Concurso Fundação de Saúde do Ceará: governador planeja seleção

Concurso Fundação de Saúde do Ceará (Funsaúde): após regulamentação, Governador visa ampliar o número de unidades hospitalares. Saiba mais!

Fundação de Saúde do Ceará: fotografia de leitos de hospital

A seleção pode recrutar profissionais da saúde em várias especialidades. - Foto: Pexels

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou a possibilidade de um concurso Fundação de Saúde (Funsaúde). Com a ideia de ampliar o atendimento hospitalar, ele pretende colocar em funcionamento cinco unidades de alta complexidade até o fim de 2022 em cinco macrorregiões, interior e Capital.

Dessa forma, será necessário contratação de pessoal por meio de uma nova seleção. O anúncio foi feito na sexta-feira, 24 de julho de 2020, no auditório da Secretaria de Saúde.

Situação do concurso Fundação de Saúde do Ceará

"O Ceará foi divido em cinco macrorregiões de saúde. Cada macrorregião dessa, até o final do nosso governo, vai ter um hospital de alta complexidade, a universalização do Samu. A gente está chegando quase em 100%. Todos os municípios serão atendidos com o Samu 24h. Todas as ações têm esse objetivo que o cidadão não precise se deslocar 200 km, 300 km, 400 km, para ser atendido com um procedimento de saúde. Isso que vai mudar a realidade da vida das pessoas", ressaltou Santana.

Por isso, o governador vê a necessidade de abrir um concurso Fundação de Saúde do Ceará. No entanto, ainda não há previsão de data para o lançamento do edital, nem uma noção de quantas vagas serão ofertadas. “Em breve, vamos estar anunciando concurso público para essa Fundação. Serão profissionais selecionados publicamente para cumprir sua missão nos hospitais, nas policlínicas, em toda a estrutura de saúde pública do Ceará”, afirmou.

Regulamentação da Fundação de Saúde do Ceará (Funsaúde)

Segundo a declaração de Camilo Santana, a Fundação “é um instituto que foi aprovado por lei pela Assembleia Legislativa do Ceará, muito debatido e discutido pela liderança de Saúde do Estado, secretário Dr. Cabeto, com especialistas e profissionais da área".

A criação da Funsaúde tem como objetivo transformar o Ceará num “estado referência na atenção da saúde no Brasil”. De acordo com matéria publicada no site oficial do Governo do estado, serão competências da Fundação Regional de Saúde do Ceará:

  1. Prestar serviços de saúde à população em todos os níveis de complexidade próprios do Estado;
  2. Prestar apoio aos municípios e consórcios públicos de saúde em serviços de assistência à saúde de âmbito regional;
  3. Desenvolver programas de educação permanente de forma regionalizada para os profissionais de saúde do SUS;
  4. Coordenar as atividades regionais da central de regulação assistencial;
  5. Monitorar o cumprimento dos indicadores regionais e dos resultados qualitativos dos serviços regionais de saúde no âmbito do SUS;
  6. Desenvolver atividades de caráter científico e tecnológico.

Último concurso na Saúde

O último concurso na área da saúde no estado do Ceará aconteceu em 2006 com 1.851 vagas para nível médio e 1.086 para nível superior. Na época, o edital abriu oportunidades para cargos de:

O concurso SESA contou com provas objetivas obrigatórias para todos os candidatos. Essas foram compostas de 50 a 60 questões de múltipla escolha. Também houve avaliação por prova de títulos.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Ceará diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
ESP - CEVárias
Prefeitura de Jaguaribe
Níveis Médio e Superior
929
Prefeitura de Trairi
Níveis Médio e Superior
194
Veja todos » Concursos Abertos