima de três horas. O candidato deverá se apresentar 60 minutos antes do início da prova e só poderá se retirar do recinto após 60 minutos do seu início.

O exame de conhecimentos será composto por 20 questões subjetivas para os candidatos ao ingresso no 1º ano do ensino fundamental, sendo 10 questões de Língua Portuguesa e 10 questões de Matemática e por 40 questões de múltipla escolha para os candidatos ao ingresso no 6º ano do ensino fundamental, sendo 20 questões de Língua Portuguesa e 20 questões de Matemática.

O exame de conhecimentos valerá 10 pontos e serão aprovados os candidatos que obtiverem a nota mínima de 5 pontos.

Em caso de empate nas notas de dois ou mais candidatos, os critérios adotados serão os seguintes:

  1. Maior idade;
  2. Maior nota em Língua Portuguesa;
  3. Maior nota de Matemática;
  4. Sorteio.

Conteúdo Programático

  • Língua Portuguesa para o 1º ano: coordenação motora fina; escrita e identificação do nome completo; formação de sílabas; interpretação de texto; letra inicial, letra final e total de letras; maiúsculas, minúsculas, consoantes e vogais; ordenação de palavras; reconhecimento das letras;
  • Matemática para o 1º ano: antecessor e sucessor; formas geométricas; noções de quantidade; percepção visual (tamanho, forma, frente, atrás, em cima, em baixo, direita e esquerda); problemas envolvendo adição e subtração; reconhecimento e escrita dos numerais (de 0 a 50); sequência lógica; sinais (igual e diferente);
  • Língua Portuguesa para o 6º ano: acentuação gráfica; adjetivo; advérbio; artigo; cessão, seção ou sessão; conjunção; crase; fonética; homônimos e parônimos; interjeição; mal ou mau; mas ou mais, sons do x; numeral; pontuação; preposição; pronome; ram ou rão; sílaba tônica; sinônimos e antônimos; substantivo; sujeito e predicado; uso dos porquês; verbo;
  • Matemática para o 6º ano: expressões numéricas; frações; medida de capacidade; medida de volume de um sólido; medidas de comprimento; medidas de massa; medidas de superfície; MMC e MDC; múltiplos; numeração decimal; números mistos; números romanos; quatros operações; sólidos geométricos; triângulos.

Edital

O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará, em sua edição nº 173 de 14 de setembro de 2018, a partir da página 99.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos em Fortaleza diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
EBSERHNíveis Médio e Superior1.660
IFCENível Superior5
UFCNíveis Médio e Superior29
Veja todos » Concursos Abertos